22 C
Rio de Janeiro
quarta-feira, setembro 30, 2020
- Publicidade -

Ataque aéreo dos EUA mata o principal comandante iraniano, queda de ações, aumento de ouro e petróleo

- Publicidade -
- Publicidade -

Os contratos futuros de Dow e S&P caíram drasticamente após o ataque aéreo de ontem no Iraque, que matou o principal comandante do Irã, o general Qassim Soleimani. Os preços do petróleo subiram ao lado do ouro, à medida que as tensões estão se aproximando de um nível crítico entre EUA e Irã. A greve do governo Trump foi uma forte retaliação ao ataque à embaixada dos EUA no Iraque por milicianos pró-iranianos.

Os mercados financeiros estão aguardando a resposta do Irã, que provavelmente terá um impacto abrangente em todas as classes de ativos. O Irã pode optar por atacar os americanos no exterior, ataques cibernéticos, além de outras revoltas nas regiões que verão as tropas americanas em alerta no Iraque, Iêmen, Síria e na fronteira entre Israel e Líbano.

Resposta da China

A China, um parceiro comercial próximo do Irã, opôs-se fortemente à decisão dos EUA de usar a força e fez os EUA mostrarem alguma restrição. A China provavelmente permanecerá leal ao Irã e continuará tentando diminuir a situação. O risco de guerra entre os EUA e o Irã está aumentando e isso poderia facilmente tirar o foco da guerra comercial EUA-China.

- Publicidade -

Desde a década de 1950, vimos o índice S&P 500 seguir um ganho anual de 20%, com um ganho médio de 11% 15 das 18 vezes. As três vezes em que não vimos ganho foram em 1962, 1981 e 1990. Se a história se repete, poderíamos ver esses desenvolvimentos recentes se transformarem em outra Guerra do Golfo Pérsico, como vimos em 1990.

As ações dos EUA podem ver os investidores rapidamente ficarem na defensiva diante do risco de que isso se torne um conflito amplo e extenso no Oriente Médio. Toda a região é vulnerável e os estoques ainda têm mais espaço para cair.

Petróleo

Os preços do petróleo estão subindo rapidamente, à medida que aumentam os temores de que a região do Oriente Médio esteja prestes a ver um conflito intensificado na região que pode acabar em guerra. A morte de ontem de um dos principais comandantes iranianos é provavelmente apenas o começo das respostas do mercado. O petróleo bruto West Texas Intermediate e o Brent estão em alta acentuada e poderão sofrer outro forte aumento se as barreiras de preços de US$ 65 e US $ 70 forem rompidas, respectivamente.

Ouro

Os investidores não avaliaram a chance de uma guerra total no Oriente Médio e o ouro continuará sendo o comércio de refúgio favorito. Outros refúgios, como o dólar e o iene, se beneficiarão dos desenvolvimentos no Oriente Médio, mas o ouro continuará sendo o rei. Os preços do ouro podem facilmente ultrapassar a alta do ano passado e chegar a US$ 1.600 a onça ao longo deste mês.

Boletim Carioca

Assine nossa Newsletter e receba as últimas notícias e ofertas de nossos parceiros em seu email

Veja Também

Últimas Notícias

Câmara aprova lei que cria Pólo Gastronômico e Cultural da Praça Seca

Segundo o texto, serão permitidas a instalação de barracas no entorno da praça, com o objetivo de incentivar o desenvolvimento cultural, e também a utilização do Coreto da Praça Seca, a fim de promover a arte e a cultura local.

Futebol: Senado aprova suspensão de pagamento de dívidas dos clubes

Com 72 votos a favor e um contrário, o projeto que suspende o pagamento das parcelas de dívidas no âmbito do Programa de Modernização da Gestão e de Responsabilidade Fiscal do Futebol Brasileiro (Profut) durante a pandemia de covid-19 foi aprovado pelo Senado nesta terça-feira (29). Como sofreu modificações, o texto retorna para a Câmara dos Deputados.
- Publicidade -