24 C
Rio de Janeiro
sábado, setembro 19, 2020
- Publicidade -

Concurso MP- RJ: veja dicas de última hora que vão fazer diferença na prova de domingo (24)

- Publicidade -
- Publicidade -


Mais de 42 mil candidatos farão a prova do concurso do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MP-RJ) neste domingo (24). Para ajudar os candidatos na reta final dos estudos, o Gran Cursos Online preparou um material especial com dicas estratégicas elaboradas pelos melhores especialistas em concursos públicos. A seguir confira as dicas para os cargos de nível médio.

1. Raciocínio Lógico-Matemático – Márcio Flávio – Use o método das partes para resolver questões de divisão proporcional. Exemplo: Dividir o número 490 em partes diretamente proporcionais aos números 3, 4 e 7.

2. Direito Administrativo – Gustavo Scatolino – Princípio da Legalidade: significa que o administrador está,r em toda a sua atividade funcional, sujeito aos mandamentos da lei. A legalidade para o agente público é a legalidade do art. 37 da CF, que exige atuação sempre de acordo com a lei, ou seja, ele só pode fazer o que a lei permite. Para o cidadão, é a legalidade prevista no art. 5o, II, da CF, em que ninguém será obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa senão em virtude da Lei.

>

3. Direito Constitucional – Aragonê Fernandes – A autonomia administrativa, funcional e orçamentária é assegurada ao Ministério Público da União e dos Estados (mas não ao MP de Contas), às Defensorias Públicas e aos Tribunais de Contas. Ela não é estendida à Advocacia Pública.

- Publicidade -

4. Organização do MP – Gilcimar Rodrigues – O Ministério Público dispõe de legitimidade para instaurar inquérito civil público, cujo objetivo é apurar eventual dano ou ameaça a direito difuso ou coletivo; tem competência para expedir recomendações de caráter não vinculativo; celebrar termos de ajustamento de conduta; instaurar procedimento investigatório criminal; realizar acordo de não persecução penal; requisitar a instauração de inquérito policial ou diligências investigatórias. 

5. Informática – Jeferson Bogo – A Intranet é uma rede privada, restrita a um público pré-definido e que usa os mesmos protocolos da Internet (que é uma rede pública), ou seja, o TCP/IP, portanto podem-se utilizar na Intranet os mesmos serviços disponíveis na Internet e não há incompatibilidade de tecnologias entre elas. Uma Intranet pode se comunicar com a Internet e vice-versa (quando isso acontece, temos uma Extranet). Vamos relembrar também os protocolos utilizados no e-mail: o protocolo SMTP (Simple Mail Transfer Protocol) é utilizado para enviar e-mails, e os protocolos POP/POP3 (Post Office Protocol) e IMAP (Internet Message Protocol) são utilizados para receber e-mail, sendo que o POP baixa as mensagens para a máquina, permitindo, portanto, que elas sejam acessadas off-line, e o IMAP faz o acesso remoto às mensagens, não permitindo seu acesso off-line. Todos esses protocolos de e-mail podem ser utilizados conjuntamente com protocolos seguros: SSL (Secure Sockets Layer) ou TLS (Transport Layer Security), para criptografar os dados.

6. Direito Processual Penal – Erico Palazzo –  Estabelece o artigo 318 do Código de Processo Penal: “Poderá o juiz substituir a prisão preventiva pela domiciliar quando o agente for: I – maior de 80 (oitenta) anos; II – extremamente debilitado por motivo de doença grave; III – imprescindível aos cuidados especiais de pessoa menor de 6 (seis) anos de idade ou com deficiência; IV – gestante; V – mulher com filho de até 12 (doze) anos de idade incompletos; VI – homem, caso seja o único responsável pelos cuidados do filho de até 12 (doze) anos de idade incompletos”.

7. Direito Processual Civil – Roberta Queiroz – Independentemente de autorização judicial, as citações, intimações e penhoras poderão realizar-se no período de férias forenses, onde as houver, e nos feriados ou dias úteis fora do horário; conexão e continência: somente em caso de competência relativa; impedimento do juiz é causa de ação rescisória; condições da ação: legitimidade e interesse de agir; estabilização somente ocorre na tutela antecipada antecedente; tutela de evidência não exige urgência; desistência da ação após contestação do réu: somente com consentimento dele e até a sentença. 

Veja outras dicas clicando nos links: 

Nível superiorLíngua Portuguesa 

Sobre o concurso – O edital do concurso oferta 18 vagas para provimento imediato nos cargos de Analista, Técnico e Oficial do MP. A banca organizadora do Fundação Getúlio Vargas – FGV, nos turnos da manhã e tarde. Ao total foram realizadas mais de 42 mil inscrições no certame.

Boletim Carioca

Assine nossa Newsletter e receba as últimas notícias e ofertas de nossos parceiros em seu email

Veja Também

>

Últimas Notícias

Flamengo: “Domènec Torrent precisa tomar cuidado ou pode não durar”, diz Rivaldo

Após perder por 5x0 para o Independiente Del Valle, o técnico pode não durar muito no clube carioca, segundo embaixador da Betfair.net

Vasco da Gama negocia com o lateral Antonio Valencia, ex-United

O Vasco da Gama está em busca de um lateral direito e já começou a conversar com Antonio Valencia, ex-Manchester United, que atua como meia e também como lateral direito.

Vasco da Gama x Coritiba: Escalação e onde assistir

A TV Globo transmite o jogo do Vasco ao vivo para Rio de Janeiro, Paraná, mais nove estados e o Distrito Federal, logo depois de 'Temperatura Máxima'
- Publicidade -