23.5 C
Rio de Janeiro
segunda-feira, outubro 26, 2020
- Publicidade -

Projeto de lei prevê a instalação de bicicletários em escolas do Rio

Medida valeria para instituições da rede pública e privada de todo o estado

- Publicidade -
- Publicidade -

Escolas públicas e privadas do estado poderão ganhar estruturas adequadas para guardar bicicletas, os populares bicicletários. De autoria do deputado Capitão Paulo Teixeira (Republicanos), a determinação foi apresenta na Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) através do Projeto de Lei 3.160/2020. Se aprovada, as unidades de ensino terão 180 dias para instalarem os dispositivos.

“O crescimento do uso da bicicleta como transporte é uma tendência por ser um meio mais barato, além de benéfico à saúde e ao meio ambiente. A instalação de bicicletários nas escolas é um importante instrumento para atender alunos, professores e funcionários que precisam de um lugar seguro para estacionar”, defendeu Capitão Paulo Teixeira.

- Publicidade -

Na justificativa, o autor afirma que a muitos estudantes possuem a bicicleta, mas são desestimulados a irem à escola por não ter onde acomodar o veículo com segurança e praticidade.

“É uma queixa de muitos alunos que já adotam a bicicleta como instrumento de lazer e prática esportiva, mas não a utilizam para ir à escola por falta de infraestrutura. O mesmo ocorre com professores e profissionais que até moram perto das instituições. Estimular que usem suas bikes é uma forma até de desafogar o trânsito”, diz.

- Publicidade -

A proposta lembra ainda que, em 4 de outubro de 2018, foi sancionada a Lei nº 13.724, instituindo o Programa Bicicleta Brasil (PBB) para incentivar a inserção da bicicleta como meio de transporte em todas as cidades com mais de vinte mil habitantes, visando a melhoria das condições de mobilidade urbana.

Pesquisa Nacional sobre o Perfil do Ciclista Brasileiro 2018, organizada pela Associação Transporte Ativo e pelo Laboratório de Mobilidade Sustentável (LABMOB-UFRJ), apontou que, no Rio de Janeiro, 77,3% dos entrevistados utilizam a bicicleta para trabalhar e outros 27,7% vão à escola ou faculdade.

Boletim Carioca

Assine nossa Newsletter e receba as últimas notícias e ofertas de nossos parceiros em seu email

Veja Também

Últimas Notícias

MTV anuncia data de estreia do novo spin-off: Adotada #TBT

A MTV acaba de anunciar a data de estreia do novo spin-off, Adotada #TBT, gravado em estúdio, em São Paulo, respeitando todas...

Versatibilidade de Nicole Kidman se destaca no catálogo da HBO

Reconhecida mundialmente, Nicole Kidman é destaque da HBO neste mês de outubro. A estrela é protagonista e uma das produtoras executivas...

Nelsinho Piquet é o convidado desta segunda-feira no The Noite com Danilo Gentili

Nelsinho Piquet é o convidado desta segunda-feira, 26 de outubro, no The Noite. O piloto conversa com Danilo Gentili sobre a rotina atual durante...

CCXP Worlds abre as inscrições para o Concurso Cosplay

Em 2020, a CCXP Worlds vai chegar aos lares dos fãs de cultura pop de todo o planeta. E...

Violência, boicotes e preconceito ajudam a explicar a falta de mulheres na política

“O que posso afirmar é que minha esposa não vai votar”....

“Caindo em Pé”, com Billy Crystal, estreia dia 30 de outubro na TNT

"Caindo em Pé", filme com o selo Particular Crowd, sob a marca TNT Original, estreia no dia 30 de outubro, às...

Líder do MST no Paraná é encontrado morto com sinais de execução

O corpo do líder do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST)...

CNN contrata Carla Vilhena

A CNN Brasil anuncia a contratação de uma das apresentadoras mais conhecidas do telejornalismo brasileiro: Carla Vilhena. É o...
- Publicidade -