26.5 C
Rio de Janeiro
domingo, setembro 27, 2020
- Publicidade -

Cientistas Brasileiros entre os Melhores fala sobre física atômica e aplicações da óptica na saúde

- Publicidade -
- Publicidade -

Divulgação

A série Cientistas Brasileiros entre os Melhores, nesta quinta-feira (30/4), destaca o trabalho de Vanderlei BagnatoDoutor em física pelo Massachusetts Institue of Technology, ele atua na área de física atômica e aplicações da óptica nas ciências da saúde. No Instituto de Física da USP de São Carlos é professor titular, e com sua equipe atua a frente do CEPOF (Centro de Pesquisas em Óptica e Fotônica).

Como um dos cientistas mais premiados do Brasil, no CEPOF é responsável pelas principais pesquisas em relação a interação da luz com a matéria. Ele conduz o trabalho desde entender melhor a natureza atômica da matéria até o tratamento de doenças e sua detecção. “Conhecendo bem os átomos e as moléculas podemos começar a entender como eles se comportam em diversos ambientes”, explica Vanderlei.

Através de pesquisas na biofotônica criou metodologias inovadoras para a saúde, como para o câncer de pele. Com a terapia fotodinâmica, desenvolveu um método para diagnóstico, tratamento e cura da doença através do uso da luz.

- Publicidade -

“É importante que a ciência e a medicina sejam acessíveis a toda população. Temos que buscar soluções que a sociedade pode lidar com elas”, diz Vanderlei, que também acrescenta falando que não se pode ter uma medicina que dependa do poder aquisitivo de todos. A exibição vai ao ar às 23h45, na TV Cultura.

Boletim Carioca

Assine nossa Newsletter e receba as últimas notícias e ofertas de nossos parceiros em seu email

Veja Também

Últimas Notícias

- Publicidade -