24 C
Rio de Janeiro
sábado, outubro 24, 2020
- Publicidade -

Lifetime Movies exibe o documentário vencedor do Oscar Aprendendo a Andar de Skate em Zona de Guerra (Se Você For Menina)

- Publicidade -
- Publicidade -

Filme conta a história das alunas de uma instituição do Afeganistão, que dá aulas de skate para meninas e as integra à vida escolar

Para a diretora, Carol Dysinger, a produção é uma carta de amor às meninas afegãs, descritas por ela como as mais atrevidas, valentes e divertidas que já conheceu

- Publicidade -

ESTREIA: 12/10, segunda-feira, 20h50

A faixa Lifetime Movies apresenta no dia 12 de outubro o documentário Aprendendo a Andar de Skate em Zona de Guerra (Se Você For Menina) (Learning to Skateboard in a Warzone (If You’re a Girl)). A produção dirigida por Carol Dysinger é vencedora de diversos prêmios na categoria de melhor documentário de curta-metragem, incluindo o Oscar e o BAFTA.

- Publicidade -

Aprendendo a Andar de Skate em Zona de Guerra (Se Você For Menina) conta a história das estudantes do Skateistan, uma organização sem fins lucrativos, em Cabul, no Afeganistão, que ensina as crianças a ler, escrever, aritmética e a andar de skate. O projeto foi iniciado em 2007, pelo skatista australiano Oliver Percovich. Desde então, a escola tem o apoio de doações e vem obtendo sucesso e reconhecimento contínuo. E tornou-se um exemplo da importância de projetos sociais na transformação de uma sociedade repressiva.

Além do skate, o objetivo do projeto é integrar as meninas ao sistema de escolas públicas. Ao longo do ano escolar, as garotas crescem e se empoderam, por meio da alegria e inspiração das mulheres que as ensinam. Para as alunas, esta é uma oportunidade única. Elas podem competir, brincar, aprender seus pontos fortes e ganhar coragem. Habilidades que vão muito além do esporte e as ajudarão a prosperar na vida.

No Afeganistão, muitas meninas não podem praticar esportes. Normas culturais e religiosas, junto com outros fatores como questões de segurança e anos de guerra, resultaram em oportunidades atléticas e recreativas limitadas para mulheres. Mesmo que a maioria dessas garotas seja de origem humilde, há uma nova geração de meninas afegãs que acreditam que podem ir além.

“Eu passei os últimos 15 anos filmando no Afeganistão. Os gêneros são muito divididos, especialmente nas zonas rurais. Eu quis fazer um filme para contar a história dessa nova geração de meninas. As garotas mais pobres, as que ficavam em casa para que seus irmãos pudessem ir à escola, ou porque os pais estavam doentes, ou faleceram ou são usuários de drogas, precisavam de ajuda e para isso existe o projeto Skateistan”, conta a diretora do documentário, Carol Dysinger

Aprendendo a Andar de Skate em Zona de Guerra (Se Você For Menina) (Learning to Skateboard in a Warzone (If You’re a Girl), 2019, Reino Unido)

Gênero: documentário, curta-metragem

Direção: Carol Dysinger

Classificação Indicativa: 16 anos


Boletim Carioca

Assine nossa Newsletter e receba as últimas notícias e ofertas de nossos parceiros em seu email

Veja Também

Últimas Notícias

Não aceitaremos a naturalização do ensino remoto, diz candidata da chapa 1 dos Andes

A eleição da nova diretoria do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino...

Candidata da chapa 2 do Andes quer sindicato “menos isolado” para enfrentar desmonte

A eleição da nova diretoria do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino...

TVT | Cresce tensão na Síria após bombardeio turco e disputa entre grupos armados

A Síria enfrenta tensões após bombardeios do exército turco na...

Luiz Lima promete levar mais segurança, iluminação e limpeza para a região da Pavuna

O candidato do PSL à Prefeitura do Rio, deputado federal Luiz Lima, quer a Pavuna com uma nova cara. Após fazer caminhada pelo bairro da Zona Norte, que faz divisa com o município de São João de Meriti, na Baixada, ele enumerou alguns dos principais problemas da região e apresentou propostas para melhorar a vida dos moradores. 
- Publicidade -