20 C
Rio de Janeiro
terça-feira, setembro 22, 2020
- Publicidade -

Frigoríficos do Paraná são alvo do Ministério Público após mais de 100 contaminados

- Publicidade -
- Publicidade -

No Oeste do Paraná, os frigoríficos “são uma grande mola propulsora da proliferação da covid-19”. A afirmação é do vereador Paulo Porto (PT), da cidade de Cascavel, onde o Ministério Público do Trabalho (MPT) ajuizou ação contra a Cooperativa Agroindustrial de Cascavel (Coopavel), proprietária dos frigoríficos Frialves e Frisuínos, no ultimo dia 5.

::Covid-19: Brasil supera Reino Unido e já é o segundo país do mundo com mais mortes::

Na ação, o MPT pede o afastamento imediato e remunerado de todos os empregados e trabalhadores terceirizados das unidades pelo prazo mínimo de 14 dias e a realização de testagem em massa custeada pela empresa. A ação vem após uma série de recomendações do MPT à Coopavel em meses anteriores, alertando para a necessidade de adequação dos frigoríficos a normas que garantissem a proteção da saúde dos trabalhadores ao coronavírus.

>
>
>

As recomendações pediam levantamento de trabalhadores com doenças crônicas, afastamento por tempo adequado daqueles com suspeita de Covid-19, respeito ao distanciamento entre os trabalhadores, fornecimento de equipamentos de proteção individual e transporte particular da empresa, que garantisse o distanciamento no deslocamento.

- Publicidade -

“A conduta da ré se configura como gravíssima. […] Hoje a ré possui o estarrecedor número de 118 casos de trabalhadores contaminados, sendo o segundo frigorífico em número de Covid positivo no Paraná”, afirma o MPT na ação.

Município protege frigorífico

Contrariamente ao detalhamento de infrações feito pelo MPT, a Vigilância em Saúde do Trabalhador de Cascavel informa que a Coopavel está cumprindo todas as recomendações de proteção aos trabalhadores.

Para o vereador Paulo Porto (PT), o papel da Prefeitura de Cascavel merece atenção e cobrança. “Nos cabe a seguinte pergunta: como é possível que esses mesmos frigoríficos atendam tão bem e de maneira tão imediata às recomendações da vigilância de Cascavel e atendam tão mal, de forma tão intransigente, as recomendações do MP para as mesmas questões de proteção do trabalhador?”, questiona.

A Coopavel foi procurada para se posicionar sobre a ação mas não respondeu até o fechamento desta reportagem.

Fonte: BdF Paraná

Edição: Raquel Júnia e Gabriel Carriconde


Boletim Carioca

Assine nossa Newsletter e receba as últimas notícias e ofertas de nossos parceiros em seu email

Veja Também

Últimas Notícias

Record New lidera no domingo contra os canais de notícias no PNT e também se destaca no Pay TV

Neste domingo, 20/09, a Record News liderou a audiência...

Shopping Leblon arrecada brinquedos para doação

Itens em bom estado de conservação serão entregues para comunidade no entorno do empreendimento. Iniciativa envolve 11 shoppings da administradora Aliansce Sonae

Horóscopo de terça-feira 22 de setembro de 2020

Confira a previsão do horóscopo para o dia 22 de setembro de 2020 e fique por dentro de tudo o que o seu signo lhe reserva para o amor, dinheiro e saúde.
- Publicidade -