24 C
Rio de Janeiro
sábado, setembro 19, 2020
- Publicidade -

Rio poderá ter política municipal de cuidados paliativos

- Publicidade -
- Publicidade -

Como forma de prevenção e alívio do sofrimento, os cuidados paliativos são fundamentais para a qualidade de vida dos pacientes e seus familiares. Na Câmara Municipal do Rio de Janeiro, o vereador Dr. Jorge Manaia (SD) apresentou o Projeto de Lei n° 1.231/2019, que estabelece a Política Municipal de Cuidados Paliativos, que visa à atenção integral de saúde das pessoas com doenças ameaçadoras à vida.

O projeto prevê que os cuidados paliativos devem ser ofertados o mais precocemente possível no curso de qualquer doença potencialmente fatal, mediante prevenção e alívio do sofrimento físico, psicológico, social e espiritual, que deverá estender-se até a fase de luto.

Segundo o projeto, os cuidados paliativos são norteados pelos seguintes princípios: integrar os aspectos psicológicos, sociais e espirituais ao aspecto clínico de cuidado do paciente; oferecer um sistema de apoio para ajudar a família a lidar com a doença do paciente, em seu próprio ambiente; oferecer um sistema de suporte para ajudar os pacientes a viverem o mais ativamente possível; e  usar uma abordagem interdisciplinar para acessar necessidades clínicas e psicossociais dos pacientes e suas famílias, incluindo aconselhamento e suporte ao luto.

>

 “É fundamental a estruturação dos cuidados paliativos na rede de atenção à saúde, principalmente no seu eixo da atenção básica”, afirma Jorge Manaia. Para o parlamentar, a garantia dessa política deve ser universal, integral e permanente, pois “o sofrimento humano só é intolerável quando ninguém cuida”, avalia o vereador.

Boletim Carioca

Assine nossa Newsletter e receba as últimas notícias e ofertas de nossos parceiros em seu email

Veja Também

>

Últimas Notícias

Flamengo: “Domènec Torrent precisa tomar cuidado ou pode não durar”, diz Rivaldo

Após perder por 5x0 para o Independiente Del Valle, o técnico pode não durar muito no clube carioca, segundo embaixador da Betfair.net

Vasco da Gama negocia com o lateral Antonio Valencia, ex-United

O Vasco da Gama está em busca de um lateral direito e já começou a conversar com Antonio Valencia, ex-Manchester United, que atua como meia e também como lateral direito.

Vasco da Gama x Coritiba: Escalação e onde assistir

A TV Globo transmite o jogo do Vasco ao vivo para Rio de Janeiro, Paraná, mais nove estados e o Distrito Federal, logo depois de 'Temperatura Máxima'
- Publicidade -