24 C
Rio de Janeiro
quinta-feira, outubro 1, 2020
- Publicidade -

CCBB Rio celebra Semana de Conscientização do Autismo com programação especial

- Publicidade -
- Publicidade -

O Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro tem um compromisso com a acessibilidade. Em abril, em comemoração a Semana de Conscientização do Autismo, o Programa CCBB Educativo – Arte e Educação organiza atividades para pessoas autistas de todas as idades, para suas famílias e para professores e educadores.

“Certificado com Acessibilidade Nota 10 pela ALERJ em 2005 e classificado com o selo Ouro pela prefeitura em 2014, desde que foi fundado em 1989, a questão da acessibilidade sempre foi uma prioridade para o CCBB. Nossa programação busca atender a todos os públicos ao longo de todo o ano, mas reconhecemos a importância de dedicar uma semana especialmente voltada para inclusão, ampliando o número de atividades para que o nosso público seja motivado a refletir sobre a participação de pessoas autistas em todos os espaços, principalmente as instituições culturais”, diz Marcelo Fernandes, gerente geral.

A programação inclui visitas às exposições em cartaz, sessões de cinema, roda de conversa, e uma palestra sobre metodologias pedagógicas para professores e educadores que trabalham com crianças, jovens e adultos autistas. Confira abaixo:

1 E 3 DE ABRIL | SEGUNDA E QUARTA-FEIRA | 10H | LOCAL: CINEMA 1 – TÉRREO | CAPACIDADE DE 98 POLTRONAS E 4 ESPAÇOS PARA CADEIRANTES

- Publicidade -

Sessão Azul na Mostra de Cinema Fábrica de Sonhos 

Na Semana de Conscientização do Autismo, o CCBB Educativo promove duas sessões para públicos autistas dentro da Mostra de Animação ‘Fábrica de Sonhos’, em colaboração com Sessão Azul. Os filmes exibidos serão Como Treinar o Seu Dragão (dia 01) e Trolls (dia 03).

Sessão Azul foi criada em 2015 como um projeto para estimular e garantir o acesso de crianças com distúrbios sensoriais e suas famílias no ambiente cinematográfico, focando principalmente em crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Ao longo de 3 anos mais de 33.000 crianças e suas famílias já foram acolhidas, em mais de 390 eventos. Hoje, além de sessões de cinema, o projeto também realiza periodicamente sessões de teatro e visitações ao Aquário Marinho do Rio de Janeiro.

Fábrica de Sonhos – Mostra de Animação é uma retrospectiva cinematográfica que homenageia um dos mais importantes estúdios de animação do mundo. Serão exibidos 35 filmes de longas metragens produzidos pela DreamWorks. O projeto da mostra vem para complementar a exposição DreamWorks Animation: A Exposição – Uma Jornada do Esboço à Tela, que está em cartaz no CCBB do Rio de Janeiro até 15 de abril.

Visitas Mediadas para o Público Autista 

Nestas visitas, os educadores se juntam ao público autista e suas famílias para conhecer e experimentar as exposições do CCBB. Para participar, basta se se cadastrar na sala do Programa Educativo  – 1º andar, 15 minutos antes de cada visita. As datas são:

01 DE ABRIL | SEGUNDA-FEIRA| 12H

DreamWorks Animation: A Exposição – Uma Jornada do Esboço à Tela

03 DE ABRIL | QUARTA-FEIRA| 12H

Arqueologia do Resgate: Museu Nacional Vive

04 DE ABRIL | QUINTA- FEIRA| 12H

Galeria de Valores e O Banco do Brasil e Sua História

04 DE ABRIL | QUINTA- FEIRA| 18H

Transversalidades com Adriana Fernandes 
Processo de seleção por formulário on-line: www.ccbbeducativo.com

Curso voltado a professores e educadores, com o objetivo de abordar temas transversais aos campos da educação e da arte. Nesta edição, Adriana Fernandes compartilhará metodologias de aprendizagens e interações, por meio de brincadeiras, para crianças autistas.

Adriana Fernandes é fonoaudióloga e educadora Parental em Disciplina Positiva. Idealizadora do Projeto Afetoterapia, trabalha com atendimento clínico, consultoria escolar, orientação de profissionais e famílias.

06 DE ABRIL | SÁBADO | 16H | LOCAL: 1º ANDAR E TÉRREO

Roda de Conversa: Autismos nos Cotidianos 

No encerramento da Semana de Conscientização do Autismo, o Programa Educativo convida Brenno Santana, João Pedro Miranda, Saulo Laucas e Silvana Artiles para compartilhar com o público suas experiências cotidianas como pessoas com autismo na cidade. Aline Lopes Cintra e José Santana, mãe e pai de autistas, também participarão da conversa, contribuindo para o debate com a perspectiva das famílias.

Visitas Educativas Agendadas para Grupos com Pessoas Autistas 

Durante o mês de abril, o Programa CCBB Educativo oferece agendamentos exclusivos para grupos com pessoas autistas, pensando uma visita que acolherá as singularidades de cada grupo. Interessados podem agendar no e-mail [email protected].

Centro Cultural Banco do Brasil – Rio de Janeiro

Rua Primeiro de Março, 66 – Centro

CEP: 20010-000 / Rio de Janeiro (RJ)

(21) 3808-2020 | Quarta a segunda, das 9h às 21 horas

Assessoria CCBB RJ: [email protected]

[email protected]|  www.bb.com.br/cultura  |  https://www.facebook.com/ccbb.rj/|

https://www.facebook.com/ccbb.rj/www.instagram.com/bancodobrasil

Boletim Carioca

Assine nossa Newsletter e receba as últimas notícias e ofertas de nossos parceiros em seu email

Veja Também

Últimas Notícias

Reforços do Vasco da Gama: Vídeo: veja gols e jogadas de Latif Blessing, ganês que deve defender o clube

O Vasco da Gama já se acertou com o ganês Latif Blessing, bases salariais e tempo de contrato foram definidos, mas esbarra no declínio do Los Angeles FC, clube ao qual o jogador é vinculado, que não quer liberar o atleta

Reforços do Vasco da Gama:: Clube acerta com ganês Latif Blessing e aguarda liberação de clube americano

O Vasco da Gama já definiu seu alvo para reforçar a lateral direita, setor considerado carente, e abriu negociações com Latif Blessing, ganês, de 23 anos, atualmente no Los Angeles F.C, da MLS.
- Publicidade -