24 C
Rio de Janeiro
sexta-feira, outubro 30, 2020
- Publicidade -

Smithsonian Channel exibe especial sobre descoberta da vacina contra a pólio

- Publicidade -
- Publicidade -
- Advertisement -

CRÉDITO: Smithsonian Channel


A poliomelite, também conhecida como paralisia infantil, foi finalmente erradicada na África. O anúncio oficial foi feito pela Organização Mundial da Saúde (OMS) no dia 25 de agosto. Trata-se de um marco histórico na luta contra a doença, alcançado quatro anos após os últimos casos registrados na Nigéria. Para celebrar o acontecimento, o Smithsonian Channel exibe o documentário Uma Vacina para Salvar o Mundo, nesta sexta-feira, 4 de setembro, às 22h.

Com uma hora de duração, o programa narra toda uma batalha travada pela ciência no desenvolvimento da primeira vacina contra a poliomelite, anunciada em 1953 pelo médico e pesquisador norte-americano Jonas Salk.

A produção traz relatos de membros da equipe pioneira de Salk sobre as dificuldades enfrentadas em sete anos de pesquisas. Os desafios à época envolviam falta de recursos, descrença por parte da classe médica mais ortodoxa e uma verdadeira corrida contra a propagação de uma doença que se tornou flagelo mundial e, até 1952, já incapacitava permanentemente mais de 60 mil crianças por ano nos Estados Unidos.

O documentário conta também com depoimentos de sobreviventes da epidemia, que se submeteram à fase inicial de testes da vacina na infância. Há registro de que 1,8 milhão de crianças em idade escolar nos Estados Unidos tenham participado desse ensaio clínico. Só em abril de 1955, a vacina de Salk foi efetivamente declarada “segura, potente e eficaz”.

Para dar um panorama do estado global da doença e do que vem sendo feito, o programa entrevista ainda o empresário e filantropo Bill Gates. A total erradicação da pólio continua sendo um de seus maiores objetivos.

Hoje, segundo a OMS, ainda restam dois países com casos de poliomelite no mundo: Afeganistão e Paquistão.

Uma Vacina para Salvar o Mundo é uma produção realizada pela Steeltown Entertainment Project. Joy Galane, Charles Poe e David Royle assinam como produtores executivos pelo Smithsonian Channel.

- Publicidade -

Veja Também

Últimas Notícias

Filmes na Record TV de 31/10 a 01 de novembro de 2020

Cine AventuraSábado, dia 31/10 – 15h“O Tigre e o Dragão”  HD com audiodescriçãoTítulo Original: Crouching Tiger, Hidden DragonElenco: Yun-Fat Chow, Michelle Yeoh, Ziyi Zhang, Chen Chang, Pei-Pei Chang, Sihung Lung, Li Li, Fazeng...
- Publicidade -

Boletim Carioca

Assine nossa Newsletter e receba as últimas notícias e ofertas de nossos parceiros em seu email

Réveillon Rio 2021 será pago integralmente pela iniciativa privada

SRCOM foi a única empresa a apresentar proposta, com projeto que cumpre todos os requisitos exigidos pela Riotur, para a virada carioca

Alunos e professores de escolas públicas do Rio poderão ganhar ingressos para eventos

Projeto de lei prevê a doação por parte das empresas que recebem incentivos fiscais

Megaoperação no Complexo da Maré dura mais de 10 horas; mulher grávida é baleada

Moradores do Complexo de favelas da Maré amanheceram nesta terça-feira, 27, com uma megaoperação policial em suas portas. A operação começou por volta das 5h...

Rio de Janeiro inicia censo da população em situação de rua

Com o censo, a Prefeitura espera sensibilizar Justiça, Mninistério Público e Defensoria Pública para, juntos com o Município, desenvolver ações para reinserir essas pessoas no mercado de trabalho.

Shopping Jardim Guadalupe inaugura nova sede do Blindando Vidas

Projeto oferece aulas gratuitas de artes marciais para crianças e jovens em situação de vulnerabilidade desde 2017
- Publicidade -