23 C
Rio de Janeiro
quarta-feira, agosto 12, 2020
- Publicidade -

Como o Rio de Janeiro pretende se reabrir ao turismo mesmo na crise

- Publicidade -
- Publicidade -

A crise causada pela pandemia do novo coronavírus afeta diversos setores. Claro, o mais impactado é o da saúde. Mas setores como turismo também foram duramente afetados pela falta de viagens e turistas em um novo contexto de mobilidade imposto no mundo. 

Por isso, um novo site de informação  está mapeando como o Rio de Janeiro, um dos principais destinos turísticos do Brasil e do mundo, está trabalhando para lidar com esse novo cenário.

A Secretaria de Estado de Turismo do Rio de Janeiro lançou em julho um serviço de monitoramento para a retomada do turismo no território fluminense, que fornecerá aos turistas informações atualizadas sobre as atividades turísticas e serviços que abrem ou permanecem fechados nos 92 municípios que compõem as 12 regiões turísticas do estado.

Publicidade

Os dados se baseiam nos decretos de flexibilização do isolamento social de cada prefeitura, que poderão ser consultados no portal Turismo Consciente, tendo como objetivo evitar a disseminação da covid-19 e garantir ao visitante viajar com segurança. Há diferentes protocolos e decretos referentes à flexibilização, publicados por cada cidade.

A secretária de Estado de Turismo, Adriana Homem de Carvalho, informou que, após análise do movimento turístico no mundo e no Brasil, a secretaria percebeu que o “abre” e “fecha” causava grande insegurança ao turista. “Então, cabe a nós, Secretaria de Estado de Turismo, tentar diminuir essa insegurança. E a forma como a gente faz isso é dando a informação correta.”

- Publicidade -

Segundo a secretária, o movimento turístico vai começar pelos municípios de curta distância, no interior do estado, localizados mais próximos da capital. Isso facilita a decisão dos visitantes que, no atual momento de início de flexibilização das atividades, costuma ser tomada muito “em cima da hora”. Para facilitar a consulta pelos turistas, a secretaria resolveu reunir as informações sobre as atrações e serviços que estão funcionando nas cidades em um único local, o que permite monitoramento e controle mais simples e eficazes.

A partir dos dados disponibilizados no portal Turismo Consciente, o visitante fica sabendo, inclusive, em quais municípios há barreiras sanitárias, os horários em que as barreiras funcionam e os locais que exigem apresentação de comprovação de reservas em restaurantes, hotéis e pousadas. “É uma coisa muito simples, de fácil atualização, mas muito útil enquanto durar a pandemia”, comentou Adriana.

O serviço deverá ficar no ar até o final do ano, enquanto durarem os decretos de flexibilização. Com a pandemia do novo coronavírus, haverá mudança no turismo interno fluminense, com municípios que até então não tinham tanta vocação turística se abrindo à visitação, especialmente aqueles que ofereçam maior contato com a natureza.

Ainda no portal, o público pode conferir quais prestadores de serviços turísticos nas cidades se comprometeram a cumprir os dez mandamentos do turismo consciente, que minimizam o contágio da covid-19. Por conta dessa autodeclaração, esses profissionais e estabelecimentos receberam o Selo Rio de Janeiro Turismo Consciente

Horóscopo de quinta-feira 13 de agosto de 2020

Confira a previsão do horóscopo para o dia 13 de agosto de 2020 e fique por dentro de tudo o que o seu signo lhe reserva para o amor, dinheiro e saúde.

Bolsonaro in Rio: Presidente virá à cidade inaugurar escola Civico Militar

No dia 14 de agosto de 2020, às 09h20, está prevista a visita...

Rio de Janeiro ganha Cidade das Artes Marciais, no Centro Metropolitano

Evento ocorreu nesta quarta, 12/8, em espaço idealizado com 14 praças pelo arquiteto Lúcio Costa, na Barra

Cecierj e Teresópolis assinam acordo de cooperação para abertura de polo Cederj

Unidade deve ter curso de licenciatura e ampliar vagas da rede Ceja e Pré-vestibular Social
- Publicidade -

Brasileiro transforma o time Orlando City numa potência esportiva e chega na final MLS

Em cinco anos, a ascensão do Orlando City – time de futebol dos Estados Unidos comandado pelo...

Deputada Rosane Felix pede intérprete de Libras nas entrevistas do Governo do RJ

No país, 5% da população é composta por pessoas surdas, segundo o Instituto...

Adriana Calcanhotto realiza apresentação única do álbum “Só”

Exibição online, transmitida pelo Teatro Riachuelo Rio, acontece dia 5 de setembro

MP Eleitoral quer Crivella inelegível até 2026 por abuso de poder e conduta vedada

Processos contra prefeito do Rio questionam eventos no Palácio da Cidade e na Estácio de Sá

TIM Live renova patrocínio com paiN Gaming e reforça presença em eSports

Rio de Janeiro, 11 de agosto de 2020 – Depois do sucesso no...

Reforços do Vasco da Gama: Clube tem interesse no goleiro Douglas Borges, do Volta Redonda

O Vasco da Gama segue em busca de reforços para a temporada e tem posições definidas para buscar peças:: goleiro, zagueiro, que jogue pela direita e meia de criação.

Alerj aprova projeto de lei de diretrizes orçamentárias de 2021

Proposta estima déficit de R$ 26,09 bilhões para o ano que vem.

Chicago PD estreia no Globoplay

O único título que faltava para a franquia Chicago ficar completa no...

Horóscopo de quarta-feira 12 de agosto de 2020

Confira a previsão do horóscopo para o dia 12 de agosto de...

Campeonato Brasileiro: Confira quais jogos a Globo vai transmitir

Campeão paulista de 2020, Palmeiras estreia no Brasileiro contra o Fluminense

Heróis da Marvel viram puzzle books

Coleção "Guia de Personagens" da Catapulta Editores traz os principais personagens dos quadrinhos em livros e quebra-cabeças
- Publicidade -

Falando Nisso...

- Publicidade -