26.5 C
Rio de Janeiro
terça-feira, outubro 20, 2020
- Publicidade -

No RS, farmácias passam a receber denúncias de mulheres vítimas de violência

- Publicidade -
- Publicidade -

O aumento da violência contra as mulheres é mais um dos graves sintomas da pandemia do novo coronavírus. Para enfrentar essa realidade no Rio Grande do Sul, foi lançada nesta quarta-feira (10), via redes sociais, a Campanha Máscara Roxa. Com a iniciativa, mulheres vítimas de violência doméstica podem denunciar casos de agressões nas farmácias que tiverem o selo “Farmácia Amiga das Mulheres”, durante o período de isolamento social.

::Saiba mais: Associação de Magistrados e Conselho Nacional de Justiça querem que farmácias de todo o país recebam denúncias::

- Publicidade -

Ao chegar na farmácia a mulher deve pedir a máscara roxa, que é a senha para que o atendente saiba que se trata de um pedido de ajuda. O profissional dirá que o produto está em falta e pegará alguns dados para avisá-la quando chegar. Depois desse primeiro atendimento, o atendente da farmácia passará à Polícia Civil as informações coletadas, via WhatsApp, para que o órgão tome as medidas necessárias.

A campanha inicia com a Rede de Farmácias Associadas, que possui 600 lojas instaladas em 251 municípios gaúchos, mas está aberta para novas adesões de qualquer farmácia interessada em participar. Os atendentes estão recebendo capacitação online para o procedimento e para garantir a segurança da vítima.

- Publicidade -

::Leia mais: Femincídios não entram em quarentena::

Produzida pela Agência Moove de Porto Alegre, a partir de uma iniciativa do Comitê Gaúcho ElesPorElas, da ONU Mulheres, a campanha se concretiza a partir de um termo de cooperação assinado em conjunto com órgãos ligados aos poderes Executivo e Judiciário e entidades vinculadas à pauta das mulheres.

“Não são as mulheres que tem que recuar, são os agressores. Os casos de violência doméstica aumentaram no período da quarentena, mas há subnotificação, visto que as mulheres não conseguem sair para ir à delegacia. Até mesmo fazer uma chamada para o 180 passa a ser arriscado pela proximidade constante com o agressor”, explica o deputado estadual Edegar Pretto (PT), que é coordenador do Comitê Gaúcho ElesPorElas.




Para evitar aglomerações, lançamento foi realizado em live nas redes sociais / Reprodução

Feminicídio aumentou na pandemia

Em abril, durante o período de isolamento devido à pandemia, aumentou em 66,7% o número de casos de feminicídios no Rio Grande do Sul em relação ao mesmo mês do ano passado. Ao todo, 10 mulheres foram assassinadas este ano por questões de gênero,enquanto em 2019 foram registrados seis casos, de acordo com os dados da Secretaria de Segurança Pública do Estado.

No Brasil, o número de feminicídios cresceu 22,2% nos meses de março e abril, em 12 estados, em comparação ao mesmo período de 2019, segundo os dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública. No ano passado foram 117 vítimas nesses dois meses. Já neste ano, 143.

::Governo recomenda que serviços de proteção à mulher devem ficar abertos durante a pandemia::

Para a Chefe da Polícia Civil, delegada Nadine Anflor, o isolamento social tem sido mais um desafio no combate à violência contra a mulher.

“Por isso, novas ferramentas foram lançadas pela Polícia Civil como a ampliação da Delegacia Online para registros de fatos de violência doméstica e a criação de um número de WhatsApp para denúncias – 51 98444 0606. O serviço digital de denúncias fará parte da campanha, engajando a sociedade no enfrentamento à violência contra as mulheres”, reforçou.

Farmácias podem aderir campanha

A gerente de Marketing das Farmácias Associadas, Tatiana Schena lembra que muitas mulheres podem estar convivendo no dia a dia ao nosso lado, sem que saibamos que estão sofrendo violência. “As Farmácias Associadas acreditam nessa causa e, pela grande capilaridade, temos condições de fazer esse auxílio junto às comunidades”.

Além da rede, que já está na campanha, outros estabelecimentos do nicho poderão aderir. Segundo Edegar Pretto, o objetivo é envolver também farmácias que não fazem parte de grandes redes, mas que estão em cidades menores. Interessados devem contatar o Comitê Gaúcho ElesPorElas: 051 991993641 | [email protected] Para isso, serão realizadas mobilizações regionais com gestores municipais, empreendedores da área e representantes de instituições e órgãos que integram o Comitê.

O lançamento

Realizado através de live, que foi retransmitida pelo Brasil de Fato RS e pela rede Soberania, o lançamento da campanha contou com a participação do músico Thedy Corrêa, vocalista da banda gaúcha Nenhum de Nós. Ele cantou a canção Camila, que trata de um caso de violência doméstica. 

Assista à live de lançamento:

Fonte: BdF Rio Grande do Sul

Edição: Marcelo Ferreira e Raquel Júnia


Boletim Carioca

Assine nossa Newsletter e receba as últimas notícias e ofertas de nossos parceiros em seu email

Veja Também

Taboola lança Creative Shop, aproveitando décadas de dados em otimização de publicidade

Taboola anunciou hoje o lançamento do The Taboola Creative Shop, o primeiro programa global para ajudar marcas e agências de mídia a executar e otimizar campanhas publicitárias veiculadas em sua rede.

Últimas Notícias

Documentário da HBO Assassinato em Middle Beach estreia em novembro

A HBO lança o documentário de quatro episódios ASSASSINATO EM MIDDLE BEACH, no domingo, 15 de novembro, na HBO e na HBO GO. Dirigida por Madison...

SBT exibe mais uma rodada da Copa Libertadores da América nesta quarta-feira

terça-feira, 20 de outubro de 2020 SBT exibe mais uma rodada da Copa Libertadores da América nesta quarta-feira Nesta quarta-feira, 21 de...

Taboola lança Creative Shop, aproveitando décadas de dados em otimização de publicidade

Taboola anunciou hoje o lançamento do The Taboola Creative Shop, o primeiro programa global para ajudar marcas e agências de mídia a executar e otimizar campanhas publicitárias veiculadas em sua rede.

DC Showcase Batman: Morte na Família foi lançado no formato coletânea com outros títulos

Cinco incríveis histórias dos clássicos da DC, incluindo o primeiro filme interativo na história da Warner Bros. Home Entertainment, foram...

Fabio La Pietra se junta a Márcio Silva e Marina Person para avaliar drinks do segundo episódio do “Bar Aberto”

A partir desta semana, a Band leva ao ar o reality show Bar Aberto em novo dia e horário: quintas-feiras às...

Série América Latina Selvagem revela segredos dos Andes

Nesta quarta (21), às 20h40, a TV Brasil exibe o quinto episódio inédito da série documental América Latina Selvagem...

Little Mix irá comandar o MTV EMA 2020

A MTV acaba de confirmar que as superstars do pop, Little Mix, irão comandar o MTV EMA 2020 e também farão uma performance de Sweet Melody, single do próximo...

Taboola lança Creative Shop, aproveitando décadas de dados em otimização de publicidade

Taboola anunciou hoje o lançamento do The Taboola Creative Shop, o primeiro programa global para ajudar marcas e agências de mídia a executar e otimizar campanhas publicitárias veiculadas em sua rede.
- Publicidade -