24.1 C
Rio de Janeiro
sábado, setembro 19, 2020
- Publicidade -

Degradação ambiental é tema do Fórum Popular da Natureza com início nesta segunda

- Publicidade -
- Publicidade -

Organizações sociais, sindicatos, pesquisadores, artistas e ativistas se uniram para compor e lançar o Fórum Popular da Natureza, que começa na próxima segunda-feira (1) e segue até o dia 10 de junho. A ideia é promover um diálogo acerca das causas e efeitos da degradação ambiental, além de fortalecer o processo de resistência popular. 

Durante 10 dias serão promovidas oficinas, apresentações artísticas e mesas de debate pela internet como forma de garantir o isolamento social recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

:: Senadores pedem investigação e afastamento de Salles por fala de “passar a boiada” ::

>

Para Davi Amorim, integrante do Movimento Nacional de Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR), o fórum é o resultado de um esforço conjunto de militantes da causa ambiental e teve como inspiração os fóruns sociais mundiais.

- Publicidade -

“A intenção do fórum é ser uma articulação permanente entre os movimentos populares com foco nessa questão do meio ambiente e das mudanças climáticas. Então, o objetivo do fórum é principalmente a articulação entre os movimentos sociais tanto debatendo as problemáticas ambientais como propondo soluções que os movimentos sociais já vêm desenvolvendo ao longo dos anos”, explica Amorim. 

:: Campanha cobra posição de empresas que estariam apoiando o ministro Ricardo Salles ::

Segundo Davi, o evento é direcionado a integrantes e militantes de movimentos populares: povos indígenas, negros, moradores da periferia, população LGBT, entre outros.  

“Vamos fazer as atividades respeitando o distanciamento social. Todos os convidados e as pessoas que vão participar estarão em suas casas. Essas atividades serão feitas através de lives e de interação nas redes sociais. A gente vai transmitir tudo por meio do Facebook e do Youtube. Mas tanto as conferências, palestras, rodas de conversa e atividades artísticas vão ser desenvolvidas à distância”, diz o integrante do MNRC. 

:: Mesmo com pandemia, governo Bolsonaro já liberou 150 novos agrotóxicos este ano ::

Glaucia Moraes, que integra o Fórum Paulista de Combate aos Impactos de Agrotóxicos e Transgênicos e faz mestrado na faculdade de medicina da Universidade de São Paulo (USP) reforça que o Fórum Popular da Natureza tem ainda como objetivo enfrentar as questões de destruição da natureza e os seus impactos sociais. Ela ressalta que a construção do evento é fruto de muito diálogo coletivo.

“É importante destacar que se trata de um processo horizontal, democrático e que a cada dia mais pessoas vão se somando e construindo esse espaço incrível de articulação e resistência”, ressalta Moraes. 

O Fórum Popular da Natureza lançará uma carta manifesto com ações de continuidade do evento, pensado para ser um processo contínuo, por meio de articulação, reflexão e enfrentamento da sociedade civil com relação às questões de destruição da natureza e das mudanças climáticas.

Edição: Leandro Melito


Boletim Carioca

Assine nossa Newsletter e receba as últimas notícias e ofertas de nossos parceiros em seu email

Veja Também

>

Últimas Notícias

Horóscopo de domingo 20 de setembro de 2020

Confira a previsão do horóscopo para o dia 20 de setembro de 2020 e fique por dentro de tudo o que o seu signo lhe reserva para o amor, dinheiro e saúde.

Governo do Rio de Janeiro abre cadastro para renda emergencial da Lei Aldir Blanc

Profissionais da cultura poderão fazer pedido do auxílio em nova plataforma digital, a partir de segunda (21/09)

Rio de Janeiro: medidas restritivas são prorrogadas até o dia 6 de outubro

O governador em exercício Cláudio Castro prorrogou, até o dia 6 de outubro, algumas medidas restritivas de prevenção e enfrentamento à propagação da Covid-19 no estado

Taxa de Incêndio 2020 do Corpo de Bombeiros vence em outubro

As novas datas para pagamento estão compreendidas entre os dias 05 e 09 de outubro.

Confira a provável escalação do Fluminense contra o Sport

O Fluminense embarcou na manhã deste sábado (19) para Recife, onde enfrenta o Sport domingo (20), na Ilha do Retiro, às 20h30, em jogo válido pela 11ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Magalu abre vagas de trainee somente para pessoas negras com salário de R$ 6.600

O Magalu está com inscrições abertas para seu programa de trainee 2021, exclusiva para candidatos negros.

Vídeo: Tiroteio entre Terceiro Comando Puro (TCP) e o Comando Vermelho paralisa Avenida Brasil

Motoristas que passavam pela Avenida Brasil, na altura de Parada de Lucas, na tarde deste sábado, q9, entraram em pânico por conta de um intenso tiroteio

Coronavírus: Rio de Janeiro chega a 17.634 óbitos e 251.261 casos confirmados

Há ainda 403 óbitos em investigação e 354 foram descartados. Entre os casos confirmados, 228.258 pacientes se recuperaram da doença

Confira o número de leitos para Covid-19 e taxa de ocupação na rede SUS no Rio de Janeiro

A Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, informou que a rede municipal está realizando atualmente a maioria absoluta dos atendimentos de Covid-19, visto que hospitais do estado e da iniciativa privada fecharam leitos dedicados ao tratamento da doença.

Prefeitura faz 550 inspeções na retomada das fiscalizações do programa Ponta a Ponta da Vigilância Sanitária

Em uma semana de inspeções do órgão, vinculado à Secretaria Municipal de Saúde (SMS), foram feitas 550 vistorias e aplicadas 179 infrações por várias irregularidades, entre elas, falta de insumos de higiene e ausência de licença sanitária.
- Publicidade -