20 C
Rio de Janeiro
quinta-feira, agosto 13, 2020
- Publicidade -

No Rio de Janeiro, Patrulha Ambiental resgata mais de 700 animais silvestres

- Publicidade -
- Publicidade -

Mais de 700 animais silvestres, entre gambás, cobras, micos, capivaras, jacarés, pinguins e diversos tipos de aves, como gaviões e corujas, foram resgatados neste ano pela prefeitura na cidade do Rio de Janeiro. Em média, a Patrulha Ambiental, formada por fiscais da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e guardas municipais do Grupamento de Defesa Ambiental, resgatou quatro animais por dia no primeiro semestre deste ano na cidade.

Segundo o coordenador de Fiscalização e Monitoramento Ambiental da secretaria, Fábio Belchior, os animais foram recolhidos nas ruas e em casas, condomínios e estabelecimentos comerciais, geralmente perto de áreas verdes. “Com a expansão acelerada da malha urbana, os animais estão perdendo espaço, o que gera maior interação deles com as pessoas. O trabalho da patrulha é importante porque garante o bem-estar dos animais, retirando-os das vias, tanto os que estão feridos quanto os que se encontram em situação de risco, para eles próprios ou para as pessoas, nas áreas urbanas e residenciais”, disse Belchior.

De janeiro a junho, a patrulha recebeu mais de 2.100 chamados para recolher animais silvestres. Fábio Belchior explicou que nem todos os animais são passíveis de resgate, porque muitos chamados são para retirar os que já se encontram soltos no ambiente.

Publicidade

Ele deu como exemplo o caso de um jacaré que aparece na margem de uma lagoa próxima de um condomínio ou clube. “Ali é a área dele, mas as pessoas ficam preocupadas. [É] a mesma coisa com aves que fazem ninho em árvores perto de imóveis, ou gambás que estão procurando comida. Se o animal não está ferido, ou em situação que leve risco para ele ou para as pessoas, não tem por que a patrulha retirá-lo.”

Procedimentos

Se um animal resgatado estiver ferido ou aparentar doença, a patrulha o encaminha para o Centro de Recuperação de Animais Silvestres da Universidade Estácio de Sá, em Vargem Grande, zona oeste do Rio. Parceria foi feita também com o Instituto Vida Livre para o mesmo fim.

- Publicidade -

Se o animal estiver saudável, não teve muito contato com humanos e só precisa ser devolvido ao seu habitat, a patrulha o solta em unidades de conservação ambiental do município, sempre perto do local onde foi resgatado.

Caso seja fruto de apreensão em feiras ou por causa de posse irregular, a patrulha o encaminha ao Centro de Triagem de Animais Silvestres do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), em Seropédica, região metropolitana do Rio, para tratamento e, se possível, reintrodução na natureza.

Já animais marinhos são encaminhados para projetos de monitoramento de praias para recuperação. As informações foram divulgadas pela assessoria de imprensa da prefeitura.

Estrutura

A Patrulha Ambiental conta atualmente com 12 fiscais, um subgerente, 32 guardas municipais do Grupamento de Defesa Ambiental, motoristas e pessoal de apoio administrativo. Os fiscais e os guardas trabalham em escala de plantão de 24 horas, atendendo denúncias de crimes ambientais e no resgate de animais silvestres. Eles recebem treinamento específico para o manejo de animais silvestres pela instituição ou por parceiros da Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

A população pode acionar a Patrulha Ambiental por meio da Central 1746, caso flagre animais silvestres em área urbana do Rio ou em qualquer situação de risco fora do seu habitat. A central 1746 funciona 24 horas.

O resgate deve ser feito de forma segura para os animais, patrulheiros e moradores. E não é aconselhável o manuseio por parte dos moradores. Do mesmo modo, não se recomenda que os animais sejam afugentados, pois isso pode agravar qualquer lesão que porventura apresentem.

O comandante do Grupamento de Defesa Ambiental, subinspetor Jorge Luiz Guedes, ressaltou que é importante a população não tentar capturar animais silvestres se os encontrar. “Que acione a patrulha, que tem guardas treinados e preparados para esse tipo de trabalho. A finalidade é resgatar o animal com segurança para que ele não venha sofrer nenhuma lesão e morrer”, disse Guedes

Horóscopo de quinta-feira 13 de agosto de 2020

Confira a previsão do horóscopo para o dia 13 de agosto de 2020 e fique por dentro de tudo o que o seu signo lhe reserva para o amor, dinheiro e saúde.

Bolsonaro in Rio: Presidente virá à cidade inaugurar escola Civico Militar

No dia 14 de agosto de 2020, às 09h20, está prevista a visita...

Rio de Janeiro ganha Cidade das Artes Marciais, no Centro Metropolitano

Evento ocorreu nesta quarta, 12/8, em espaço idealizado com 14 praças pelo arquiteto Lúcio Costa, na Barra

Cecierj e Teresópolis assinam acordo de cooperação para abertura de polo Cederj

Unidade deve ter curso de licenciatura e ampliar vagas da rede Ceja e Pré-vestibular Social
- Publicidade -

Brasileiro transforma o time Orlando City numa potência esportiva e chega na final MLS

Em cinco anos, a ascensão do Orlando City – time de futebol dos Estados Unidos comandado pelo...

Deputada Rosane Felix pede intérprete de Libras nas entrevistas do Governo do RJ

No país, 5% da população é composta por pessoas surdas, segundo o Instituto...

Adriana Calcanhotto realiza apresentação única do álbum “Só”

Exibição online, transmitida pelo Teatro Riachuelo Rio, acontece dia 5 de setembro

MP Eleitoral quer Crivella inelegível até 2026 por abuso de poder e conduta vedada

Processos contra prefeito do Rio questionam eventos no Palácio da Cidade e na Estácio de Sá

TIM Live renova patrocínio com paiN Gaming e reforça presença em eSports

Rio de Janeiro, 11 de agosto de 2020 – Depois do sucesso no...

Reforços do Vasco da Gama: Clube tem interesse no goleiro Douglas Borges, do Volta Redonda

O Vasco da Gama segue em busca de reforços para a temporada e tem posições definidas para buscar peças:: goleiro, zagueiro, que jogue pela direita e meia de criação.

Alerj aprova projeto de lei de diretrizes orçamentárias de 2021

Proposta estima déficit de R$ 26,09 bilhões para o ano que vem.

Chicago PD estreia no Globoplay

O único título que faltava para a franquia Chicago ficar completa no...

Horóscopo de quarta-feira 12 de agosto de 2020

Confira a previsão do horóscopo para o dia 12 de agosto de...

Campeonato Brasileiro: Confira quais jogos a Globo vai transmitir

Campeão paulista de 2020, Palmeiras estreia no Brasileiro contra o Fluminense

Heróis da Marvel viram puzzle books

Coleção "Guia de Personagens" da Catapulta Editores traz os principais personagens dos quadrinhos em livros e quebra-cabeças
- Publicidade -

Falando Nisso...

- Publicidade -