24.3 C
Rio de Janeiro
terça-feira, setembro 29, 2020
- Publicidade -

Flautistas tradicionais de Caruaru dão o tom em episódio inédito da série ‘Sopro’

- Publicidade -
- Publicidade -

O músico Carlos Malta (à esquerda) toca pífano em Caruaru, Pernambuco - Divulgação

O músico e arranjador Carlos Malta é conhecido por sua habilidade nos instrumentos de sopro, como o pífano, a flauta e o clarinete. Na série “Sopro”, em exibição no canal Curta!, ele viaja pelo Brasil em busca de histórias relacionadas ao pife brasileiro  uma adaptação das flautas europeias feita sob forte influência indígena, que hoje faz parte do cancioneiro popular nacional. Bandas de pife regionais e músicos mais contemporâneos interagem em um encontro repleto de criatividade, mostrando, em cada um dos cinco episódios da série, as mais diversas formas de fabricação dos pífanos e suas várias possibilidades de sons.

No episódio “Caruaru do Pife”, inédito na TV, Malta encontra os flautistas tradicionais de Caruaru, em Pernambuco, cidade considerada a “meca do pife”. Entre eles, está João do Pife, um dos maiores mestres do pífano, que faz uma flauta com bambu e ferros incandescentes. Ao espectador também é mostrado um cortejo de bandas de pife, que segue pela famosa Feira de Caruaru.

A série “Sopro” foi dirigida por Beth Formagini e produzida pela 4Ventos com exclusividade para o Curta! através do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA). O episódio estreia na Segunda da Música, 6 de abril, às 21h.

- Publicidade -

Documentário mostra trajetória de jovens do Corpo de Dança da Maré após contato com as artes

O documentário “A Alma da Gente”, dirigido por David Meyer e Helena Solberg, se passa em dois tempos: primeiro, o espectador é apresentado a um grupo de jovens da periferia do Rio de Janeiro que entra para o Corpo de Dança da Maré, coordenado pelo coreógrafo Ivaldo Bertazzo. Em um dos depoimentos, uma jovem comenta: “quando eu saio daqui e entro naquele ônibus, eu estou indo para outro mundo, diferente desse, outro espaço, outra emoção”. Dez anos se passam, e os mesmos personagens estão de volta, já marcados pela transformação vivida através do contato com a arte.  O longa é uma produção da Radiante Filmes. A exibição é na Terça das Artes, 7 de abril, às 22h.

Segunda da Música – 06/04

21h – “Sopro” (Série)  Episódio “Caruaru do Pife” (Inédito)

Carlos Malta encontra os flautistas tradicionais de Caruaru, em Pernambuco. João do Pife faz um instrumento usando ferros incandescentes. Marcos do Pife toca novenas que embalaram sua infância. Malta conversa e troca histórias com João do Pife, Marcos do Pife e com a Banda Dois Irmãos, que se junta à banda Zé do Estado e a Edmilson do Pife num cortejo pela feira de Caruaru. Diretora: Beth Formagini. Horários alternativos: 7 de abril, terça-feira, às 01h e às 15h; 8 de abril, quarta-feira, às 09h; 12 de abril, domingo, às 16h20.

23h30 – “101 Canções Que Tocaram o Brasil” (Série)  Episódio “Nada Será Como Antes” (Inédito)

Entre 1971 e 1972, Chico Buarque, Roberto e Erasmo Carlos, Toquinho e Vinicius, Milton Nascimento e Tom Jobim produzem seus melhores frutos, e o Brasil vê nascer o talento de Luiz Melodia. Diretor: Roberto de Oliveira. Duração: 26 min. Classificação: Livre. Horários alternativos: 7 de abril, terça, às 03h35 e às 17h35; 8 de abril, quarta, às 11h35; 11 de abril, sábado, às 09h30; 12 de abril, domingo, às 18h.

Terça das Artes – 07/04

22h – “A Alma da Gente” (Documentário)

Um grupo de jovens da periferia do Rio de Janeiro entra para o Corpo de Dança da Maré, coordenado pelo coreógrafo Ivaldo Bertazzo. Filmado em dois tempos, com um intervalo de dez anos, o documentário mostra os diferentes destinos dos personagens, marcados pela transformação através da arte. Diretores: David Meyer, Helena Solberg. Duração: 26 min. Classificação: 10 anos. Horários alternativos: 8 de abril, quarta-feira, às 02h e às 16h; 9 de abril, quinta-feira, às 10h; 11 de abril, sábado, às 12h40; 12 de abril, domingo, 20h45.

Quarta de Cinema – 08/04

21h – “Luz e Sombra  Fotógrafos do Cinema Brasileiro” (Série)  Episódio “Walter Carvalho  Cinema de Poesia”

Walter Carvalho, um dos mais importantes diretores de fotografia brasileiros, nos recebeu em sua casa no Rio de Janeiro para falar sobre sua trajetória de sucesso e suas aclamadas parcerias com grandes diretores, como Walter Salles Jr., Sandra Werneck e José Luiz Villamarin. Detentor de uma vasta filmografia, em que se incluem “Central do Brasil” (1998), “Abril despedaçado” (2001), “Madame Satã” (2002) e “Amarelo Manga” (2002), Walter nos conta um pouco sobre o seu processo de trabalho e nos mostra um pouco de sua intimidade.  Diretor: Betse de Paula, Jacques Cheuiche. Duração: 59min. Classificação: Livre. Horários alternativos: 9 de abril, quinta-feira, às 1h e 15h; 10 de abril, sexta-feira, às 09h; 12 de abril, domingo, às 5h50.

Quinta do Pensamento – 09/04

20h – “Incertezas Críticas” (Série)  Ep. “Richard Sennett”

Professor de Sociologia na London School of Economics e de Humanidades na New York University, Richard Sennett fala sobre as relações de trabalho no século XXI e sobre o funcionamento do capitalismo atual, entre outros temas. Direção: Daniel Augusto. Duração: 26 min. Classificação: Livre. Horários alternativos: 10 de abril, sexta-feira, às 0h e às 14h; 11 de abril, sábado, às 18h35; 12 de abril, domingo, às 09h15.

Sexta da Sociedade – 10/04

20h30 – “1917: Construindo a Revolução Russa” (Documentário)

A Revolução Russa de 1917 marcou o início de uma nova era, causando turbulência no mundo todo e transformando o pensamento político da época. Pelas vozes de Lênin e Gorky, descubra as duas faces da Revolução  a teoria e a prática. Ambas as narrativas trazem ricas perspectivas: a de Maxim Gorky, abrupta e imprevisível, em contraposição à de Vladimir Illyich Lenin, fria e pragmática. Através de arquivos exclusivos e bela animação, o diretor Stan Neumann mergulha nos eventos dia após dia, de fevereiro a outubro de 1917.  Diretor: Stan Neumann. Duração: 52 min. Classificação: 12 anos. Horários alternativos: 11 de abril, sábado, às 0h35; 12 de abril, domingo, às 19h40; 13 de abril, segunda-feira, às 14h30; 14 de abril, terça-feira, às 8h30.



Sobre o Curta!

O canal Curta! é um dos novos canais brasileiros da TV paga que mais aprovou projetos para financiamento pelo Fundo Setorial do audiovisual. Até agora foram financiados, para estreia no CURTA!, mais de 120 longas documentais e 800 episódios de 60 séries, atendendo à grade temática do canal: música, artes cênicas, metacinema, pensamento em humanidades, história política e sociedade.

O Curta! pode ser visto nos canais 56 e 556 da NET e da Claro TV, no canal 75 da Oi TV e no canal 664 da Vivo, oferecido à la carte pela operadora. 

Boletim Carioca

Assine nossa Newsletter e receba as últimas notícias e ofertas de nossos parceiros em seu email

Veja Também

Últimas Notícias

Impeachment de Wilson Witzel: Alerj elege deputados para tribunal misto

Os parlamentares se juntarão aos cinco desembargadores escolhidos pelo TJRJ por sorteio.

Eleições 2020: Luiz Lima quer novos eventos esportivos para impulsionar o turismo no Rio

Para o candidato do PSL à prefeitura da capital fluminense, fato da cidade ser olímpica pode ajudar na adoção de medidas públicas para o setor

Shoppings em São Gonçalo arrecadam brinquedos para o Dia das Crianças

Itens em bom estado de conservação serão doados para comunidades do município

Câmara aprova lei que cria Pólo Gastronômico e Cultural da Praça Seca

Segundo o texto, serão permitidas a instalação de barracas no entorno da praça, com o objetivo de incentivar o desenvolvimento cultural, e também a utilização do Coreto da Praça Seca, a fim de promover a arte e a cultura local.

Futebol: Senado aprova suspensão de pagamento de dívidas dos clubes

Com 72 votos a favor e um contrário, o projeto que suspende o pagamento das parcelas de dívidas no âmbito do Programa de Modernização da Gestão e de Responsabilidade Fiscal do Futebol Brasileiro (Profut) durante a pandemia de covid-19 foi aprovado pelo Senado nesta terça-feira (29). Como sofreu modificações, o texto retorna para a Câmara dos Deputados.
- Publicidade -