24 C
Rio de Janeiro
domingo, setembro 27, 2020
- Publicidade -

Notificado pela USADA, Augusto Tanquinho Mendes é retirado do UFC Atlantic City

- Publicidade -
- Publicidade -

O atleta Augusto “Tanquinho” Mendes recebeu, na tarde dessa terça-feira, dia 20 de março, uma notificação da Agência Nacional Antidoping dos Estados Unidos, a Usada, informando uma possível alteração em sua amostra coletada no dia 7 de março de 2018, durante o período pré-luta de seu compromisso agendado para o UFC Fight Night 128.

Surpreso com a notificação, Tanquinho garante total inocência no caso e nega o uso de qualquer substância proibida pela política antidoping da instituição. Ele, amparado por seu corpo jurídico, solicitou contraprova do exame que culminou no inédito episódio em mais de 20 anos de carreira nas artes marciais. Abaixo, o lutador se posiciona sobre o ocorrido:

Na tarde dessa terça-feira, dia 20 de março, fui surpreendido com uma notificação da Agência Nacional Antidoping dos Estados Unidos (Usada) informando sobre uma potencial violação da política antidoping do UFC, em exame realizado no dia 7 deste mês. Em mais de 20 anos nas artes marciais, garanto nunca ter usado de nenhuma substância proibida para levar vantagens sobre meus adversários e melhorar minha performance. Assim, friso minha total inocência sobre o ocorrido e me coloco à disposição da entidade para colaborar no que for preciso para que o caso seja resolvido de maneira rápida e legal.

Nada mudei em minha rotina de suplementação nos últimos meses, respeitando a política antidoping que me fez ser testado sete vezes apenas no último ano e ser aprovado em todos os exames. Por isso e por minha conduta profissional e de caráter pessoal, respeitando todo o trabalho desenvolvido pela Usada em prol da legitimidade dos lutadores de MMA, informo que irei recorrer a todos os meios que me permitam provar minha inocência no caso, a começar pela solicitação da contraprova do exame e na realização, por conta própria, de testes em todos os suplementos que fiz uso nos últimos meses.

- Publicidade -

Vivo as glórias e o sinto o gosto amargo de derrotas que o esporte proporciona. Em 2016, por conta de uma grave lesão no joelho esquerdo, fiquei ausente das atividades esportivas ao longo de um ano, então conheço as mazelas que uma punição por doping pode afetar minha carreira e jamais cometeria tal equívoco comigo mesmo. Por conta de todo esse imbróglio, acabei retirado da luta contra Mareb Dvalishvili agendada para o UFC Fight Night 128, dia 21 de abril.

Aproveito para agradecer a todos os fãs que me escrevem através das redes sociais com palavras de carinho e confiança no desfecho positivo do caso. A eles também, ao UFC e ao Mareb Dvalishvili, me desculpo pela ausência, e torço para que um novo adversário seja confirmado e que os atletas possam realizar uma grande luta.

Em breve nos vemos novamente no octógono,

Obrigado.

Augusto “Tanquinho” Mendes

 

Sobre Augusto “Tanquinho” Mendes

Augusto “Tanquinho” Mendes é natural do Rio de Janeiro e iniciou sua caminhada nas artes marciais aos 13 anos, no jiu-jitsu, incentivado por seu irmão mais velho, Bruno “Tanque” Mendes, encerrando assim a vontade de ser jogador de futebol que carregava na infância. Ao lado do irmão, fundou a Soul Fighters, equipe de jiu-jitsu da capital fluminense. Foi graduado como faixa-preta na modalidade em dezembro de 2004, com então 21 anos de idade, por Francisco Mansor. Sagrou-se campeão mundial na arte suave em 2013, e desde então passou a se dedicar ao MMA profissional, defendendo a equipe MMA Lab. Atualmente com 35 anos, Tanquinho é dono de um cartel de oito lutas profissionais, sendo seis vitórias e apenas duas derrotas. Desde fevereiro de 2016, pertence ao plantel de atletas do UFC.

Boletim Carioca

Assine nossa Newsletter e receba as últimas notícias e ofertas de nossos parceiros em seu email

Veja Também

Últimas Notícias

Coronavírus: Rio de Janeiro tem 18.247 óbitos e 259.670 casos confirmados no RJ

Há ainda 503 óbitos em investigação e 364 foram descartados. Entre os casos confirmados, 237.024 pacientes se recuperaram da doença.

Renault Sandero é o veículo usado mais negociado na web em agosto

Modelo da fabricante francesa assume a primeira posição dos mais vendidos na plataforma e passa a ser o segundo mais vendido no ranking deste ano

Planeta Atlântida não irá acontecer em 2021

Decisão, comunicada nesta quinta-feira (24), tem o objetivo de preservar a segurança do público, das equipes, dos artistas e dos parceiros do festival devido à pandemia
- Publicidade -