19 C
Rio de Janeiro
sábado, outubro 31, 2020
- Publicidade -

CNN revela como o sertanejo universitário se tornou um negócio milionário

- Publicidade -
- Publicidade -
- Advertisement -


No próximo domingo, dia 04/10, às 19h15, o programa “CNN Séries Originais”, comandado por Evaristo Costa, exibe o terceiro episódio da série especial: “Sertanejo: A Trilha do Brasil”.

Dividida em quatro episódios, a série apresenta a trajetória do gênero musical através de histórias contadas pelos principais nomes do ritmo que reúne milhões de fãs em todo o Brasil.

No episódio deste domingo, e equipe de reportagem da CNN conversou com os cantores Fernando & Sorocaba, Gustavo Mioto e Felipe Araújo para falar da evolução do ritmo e entender como o sertanejo universitário se transformou em um negócio milionário. Em uma viagem repleta de histórias, o episódio mostra, ainda, os segredos da fábrica de sucessos que é Goiás.

Eu sou da vertente que a música tem que evoluir. A gente tem que respeitar as tradições, mas a música é cíclica”, diz Sorocaba.

Felipe Araújo revela o objetivo para atingir o maior número de pessoas. “Eu coloco situações e histórias que as pessoas irão se identificar, sempre falando de amor. De 95% a 98 % das minhas músicas falam de amor”, conta.

Percorrendo na linha do tempo, o episódio relembra os sucessos de outros artistas como João Bosco e Vinicius com “Chora me liga”, passando pelo “Meteoro” de Luan Santana, e o “Tchê Tchê Rere” de Gustavo Lima.

Fernando e Sorocaba, além de cantores e compositores, são empresários de destaque no mundo sertanejo. A música “Meteoro” é uma composição de Sorocaba que ganhou projeção internacional na voz de Luan Santana. Sobre o negócio milionário que a música sertaneja se transformou nos últimos anos, Fernando fala sobre o trabalho de lançar novos talentos no mercado. “Já lançamos vários artistas. A produção musical sempre foi muito forte na gente, tanto em mim quanto no Sorocaba. Esse negócio deu bastante certo no nosso escritório”, revela Fernando.

A equipe do programa “CNN Séries Originais” foi para Goiânia conversar com o cantor que revolucionou a sua carreira após o episódio mais difícil de sua vida. Felipe Araújo é irmão de Cristiano Araújo, que faleceu em acidente de carro em 2015, no auge da carreira. “Em todos os momentos que eu pego o violão, como eu estou fazendo agora, ou que eu subo em cima de um palco, eu sempre me recordo de tudo o que a gente viveu. Ele vai ser sempre tudo nas nossas memórias”, relembra Felipe.

Felipe Araújo é tão fã do ritmo que canta que o nome do seu cachorro é Mirosmar, verdadeiro nome de Zezé di Camargo. 

Gustavo Mioto, de 23 anos, é filho do empresário sertanejo Marcos Mioto, um dos maiores contratantes de gênero musical do Brasil. Ele revela que demorou para reconhecer o talento do filho. “O Gustavo tinha a opção de não cantar. Cantar era o pior caminho para ele, que podia estudar em Harvard. Eu tinha certeza que ele ia se dar bem em qualquer coisa, mas eu tinha dúvida na música. Ele me falou ‘pai, eu não me vejo fazendo outra coisa’. Hoje peço desculpas, eu estava errado”, confidenciou.

O terceiro episódio da série “Sertanejo: A Trilha do Brasil” também apresenta quem são os compositores do ritmo e faz uma viagem até Goiás para conhecer como funciona a ‘fábrica’ de sucesso de cantores sertanejos.

E mais

O “CNN Séries Originais” também exibe o segundo episódio da série “Bicheiros: Jogo Perigoso” e revela o mapa do jogo do bicho no Brasil.

Segundo a coordenadora do Grupo de Atuação Especial no Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do MPRJ, Simone Sibilio, uma das responsáveis pelas investigações da morte da vereadora Mareielle Franco (PSOL) e do motorista Anderson Gomes, em março de 2018, mais de 35 mil pessoas estão envolvidas com o jogo do bicho no estado carioca. “A contravenção hoje, mais ou menos, estima-se que ela contrata mais de 35 mil pessoas para esse trabalho ilícito e informal. Somente no estado do Rio de Janeiro”, avalia. De acordo com levantamento da equipe do CNN Séries Originais, o jogo do bicho e suas ramificações movimentam ao menos R$ 1,5 bilhão de reais por ano só no Rio de Janeiro. No Brasil esse número chega a R$ 12 bilhões.

Denominado de ‘A Expansão’, o episódio revela como os bicheiros começam a expansão dos negócios e mostra o real esquema da exploração das máquinas caça-níqueis. A série também aborda que as brigas entre pessoas da mesma família pela dominação de territórios acabam em uma série de assassinatos e destaca que entre os herdeiros dos grandes chefes da contravenção o crime continua a todo vapor.

Em 1997, Castor de Andrade – considerado até o mais poderoso bicheiro que já existiu – morreu depois de um ataque cardíaco fulminante. Ele jogava cartas na casa de amigos. Com a morte do poderoso-chefão, uma nova era nasce na briga pelo espólio do bicheiro. Uma disputa familiar violenta, que se arrasta até hoje. “Os inventários dessas famílias estão abertos até hoje com dezenas e dezenas de assassinatos, de mortes, de homicídios, de membros da própria família e de policiais militares. E das Forças Armadas também”, conta o delegado Vinicius George.

O duelo na família Andrade hoje é formado por Rogério de Andrade, sobrinho de Castor, e Fernando Inácio, genro do bicheiro. “Cada família do bicho tem as suas próprias disputas internas, então a morte de um cabeça de família vinculado ao jogo do bicho normalmente vai ser sucedida por disputas internas, por parentes, familiares, primos sobrinhos”, conta o sociólogo José Cláudio Alves.

Um levantamento exclusivo da reportagem do CNN Séries Originais junto às fontes oficiais revela um Rio de Janeiro completamente tomado e dividido entre os principais bicheiros. Entre eles, Rogério de Andrade e Fernando Inácio. Segundo o levantamento, 14 áreas, principalmente na zona oeste do Rio de Janeiro, seriam exploradas por Fernando Inácio. Já Rogério de Andrade, atuaria em cerca de 36 regiões. Mas em boa parte desses locais, os dois bicheiros atuam ao mesmo tempo e dividem a “clientela”. O que gera a disputa pelo domínio do território.

O programa “CNN Séries Originais” vai ao ar no próximo domingo, dia 04, às 19h15, na CNN Brasil.

- Publicidade -

Veja Também

Últimas Notícias

- Publicidade -

Boletim Carioca

Assine nossa Newsletter e receba as últimas notícias e ofertas de nossos parceiros em seu email

Réveillon Rio 2021 será pago integralmente pela iniciativa privada

SRCOM foi a única empresa a apresentar proposta, com projeto que cumpre todos os requisitos exigidos pela Riotur, para a virada carioca

Alunos e professores de escolas públicas do Rio poderão ganhar ingressos para eventos

Projeto de lei prevê a doação por parte das empresas que recebem incentivos fiscais

Megaoperação no Complexo da Maré dura mais de 10 horas; mulher grávida é baleada

Moradores do Complexo de favelas da Maré amanheceram nesta terça-feira, 27, com uma megaoperação policial em suas portas. A operação começou por volta das 5h...

Rio de Janeiro inicia censo da população em situação de rua

Com o censo, a Prefeitura espera sensibilizar Justiça, Mninistério Público e Defensoria Pública para, juntos com o Município, desenvolver ações para reinserir essas pessoas no mercado de trabalho.

Shopping Jardim Guadalupe inaugura nova sede do Blindando Vidas

Projeto oferece aulas gratuitas de artes marciais para crianças e jovens em situação de vulnerabilidade desde 2017
- Publicidade -