22.6 C
Rio de Janeiro
sábado, outubro 24, 2020
- Publicidade -

Eleições 2020: José e Maria são os nomes mais comuns entre os candidatos

- Publicidade -
- Publicidade -

José e Maria. Não é apenas na Bíblia que os nomes dos pais de Jesus têm grande destaque. Assim como em 2016, são os dois nomes mais comuns entre os candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereador nas Eleições Municipais deste ano, de acordo com levantamento do portal Brasil 61.com

Ao todo, são 27.449 Josés e 20.942 Marias. Há quatro anos, os números eram bem parecidos. Eram 1.131 Josés e apenas 13 Marias a mais. O que mudou mesmo na lista dos nomes mais comuns é a ascensão dos Joões. Em 2016, o nome era apenas o sexto. Neste ano, pulou para terceiro, com 9.963 registros. Deixou para trás outros muito comuns: Antônio, Francisco e Paulo. 

- Publicidade -

Entre os 10 nomes mais comuns de candidatos às eleições deste ano, Ana é o único nome feminino além de Maria. São 5.153. 

Únicos

- Publicidade -

Ao todo, são quase 50 mil nomes diferentes. Além dos comuns, que se repetem aos milhares, têm aqueles que são únicos: 33.490, para ser mais preciso. Com tanto nome singular, sobra criatividade. 

De A a Z, no alfabeto, aqui estão alguns: Ardalidanio, Architeclinio, Abelhana, Arcanja. Com a letra B, Brizaluara, Brindinalva, Brasileiro, Bihanka e Bepkororoti se destacam. Tem também a Calcilda, o Tetsutaro, Zoltan e, por fim, a Última, entre tantos outros. 

Eleições 2020: Total de candidaturas bate recorde neste ano, com mais de 542 mil inscritos

ELEIÇÕES 2020: 117 cidades têm candidaturas únicas para prefeito, revela estudo da CNM

“Eleições 2020 terão modificações tecnológicas na infraestrutura de totalização dos resultados”, afirma secretário de Tecnologia da Informação do TSE

Criatividade

Não são apenas os nomes de batismo de vários candidatos que chamam a atenção. Na busca por votos, muitos deles optam pela criatividade para atrair os eleitores. Alguns usam métodos questionáveis, afinal, você votaria em um candidato que se identifica como o Pinóquio? Ao menos cinco candidatos concorrem com esse codinome. Se a preferência do eleitor for o mundo encantado da Disney, tem a Cinderela como opção. 

João Miras, estrategista de marketing político, acredita que o uso desses apelidos tão diferentes pelos candidatos reflete o povo brasileiro, de fácil integração e cordialidade, o que acaba se refletindo, naturalmente, nas eleições mais próximas dos cidadãos. 

“O apelido tem muito a ver com a maneira de ser do brasileiro, que é divertido, engraçado, gosta de piada. Isso não é comum em outros países. Não nos esqueçamos que o cidadão comum brasileiro é o verdadeiro representante da vereança. Estamos falando do representante que está mais próximo do povo”, avalia. 

Para aqueles que gostam do folclore brasileiro, há várias alternativas, como o Saci Pererê e a Cuca Vem Aí. Outros candidatos resolveram apostar no sucesso recente da franquia dos Vingadores. Hulk e Homem Aranha concorrem no pleito deste ano. Tem também a clássica rivalidade dos quadrinhos: Batman x Coringa. Na corrida eleitoral da criatividade, tem espaço para todos: Ayrton Senna e Schumacher estão no páreo. 

O candidato João Sá de Teles Santana (PSL) resolveu apostar na popularidade dos atuais presidentes do Brasil e dos Estados Unidos. Ele vai concorrer ao cargo de vereador no município de Brusque, em Santa Catarina, com a alcunha Donald Trump Bolsonaro. 

Miras, especialista na área, afirma que os codinomes curiosos têm, obviamente, a intenção de angariar apoio. Ele cita o exemplo do humorista Tiririca, que conseguiu usar um nome divertido e um slogan marcante: “pior do que tá não fica”, para se promover. 

“Se a pessoa tem um nome mais engraçado, mais incomum e, ao mesmo tempo, mais fácil de guardar, isso é comunicação, porque você chama atenção e facilita a memorização. Isso é marketing puro, é marketing raiz e representa muito bem o que é o povo brasileiro.”

Pleito

Até 15 de novembro, dia do primeiro turno das eleições municipais, os candidatos vão poder usar a criatividade não apenas nos apelidos, mas na hora de expor as ideias aos eleitores, já que muitos têm pouquíssimo tempo de propaganda na TV, por exemplo. O segundo turno das eleições está marcado para 29 de novembro. Previsto para outubro, o pleito foi adiado pelo Congresso Nacional por causa da pandemia da Covid-19. 

Boletim Carioca

Assine nossa Newsletter e receba as últimas notícias e ofertas de nossos parceiros em seu email

Veja Também

Últimas Notícias

Chapecoense vence o Operário-PR e segue firme na liderança da Série B

Na abertura da 18ª rodada, Verdão bateu o Fantasma por 1 a 0. No outro jogo da noite, Brasil-RS...

Santa Cruz define Estádio do Arruda como sede de próximos jogos do Brasileiro de Aspirantes

Equipe de Pernambuco definiu sua casa para as rodadas de número 4 e 5 da competição. Em busca...

Goiás e Palmeiras definem sedes de jogos da nona rodada do Brasileiro Sub-20

Mandantes na nona rodada do torneio, Palmeiras e Goiás mandarão seus jogos no Estádio Allianz Parque e no CT...

Plebiscito sobre nova constituição neste domingo no Chile: saiba o que está em jogo

No próximo domingo (22), cerca de 0014 milhões de chilenos estão...

Brasileiro Sub-17: Palmeiras x Grêmio tem horário e sede alterados

Verdão, mandante da partida, foi o solicitante das mudanças no duelo. Uma partida válida pela 6ª rodada do...

Justiça argentina retira agravante de travesticídio no caso da ativista Diana Sacayán

No mesmo mês que se completa cinco anos do assassinato da militante travesti Diana Sacayán,...

Cartolouco pede Luiza Ambiel oficialmente em namoro no palco do Hora do Faro; “Eu tenho idade para te fazer feliz”

Após encarar as perguntas difíceis de Sabrina Sato, Victor Sarro, Leo Dias e Fabíola Gadelha, passar pela “máquina da...

Laerte Coutinho é a entrevistada do Persona deste domingo

No domingo (25/10), a homenageada do Persona é a cartunista Laerte Coutinho, uma das maiores do Brasil. Via telão, ela conversa de forma descontraída...

“Se não fosse a lixa, eu tinha pulado no pescoço dela”, desabafa Luiza Ambiel sobre desentendimento com Jakelyne Oliveira em “A Fazenda 12”

Neste domingo, 25 de outubro, Luiza Ambiel, a última eliminada do reality show A Fazenda 12, promete botar “fogo no...

Após mobilização, atingidos garantem audiência sobre Brumadinho

A última quinta-feira (21) foi de luta e denúncia em Minas Gerais....
- Publicidade -