28.4 C
Rio de Janeiro
sábado, setembro 19, 2020
- Publicidade -

Aniversários de Maria Bethânia, Gilberto Gil e Alceu Valença são comemorados no Curta!

- Publicidade -
- Publicidade -

Maria Bethânia é tema de documentário exibido no dia de seu aniversário - Divulgação

O canal Curta! destacou sete documentários de sua programação que focam em artistas e movimentos musicais para os espectadores assistirem na segunda quinzena de junho. Entre eles, três longas serão exibidos em comemoração ao aniversário de grandes artistas: “Karingana – Licença Para Contar” homenageia Maria Bethânia (nascida dia 18); “Gilberto Gil – Antologia Vol. 1” celebra Gilberto Gil (que é do dia 26); e “Alceu – Na Embolada do Tempo” comemora a vida de Alceu Valença, que completa mais um ano de vida no dia 1º de julho.

“Karingana – Licença para Contar”, de Mônica Monteiro

>

Quinta-feira, 18 de junho, às 21h40 – Em comemoração ao aniversário de Maria Bethânia, no mesmo dia

Maria Bethânia leva, pela primeira vez, seu ensaio poético até Moçambique. A intérprete apresenta trechos de obras conectadas com diferentes formas de expressão em língua portuguesa. Com depoimentos de Mia Couto, José Agualusa e de diversos escritores e críticos literários moçambicanos e angolanos, o documentário apresenta o desenvolvimento da literatura em Moçambique e Angola. Trata de temas como a importância da literatura na resistência à colonização, a conexão com idiomas nativos e tradições orais e a influência de escritores brasileiros em Angola e Moçambique. Diretora: Mônica Monteiro. Duração: 73 min. Classificação: Livre. Horários alternativos: 19 de junho, sexta-feira, 01h40 e 15h40; 21 de junho, domingo, às 18h05; 22 de junho, segunda-feira, às 09h40.

- Publicidade -



“Tropicália”, de Marcelo Machado

Sábado, 20 de junho, às 13h

“Tropicália” é um retrato de um dos movimentos mais marcantes na cultura brasileira, o Tropicalismo. Feito quase que inteiramente com imagens de arquivo dos anos de 1967, 1968 e 1969, o documentário traz material fotográfico, sequências de filmes e programas de TV especialmente recuperados e deliciosamente embalados pela música de Caetano Veloso, Gilberto Gil, Os Mutantes e Tom Zé. Um momento de descoberta e confronto no início dos anos de chumbo. Diretor: Marcelo Machado. Duração: 87min. Classificação: 14 anos. Horários alternativos:  21 de junho, domingo, 19h25.

“Count Basie: Por Ele Mesmo”, de Jeremy Marre

Segunda-feira, 22 de junho, às 22h45

A biografia contada pelas próprias palavras de Count Basie revela as paixões e ambições que inspiraram o famoso pianista. Diretor: Jeremy Marre. Duração: 60min. Classificação: Livre. Horários alternativos: 23 de junho, terça-feira, às 02h45 e às 16h45; 24 de junho, quarta-feira, às 10h45;



“Gilberto Gil: Antologia Vol. 1”, de Lula Buarque de Hollanda

Sexta-feira, 26 de junho, às 21h30 – Em comemoração ao aniversário de Gilberto Gil, no mesmo dia

“Gilberto Gil — Antologia Vol.1”, sexto documentário realizado por Lula Buarque de Hollanda com o artista, apresenta obras compostas entre 1968 e 1987. Gil revela sua visão de mundo e potência criativa em expansão no início de carreira, num turbulento momento histórico brasileiro. O filme de montagem é construído a partir de vasta pesquisa de imagens de arquivo e revisita o contexto das músicas em conversa com o próprio criador.   Diretor: Lula Buarque de Hollanda. Duração: 70min. Classificação: Livre.



“Jards ”, de Eryk Rocha

Segunda-feira, 27 de junho, às 22h15

“Jards” é um documentário de Eryk Rocha que trata da vida e da obra do cantor Jards Macalé, autor de famosas canções, como “Vapor Barato”, “Gothan City” e “Movimento dos Barcos”. O filme também mostra um pouco do processo criativo do último álbum do cantor, lançado em 2011. Diretor: Eryk Rocha. Duração: 93 min. Classificação: Livre. Horários alternativos: 22 de junho, segunda-feira, 21h; 23 de junho, terça-feira, 01h e 15h; 24 de junho, quarta-feira, às 09h; 28 de junho, domingo, às 13h20.

“Clementina”, de Ana Rieper

Segunda-feira, 29 de junho, às 21h

Filme sobre universo de Clementina de Jesus, revelada aos 63 anos como uma das maiores vozes da história do samba. Considerada por muitos o elo perdido entre a cultura brasileira e as raízes africanas. Diretora: Ana Rieper. Duração: 75 min. Classificação: Livre. Horários alternativos: 30 de junho, terça-feira, às 01h e às 15h; 01 de julho, quarta-feira, às 09h; 04 de julho, sábado, às 22h30; 05 de julho, domingo, às 14h25.

“Alceu – Na Embolada do Tempo”, de Paola Vieira

Segunda-feira, 29 de junho, às 22h25 – Em comemoração ao aniversário de Alceu Valença, dia 1º de julho

O documentário apresenta um painel da carreira do cantor e compositor Alceu Valença, através de performances ao vivo, comentadas pelo próprio e por terceiros, contextualizando sua obra singular na história cultural recente do país. Diretor: Paola Vieira. Duração: 90min. Classificação: Livre. Horários alternativos: 30 de junho, terça-feira, às 02h25 e às 16h25; 01 de julho, quarta-feira, às 10h25; 04 de julho, sábado, às 14h50; 05 de julho, domingo, às 22h25.



Sobre o Curta!

O canal Curta! é um dos novos canais brasileiros da TV paga que mais aprovou projetos para financiamento pelo Fundo Setorial do audiovisual. Até agora foram financiados, para estreia no CURTA!, mais de 120 longas documentais e 800 episódios de 60 séries, atendendo à grade temática do canal: música, artes cênicas, metacinema, pensamento em humanidades, história política e sociedade.

O Curta! pode ser visto nos canais 56 e 556 da NET e da Claro TV, no canal 75 da Oi TV e no canal 664 da Vivo, oferecido à la carte pela operadora.

Boletim Carioca

Assine nossa Newsletter e receba as últimas notícias e ofertas de nossos parceiros em seu email

Veja Também

>

Últimas Notícias

Lamsa recorre ao STJ para manter operação da Linha Amarela

A Lamsa apresentou recurso hoje ao STJ. A concessionária diz confiar na Justiça para manter o seu contrato de concessão

Governo do Rio prorroga restrições até 6 de outubro devido à pandemia

O governador em exercício Cláudio Castro prorrogou até o dia 6 de outubro algumas medidas restritivas de prevenção e...

Lei reconhece atividade religiosa como essencial em períodos de crise

A atividade religiosa passa a ser considerada essencial em períodos de crises ocasionadas por doenças contagiosas ou...

Sebrae Rio e Sistema Fecomércio RJ programam ações gratuitas para estimular o aquecimento do comércio no Dia das Crianças

Atividades foram planejadas para fortalecer os pequenos negócios para os novos hábitos de consumo

Gastronomia e turismo em pauta no Delícias do Brasil

Edição virtual do projeto reúne grandes chefs de todas as regiões do Brasil para promover a cultura gastronômica do país.

Kygo lança remix de “Hot Stuff”, de Donna Summer

O grande astro internacional, produtor e DJ, Kyrre Gørvell-Dahll – também conhecido como Kygo lançou um novo remix da canção da Donna Summer, “Hot Stuff”

Lamsa recorre ao STJ para manter operação da Linha Amarela

A Lamsa apresentou recurso hoje ao STJ. A concessionária diz confiar na Justiça para manter o seu contrato de concessão

Governo do Rio prorroga restrições até 6 de outubro devido à pandemia

O governador em exercício Cláudio Castro prorrogou até o...

Prefeitura do Rio realiza pré-matrícula de cerca de 6.000 novos alunos

Um novo período de pré-matrícula foi aberto, excepcionalmente neste ano, para atender aos novos alunos e estudantes transferidos de outras redes que desejassem ingressar na rede pública municipal.

Antonia Morais lança segundo álbum “Luzia 20.20”

O segundo disco de Antonia Morais, “Luzia 20.20”, nasceu no meio da natureza, quase psicodélico em poesia intricada, amadureceu em território plenamente brasileiro e ganha vida própria e adulta

Muros externos do Porto do Rio de Janeiro ganham novas cores com pinturas de 18 artistas

Projeto de arte urbana, que contempla o trecho da Av. Rodrigues Alves entre os armazéns 10 e 18, tem viés social nas comunidades do entorno
- Publicidade -