23.6 C
Rio de Janeiro
segunda-feira, outubro 19, 2020
- Publicidade -

Eleições 2020: Luiz Lima quer novos eventos esportivos para impulsionar o turismo no Rio

Para o candidato do PSL à prefeitura da capital fluminense, fato da cidade ser olímpica pode ajudar na adoção de medidas públicas para o setor

- Publicidade -
- Publicidade -

Facilitar a promoção de eventos esportivos e cuidar dos equipamentos já existentes são propostas de Luiz Lima, candidato da chapa O Rio Tem Opção (PSL/PSD) à Prefeitura do Rio, para estimular o turismo na cidade. Com uma longa e vitoriosa trajetória no esporte, o ex-nadador olímpico de 42 anos acredita que a capital fluminense tem muito a ganhar depois que se tornou cidade olímpica.

“O Rio de Janeiro respira esporte. À prefeitura cabe facilitar a promoção esportiva. A gente tem praia e infraestrutura hoje. Eu sou um exemplo disso. Há 11 anos dou aulas de natação na Praia de Copacabana. Tenho alunos de todos os tipos, que têm muitas vezes os melhores momentos dos seus dias na praia, fazendo esporte. Temos que olhar para o que temos, para nossa natureza e belezas naturais. Basta cuidar do que tem e não querer ter o que não tem”, destaca.

- Publicidade -

Apesar de ter sediado grandes eventos como a Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016, os números do turismo no Rio têm sido desanimadores não só no momento atual da pandemia do novo coronavírus (covid-19). Dados do IBGE mostram que em 2016 e 2017, o volume de atividades turísticas na capital fluminense caiu 11,5%.

Segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), entre março e setembro deste ano, já na pandemia, o turismo brasileiro acumulava perdas de R$ 182,8 bilhões em relação ao faturamento médio do mesmo período do ano passado. Desse total, R$ 26,5 bilhões apenas no Rio.

- Publicidade -

“O esporte será um dos propulsores do turismo para mudar essa realidade. Os eventos atraem turistas, marcas e publicidade e eu só vejo ganhos positivos com isso”, defende Lima.

Equipamentos ao ar livre

O deputado federal vê como positivo o fato da capital fluminense ter uma enorme área ao ar livre para a prática esportiva. Para ele, se as cidades mais famosas do mundo, como Nova York, Paris e Londres, foram construídas pela mão do homem, o Rio, com sua paisagem de tirar o fôlego, foi esculpido pela mão de Deus.

“O Rio de Janeiro é uma cidade abençoada. Os ciclistas vêm aqui e elogiam muito nosso circuito. Temos a orla, as praias, áreas planas. Em 10 minutos, porém, o ciclista pode entrar na floresta, subir pela Vista Chinesa, pelo Joá. O ciclismo nos Jogos Olímpicos do Rio, por exemplo, foi o mais bonito já disputado. Os atletas adoraram”, anima-se.

O ex-nadador elenca uma série de lugares onde o esporte pode ser praticado no Rio e ao mesmo tempo servir para atrair turistas, como a Lagoa Rodrigo de Freitas, onde há remadores, canoístas e atletas de esportes aquáticos; as praias, que reúnem disputas na faixa de areia, como o vôlei de praia, o futevôlei (100% carioca), beach tennis, além de natação, canoa havaiana, surfe e kitesurfe; a Baía de Guanabara, com a vela; o turfe, realizado em um dos mais tradicionais e belos hipódromos do mundo; isso sem falar nas corridas de rua, trilhas e escaladas nos mais conhecidos cartões postais do planeta.

“Temos uma possibilidade robusta de eventos dessa natureza, que podem ajudar a promover a nossa imagem. A orla carioca, por exemplo, é um local de prática esportiva, que pulsa, que tem vida e que tem aumentado muito a procura por atletas nos últimos ano”, enxerga

Boletim Carioca

Assine nossa Newsletter e receba as últimas notícias e ofertas de nossos parceiros em seu email

Veja Também

Últimas Notícias

Pela Copa do Brasil Sub-20, Flamengo x Goiás será no Elcyrzão

Partida válida pela segunda fase da competição teve seu local definido. A Diretoria de Competições da CBF informou,...

Dois jogos são remarcados pelo Brasileirão Sub-20

Palmeiras x São Paulo e Corinthians x Fluminense foram modificadas para ajustar a grade de programação da TV Band...

Br Feminino A-2: Goiás mandará dois jogos no CT Edmo Pinheiro, em Goiânia

Diretoria de Competições definiu o local em que Goiás receberá o Botafogo e o Real Brasília-DF. A Diretoria...

Br de Aspirantes: Sampaio Corrêa x Paraná será na Arena Castelão

A Diretoria de Competições da CBF divulgou, nesta segunda-feira (19), uma modificação na tabela original do Campeonato...

Pela Série D, dois jogos do Villa Nova-MG foram remarcados

Confrontos foram alterados para preservar o intervalo regulamentar entre partidas. A Diretoria de Competições da CBF publicou, nesta...
- Publicidade -