25 C
Rio de Janeiro
quinta-feira, outubro 1, 2020
- Publicidade -

Novo autódromo do Rio, em Deodoro, poderá gerar cerca de 10 mil empregos

- Publicidade -
- Publicidade -

A construção do novo autódromo em Deodoro poderá criar aproximadamente 10 mil empregos, gerando um projetado impacto econômico anual de R$ 2,1 bilhões para a cidade do Rio de Janeiro. Os dados são da Secretaria Municipal de Urbanismo e foram apresentados nesta terça-feira (26/11), em audiência pública da Comissão de Implantação do Novo Autódromo, da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), realizada no Palácio Tiradentes.

Coordenador geral do Centro de Arquitetura e Urbanismo, da Secretaria de Urbanismo, Antonio Corrêa disse que o novo autódromo será capaz de revitalizar toda a região no seu entorno. “Vimos a oportunidade de ter esse equipamento esportivo como uma nova âncora, assim como fizemos na Zona Portuária, com o Museu do Amanhã e o Aqua Rio. Um projeto como esse em Deodoro vai estabelecer novos fluxos de recursos e estimular a economia local”, comentou.

Ele citou a área da Avenida Brasil, uma das principais vias da cidade, como uma das que mais precisa ser revitalizada, por conta dos baixos índices sociais e da pouca oferta de trabalho: “Precisamos melhorar a região, que tem um potencial muito forte no bairro da Pavuna”.

Presidente da comissão da Casa, o deputado Carlo Caiado (DEM) disse que a Alerj cobrou que o projeto de lei 135/2019, que autoriza a Parceria Público-Privada (PPP) para a viabilidade da obra, fosse encaminhado à Câmara Municipal do Rio. “Tivemos o retorno dos vereadores de que poderá ser aprovado semana que vem. Também discutimos sobre o estudo de impacto ambiental, que foi apresentado pela empresa construtora junto ao Instituto Estadual do Ambiente (Inea)”, declarou o parlamentar.

- Publicidade -

O deputado frisou, ainda, que o Inea está avaliando aspectos construtivos e socioeconômicos da região de Deodoro, com o intuito de estabelecer a legalidade do empreendimento. Ao terminar essa etapa, será iniciada a licença de instalação. “No início do ano que vem, o Inea pretende estabelecer todo o parecer técnico para autorizar a segunda etapa, que é a licença de instalação”, salientou o parlamentar.

Participante da audiência, o vereador Professor Adalmar ressaltou que a instalação do equipamento esportivo vai possibilitar um investimento nas áreas carentes da cidade. “É importante deixar registrado que a região de Guadalupe, Anchieta e todo o entorno têm os piores índices de desenvolvimento humano (IDH) e, hoje, temos a possibilidade de ter um investimento com o autódromo”, observou. Um autódromo que tem capacidade de receber 130 mil pessoas vai ajudar o comércio local e promover um crescimento do seu entorno”, sinalizou.

Integrante do Movimento Pró Autódromo, José Campiti comentou a importância do projeto para o movimento. “Nossa preocupação é que a cada dia que passa deixamos de ter um evento que vai auxiliar a cidade do Rio de Janeiro”, comentou, expressando sua preocupação quanto à demora para o início da obra.

Boletim Carioca

Assine nossa Newsletter e receba as últimas notícias e ofertas de nossos parceiros em seu email

Veja Também

Últimas Notícias

Reforços do Vasco da Gama: Vídeo: veja gols e jogadas de Latif Blessing, ganês que deve defender o clube

O Vasco da Gama já se acertou com o ganês Latif Blessing, bases salariais e tempo de contrato foram definidos, mas esbarra no declínio do Los Angeles FC, clube ao qual o jogador é vinculado, que não quer liberar o atleta

Reforços do Vasco da Gama:: Clube acerta com ganês Latif Blessing e aguarda liberação de clube americano

O Vasco da Gama já definiu seu alvo para reforçar a lateral direita, setor considerado carente, e abriu negociações com Latif Blessing, ganês, de 23 anos, atualmente no Los Angeles F.C, da MLS.
- Publicidade -