24.9 C
Rio de Janeiro
sexta-feira, setembro 18, 2020
- Publicidade -

CNEN suspende pagamento dos servidores federais

- Publicidade -
- Publicidade -

A CNEN, Comissão Nacional de Energia Nuclear, cortou as gratificações ocupacionais e de vale transporte de seus servidores.

Segundo o SINTRASEF – Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público Federal no Estado do Rio de Janeiro, o corte só foi possível devido a Orientação Normativa 24, de 18 de março, que possibilitava este corte.

Muitos servidores do CNEN, devido a pandemia do COVID-19, foram obrigados a adotar o teletrabalho, o que foi permitido pela Instrução Normativa nº 21 do Ministério da Economia, desde que não houvesse necessidade de diminuição dos pagamentos, nem reposição posterior de horas.

>

O SINTRASEF/RJ, por meio de sua assessoria jurídica, interpôs nesta segunda-feira, mandado de segurança para garantir que os servidores da CNEN continuem recebendo adicionais ocupacionais ainda que em teletrabalho.

- Publicidade -

A ação tem por objetivo suspender este corte, haja vista que modificações nos proventos dos servidores devem respeitar o principio da reserva legal, isto é, apenas serem modificados por intermédio de lei específica para tratar sobre o tema, o que no caso em tela foi feito através de um mero “memorando”.

O advogado Francisco Charles Moura diz “Em conformidade com o Artigo 37, X da Constituição Federal. Em se tratando de remuneração dos servidores públicos, nada pode ser modificado senão mediante lei específica sobre o caso. Encaminhar memorando notificando do corte e dias depois fazê-lo, fere o princípio da legalidade e no caso do bem da vida, corta ilegalmente a remuneração dos servidores em 30%, em um momento grave de crise econômica que assola o mundo todo.”

Boletim Carioca

Assine nossa Newsletter e receba as últimas notícias e ofertas de nossos parceiros em seu email

Veja Também

>

Últimas Notícias

Ney Matogrosso é tema de novo documentário, que estreia no Curta!

Reconhecido tanto por sua voz singular quanto por suas performances surpreendentes, o cantor Ney Matogrosso é tema de documentário inédito, que...

TV Aparecida: The Fevers e Angelo Máximo participam do programa de estreia do Padre Antonio Maria

As tardes de sábado da TV Aparecida ganham um grande reforço a partir do dia 19/09, às 15h. “Sábado com Maria”, com exibição...
- Publicidade -