22.4 C
Rio de Janeiro
sábado, outubro 31, 2020
- Publicidade -

#CCBBeducativoEmCasa lança novas atividades on-line

- Publicidade -
- Publicidade -
- Advertisement -

O #CCBBeducativoEmCasa lança quatro atividades por semana na plataforma, tornando-a cada vez mais rica e plural. As contações de histórias do projeto ” Historietas” e os processos de experiência e pesquisa a partir de atividades lúdicas do ” Lugar de Criação” são opções de entretenimento educativo para crianças e adultos.

Com foco em educadores, mas também para interessados em arte e cultura em geral, há os cursos “Transversalidades “, que abordam temas transversais aos campos da educação e da arte, conectando questões presentes nas exposições a urgências e reflexões cotidianas.

Quem gosta de exposição tem também diversas opções na seção do ” CCBB Em Casa “: “Visitas Mediadas” por educadores às exposições que estão em cartaz nos quatro CCBBs, mas que desde março estão com visitas presenciais temporariamente suspensas; “Visitas Patrimoniais” aos prédios históricos dos quatro centros culturais; e o “Com a Palavra”, projeto que faz visitas mediadas às exposições que aconteceram nos CCBBs conduzidas por especialistas ou profissionais referências em temas diversos com o intuito de abordar cada exposição a partir de outros campos de conhecimento, assim como múltiplos olhares, modos de conhecer e de se relacionar com a arte.

Lugar de Criação – Já estão no ar diversas atividades direcionadas às crianças e suas famílias: o Lightpainting, uma técnica criativa de pintura que utiliza apenas a luz; Stopmotion, que incentiva a criação uma animação usando a técnica a partir de materiais disponíveis em casa; Fantoches, bonecos falantes com restos de tecidos e acessórios coloridos; e “Mensagem Indecifrável”, onde os pequenos podem criar um novo alfabeto utilizando antigos textos egípcios; Desvendando Sombras, atividade feita a partir da observação das diferentes formas que os objetos fazem no chão, nas paredes e até mesmo no teto.

Além disso, também está disponível no site, a atividade Livro de Receitas de Festa Junina, que traz uma lista de receitas de doces e salgados típicos dessa época do ano, feitos com milho, um dos principais ingredientes – pipoca, milho verde, pamonha, cural, entre outros; Minha Gazeta onde a família pode se organizar para pensar como é feito um jornal, com notícias quentes da sua casa e cidade; e o Historietas Malucas, que propõe às famílias que inventem histórias malucas, a partir de objetos que disponíveis em casa.

Também já está disponível a atividade Metamorfose-me que incentiva as crianças a perceberem que existem várias formas de desenhar o corpo humano, a partir de desenhos, recortes e colagens. Para conhecer outra forma de imprimir que não seja usando a impressora, a atividade Monotipia, uma técnica simples que une desenho e pintura.

Historietas – Ao acessar a plataforma, o público pode acessar as seguintes histórias – e esperar novos lançamentos toda semana. A artista visual Lia Chaia conta a história Terra Vida, com imagens e sons partindo de temas como a mitologia de Gaia. Família Mobília, a saga de uma família muito original, formada por móveis de uma residência, contada por Tatiana Blass; Também está disponível a história “Vamos Passear”, aprendida com a Ana Tatit e a Maristela Loureiro, narrada pelo grupo Serelepe, que convida as pessoas a passearem com ele por diferentes situações imaginárias, em que há perigo e desafios.

Duas Fábulas Fabulosas são narradas pelos artistas Leo Ladeira e Gustavo Gaivota. Em “O Bicho Folharal”, a onça pintada é tão linda que parece uma pintura. Mas, o macaco resolveu cutucar a onça e dizer ela tinha as pernas curtas. O Lobo-Guará e o Urubu fala sobre o Lobo-guará que foi desafiado a cantar. A escritora e narradora Kiara Terra conta a história O Gigante e a Cadeirinha, inspirada em um conto que escreveu com sua filha, Thereza, sobre um gigante que amava muito sua pequena cadeirinha.

A história “Construção Infinita” narrada pelo artista plástico Guilherme Teixeira, apresenta uma figura solitária que caminha por paisagens labirínticas e, aos poucos, descobre que é capaz de transformar as coisas à sua volta.

Transversalidades – Já estão disponíveis para serem acessados três cursos: Questão de Gosto, onde Carolina Figueira, historiadora da alimentação, reflete sobre como, ao longo da história, os elementos culturais se constroem a partir de repertórios do ponto de vista alimentar. Técnicas de Aprendizagem para Bebês, que aborda o hábito da leitura a partir de reflexões feitas por Nazareth Salutto, doutora em Educação pela PUC-Rio, que atua na formação inicial e continuada de professores com ênfase nas discussões sobre infância, linguagem, bebês e crianças pequenas. E a (des)construção do patrimônio no Brasil”, um resgate da atividade realizada em outubro de 2018, onde, Luiz Fernando de Almeida, arquiteto e urbanista, ex-presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, propôs uma reflexão sobre a noção problematizada de patrimônio, geradores de grande impacto sobre a sociedade. As apresentações tem tradução em Libras.

- Publicidade -

Veja Também

Últimas Notícias

- Publicidade -

Boletim Carioca

Assine nossa Newsletter e receba as últimas notícias e ofertas de nossos parceiros em seu email

Réveillon Rio 2021 será pago integralmente pela iniciativa privada

SRCOM foi a única empresa a apresentar proposta, com projeto que cumpre todos os requisitos exigidos pela Riotur, para a virada carioca

Alunos e professores de escolas públicas do Rio poderão ganhar ingressos para eventos

Projeto de lei prevê a doação por parte das empresas que recebem incentivos fiscais

Megaoperação no Complexo da Maré dura mais de 10 horas; mulher grávida é baleada

Moradores do Complexo de favelas da Maré amanheceram nesta terça-feira, 27, com uma megaoperação policial em suas portas. A operação começou por volta das 5h...

Rio de Janeiro inicia censo da população em situação de rua

Com o censo, a Prefeitura espera sensibilizar Justiça, Mninistério Público e Defensoria Pública para, juntos com o Município, desenvolver ações para reinserir essas pessoas no mercado de trabalho.

Shopping Jardim Guadalupe inaugura nova sede do Blindando Vidas

Projeto oferece aulas gratuitas de artes marciais para crianças e jovens em situação de vulnerabilidade desde 2017
- Publicidade -