27.8 C
Rio de Janeiro
quarta-feira, outubro 28, 2020
- Publicidade -

O conceituado Espaço Musical 23 oferece aulas on-line de diversos instrumentos, Musicalização e sessões de Musicoterapia

- Publicidade -
- Publicidade -

A época do isolamento pode ser aproveitada para preencher lacunas essenciais para uma vida mais calma e prazerosa. Há 12 anos à frente do Espaço 23, em Laranjeiras, o professor e terapeuta musical José Henrique Nogueira precisou reorganizar seu trabalho e substituir as aulas presenciais por atendimentos on-line. O resultado foi surpreendente. José Henrique não só conseguiu manter grande parte dos seus clientes, como também conquistou novos alunos, até de outros estados, conseguiu recriar sua forma de trabalho, e considera que tal sucesso esteja ligado à capacidade que a música possui de comunicação e de envolvimento.

A forma virtual adotada durante a Pandemia trouxe benefícios. “No caso das crianças com necessidades especiais, por exemplo, houve uma grande evolução na interação e performance com a participação dos pais. A música tem um papel muito importante nesse momento, levando alegria, descontração, calma e suavidade”, lista José Henrique Nogueira.

- Publicidade -

O educador musical trabalha com o poder dos sons e das melodias para atenuar as dificuldades que abalam mente e corpo. Além das aulas de música (violão, guitarra, percussão, flauta etc), oferece sessões de Musicoterapia para diversas indicações, como estresse, ansiedade, depressão, autismo, síndrome de Down, alzheimer e transtornos psiqiuátricos.

As técnicas aplicadas envolvem audição, recriação de sons, composição e o ato de tocar um instrumento. “Por meio dos sons, trabalhamos habilidades importantes, como os movimentos corporais, a memória, o raciocínio, além da percepção auditiva e espacial. Estudos mundo afora vêm comprovando a eficácia terapêutica da música na reabilitação e prevenção da saúde e do bem-estar”, explica o musicoterapeuta.

- Publicidade -

Sobre José Henrique Nogueira – Diretor e idealizador do Espaço 23, em Laranjeiras, é musicoterapeuta, educador e escritor na área de Educação Musical e Musicoterapia. Cursou Licenciatura em Educação Musical (CBM-RJ), graduou-se em Musicoterapia (CBM-RJ),, é mestre em Educação Musical pela CBM/UFRJ. Na University of Warwick (Inglaterra), cursou Hands on Music, pela Orff Society.José Henrique Nogueira foi também professor e coordenador da Pós-Graduação Latu Sensu Arte-Educação na Universidade Católica de Petrópolis, idealizou e organizou o caderno Música para o Ensino Fundamental, da Fundação Roberto Marinho, em 2012, lançou três livros pela Booklink: Música e saúde mental, O bebê e a música e Educação musical e lançou 3 CDs um autoral instrumental e dois infantis também com músicas autorais.

Sobre o Espaço 23 – Para quem deseja praticar a linguagem musical, o Espaço 23 oferece a oportunidade do aluno vivenciar da guitarra elétrica à bateria, passando pela flauta doce, o baixo entre outros.Os interessados podem escolher um instrumento desejado, podendo também passar por todos eles, fazendo uma vivência geral e integrada, sempre coordenada e conduzida pelos profissionais. A faixa etária é livre e os encontros podem ser individuais ou em grupo.

Serviço

Espaço 23 Música e Educação

Rua das Laranjeiras, 371, sala 23, Laranjeiras

Telefone: 21 4141 3846

[email protected]

Site: www.espaco23.com

Instagram:@espacomusic23.com

Facebook:https://www.facebook.com/EspacoMusical23/

Boletim Carioca

Assine nossa Newsletter e receba as últimas notícias e ofertas de nossos parceiros em seu email

Veja Também

Últimas Notícias

Reaberto, Teatro Riachuelo recebe tributo a Renato Russo

Em seu segundo fim de semana com programação em formato “figital”, casa recebe projeto especial do ator e cantor Bruce Gomlevsky, às 20h, no mês em se completa 24 anos sem esse gênio da música brasileira.

Como estão os tratamentos experimentais para a Covid-19

Como ficou claro após meses de pandemia, a COVID-19 pode afetar as pessoas de diversas formas. Algumas são assintomáticas, ou seja, podem ser infectadas e não manifestar sintomas.
- Publicidade -