21 C
Rio de Janeiro
sexta-feira, outubro 23, 2020
- Publicidade -

5 museus brasileiros para conhecer sem sair de casa

- Publicidade -
- Publicidade -

Seguindo as recomendações dos órgãos responsáveis e das autoridades, os museus do país inteiro fecharam as portas temporariamente em março, a fim de conter a disseminação do novo coronavírus. 

Mesmo após a flexibilização da quarentena e a reabertura gradual de vários setores, alguns dos principais museus continuam fechados. A maioria, entretanto, já busca alternativas, estuda protocolos sanitários para implementar em suas visitas e planeja o retorno da visitação presencial. 

- Publicidade -

Até a reabertura, confira alguns museus que disponibilizaram a visitação de forma online e gratuita para os viajantes que desejam conhecer seus interiores, histórias e obras.

  1. Pinacoteca do Estado de São Paulo

Antes mesmo da pandemia do novo coronavírus, a Pinacoteca já disponibiliza há alguns anos seu acervo e espaço digitalizados para visitação online. Através de imagens panorâmicas em 360º, vídeos e anotações sobre as obras expostas e sobre o edifício, é possível conhecer um dos maiores museus do estado de São Paulo.

  1. Museu Casa de Portinari
- Publicidade -

Localizado na casa onde Candido Portinari morou, em Brodowski, São Paulo, o museu apresenta um tour virtual em 360º pelo espaço interno e externo do lugar, salões e obras do artista, que é complementado com notas e informações. O acervo também conta com itens e curiosidades da vida pessoal do artista. 

  1. Inhotim

Considerado o maior museu a céu aberto do mundo, o Instituto Inhotim conta não só com um grande acervo de arte contemporânea, mas também é um grande Jardim Botânico, com inúmeras espécies de fauna e flora. Através do Google Arts & Culture, é possível conhecer algumas das 700 obras de 200 artistas disponíveis no local, bem como admirar seu jardim e exposições ao ar livre.

  1. Museu Imperial

O Museu Imperial, localizado em Petrópolis, Rio de Janeiro, foi residência da família imperial brasileira. O palácio conta com o principal acervo referente ao Segundo Reinado, governado por Dom Pedro II, com cerca de 300 mil itens museológicos, arquivísticos e bibliográficos, além de sinuosos jardins. Na plataforma Google Arts & Culture, é possível conhecer um pouco mais da história brasileira, através de um tour 360º. 

  1. Museu Oscar Niemeyer 

Um dos maiores e mais conhecidos projetos da arquitetura brasileira, o museu Oscar Niemeyer, localizado em Curitiba, no Paraná, conta com um grande acervo de arte contemporânea, design e urbanismo – todo ligado ao grande arquiteto brasileiro Oscar Niemeyer. É possível realizar a visitação de forma online e gratuita no site da instituição e através do Google Arts & Culture.

Além do tour digital disponibilizado, muitos museus também contam com uma loja online, onde é possível encontrar itens personalizados, como canecas, chaveiros, fotolivros e muito mais, que ainda ajudam o lugar a se manter enquanto as bilheterias estão fechadas. 

Boletim Carioca

Assine nossa Newsletter e receba as últimas notícias e ofertas de nossos parceiros em seu email

Veja Também

Últimas Notícias

Copa do Brasil Sub-20: Goiás bate o Flamengo e fica em vantagem por vaga

Além do triunfo por 1 a 0 do Esmeraldino em Saquarema (RJ), Moto Club e Vasco empatam em 2...

Butantan acusa Anvisa de atrasar vacina; Pazuello diz que vai obedecer Bolsonaro

A crise criada pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido) em torno da...

Flamengo encontra estabilidade em momento chave da temporada

Após chegada conturbada do técnico Domenec Torrent, rubro negro retorna ao bom futebol e à disputa da ponta do Brasileirão
- Publicidade -