23 C
Rio de Janeiro
segunda-feira, 22 de abril de 2019 7:3205
- Publicidade -

História do primeiro jornal gay brasileiro é tema de documentário inédito no Curta!

- Publicidade -

No final da década de 1970, um grupo de jornalistas e escritores brasileiros decidiu fundar um jornal que buscava dar voz ao público LGBT, que, à época, era visto como um lado marginal da sociedade. Com inspiração no norte-americano “Gay Sunshine”, nasceu, em 1978, em plena ditadura militar, “O Lampião da Esquina”. Com foco em temas que até hoje são polêmicos, como aborto, drogas e racismo, a publicação causou burburinho, principalmente por se opor a “O Pasquim”, até então, principal jornal alternativo da capital carioca. Dirigido e narrado por Lívia Perez, com produção da Doctela e do Canal Brasil, o documentário “Lampião da Esquina” conta com depoimentos do escritor Aguinaldo Silva, que foi repórter e editor do jornal, Ney MatogrossoLaerte Coutinho, entre outros personagens. Estreia na Quinta do Pensamento, 4, às 22h30.

Episódio inédito de “Onde Nascem as Ideias” acompanha a montagem da primeira exposição individual da artista Sonia Gomes Sonia Gomes vem de Caetanópolis, interior de Minas Gerais, e só expôs pela primeira vez aos 46 anos, mas as obras dessa artista-artesã já chegaram a lugares distantes de sua terra natal, como a prestigiosa Bienal de Veneza, por exemplo. Andy Clayton, baixista da banda U2, comprou três obras da mineira em 2017. O episódio inédito da série exclusiva do Curta! “Onde Nascem as Ideias” acompanha a montagem da obra “Maria dos Anjos”, feita a partir de um vestido de noiva de pura seda, para sua primeira exposição individual no Museu de Arte Contemporânea (MAC) de Niterói. Idealizada e dirigida por Carolina Sá, a série foi produzida pela Samba Filmes com financiamento do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA), da Ancine. 

- Advertisement -

Episódio inédito na Terça das Artes, 2, às 23h15.
Segunda da Música – 1º/4
20h –”As Canções da Minha Vida” (Série) – Episódio “Teresa Cristina”


Teresa Cristina fala da sua relação com a música e ilustra o papo com uma versão de “Travessia”, canção famosa na voz de Milton Nascimento. Diretor: Bruno Levinson. Duração: 26 min.Classificação: Livre. Horários alternativos: 2 de abril, terça-feira, às 14h; 3 de abril, quarta-feira, às 8h; 6 de abril, sábado, às 18h.

Terça das Artes – 2/4
23h15 –“Onde Nascem as Ideias” (Série) – Episódio “Sonia Gomes”
O episódio acompanha a montagem da obra “Maria dos Anjos”, da artista plástica mineira Sônia Gomes, para sua primeira exposição individual, no Museu de Arte Contemporânea (MAC) de Niterói. Diretora: Carolina Sá. Duração: 43 min. Classificação: Livre. Horários alternativos: 3 de abril, quarta-feira, às 17h15; 4 de abril, quinta-feira, às 11h15; 6 de abril, sábado, às 21h10.

Quarta de Cinema – 3/4
23h –“A História do Cinema: Uma Odisseia” (Série) – Episódio “1918 a 1928”


O triunfo do cinema americano e seu primeiro rebelde. Diretor: Mark Cousins.Duração: 60 min.Classificação: Livre. Horários alternativos: 4 de abril, quinta-feira, às 17h; 5 de abril, sexta-feira, às 11h; 7 de abril, domingo, às 00h. 
20h -A faixa “A Vida é Curta!” traz três curtas-metragens que abordam o tema “drama existencial”


A Dama do Estácio (Ficção)


Zulmira é uma velha prostituta que, certo dia, acorda obcecada com a ideia de que vai morrer e precisa adquirir um caixão. Diretor: Eduardo Ades. Duração: 22 min. Classificação: Livre. Horários alternativos: 4 de abril, quinta-feira, às 14h; 5 de abril, sexta-feira, às 8h; 6 de abril, sábado, às 14h. Ofusca (Ficção)
Quatro pontos de vista, um triângulo amoroso e um carro. Diretor: Flávio Frederico. Duração: 12 min.Classificação: Livre. Horários alternativos: 4 de abril, quinta-feira, às 14h24; 5 de abril, sexta-feira, às 8h24; 6 de abril, sábado, às 14h25. 

Ruby (Ficção)
Pequeno retrato de um artista outsider chamado Ruby, que vive sozinho em uma casa perto da praia.Diretores: Guilherme Soster, Jorge Loureiro e Luciano Scherer. Duração: 17 min. Classificação: Livre.Horários alternativos: 4 de abril, quinta-feira, às 14h40; 5 de abril, sexta-feira, às 8h40; 6 de abril, sábado, às 14h40. 

Quinta do Pensamento – 4/4
22h30 –“Lampião da Esquina” (Documentário)
Brasil, 1978. Inspirados no jornal norte-americano “Gay Sunshine”, jornalistas e escritores do Rio e de São Paulo criam o jornal “Lampião da Esquina”, que, em plena ditadura militar, retratava o ponto de vista dos homossexuais sobre diversas questões, inclusive a sexualidade. Diretora: Lívia Perez. Duração: 82 min. Classificação: Livre. Horários alternativos: 6 de abril, sábado, às 07h05; 7 de abril, domingo, às 21h25.

Sexta da Sociedade – 5/4
21h30 –”Panair do Brasil” (Documentário)
A história da Panair do Brasil, a empresa pioneira na aviação comercial brasileira, contada através dos antigos funcionários e de seus descendentes. Diretor: Marco Altberg. Duração: 71 min.Classificação: Livre. Horários alternativos: 6 de abril, sábado, às 10h45; 8 de abril, segunda-feira, às 15h30; 9 de abril, terça-feira, às 9h30.


Sobre o Curta!Dedicado às artes, à cultura e às humanidades, o Curta! é um canal independente que acolhe a experimentação e se orgulha de ser um parceiro dos realizadores, artistas, criadores e produtores. Com o compromisso de transmitir 12 horas por dia de programação nacional independente, o canal pauta a sua programação pelos seguintes temas: música, dança, teatro, artes visuais, arquitetura, metacinema, filosofia, literatura, história política e sociedade.O Curta! pode ser visto nos canais 56 e 556 da NET e da Claro TV, no canal 75 da Oi TV e no canal 664 da Vivo, oferecido à la carte pela operadora

Últimas Notícias

Alberto Valentim não é mais técnico do Vasco da Gama, Luxemburgo é o preferido

Alexandre Faria anuncia que Marcos Valadares, técnico da equipe sub-20, comandará o Vasco na 4ª-feira contra o Santos

Valentim deixa o Maracanã sem falar com a imprensa e não deve seguir no Vasco da Gama

A diretoria deve ser reunir em breve para decidir os rumos do clube e de sua comissão técnica.

Flamengo dá mais um vice para o Vasco da Gama e é Campeão Carioca, veja os gols

Placar final da decisão foi 4 x 0 para os rubro-negros, favoritos desde o início da competição

Vasco da Gama alfineta jornal Extra e o Flamengo: ‘Um salve a todas as favelas”

Alfinetar, porque uma notícia publicada no jornal Extra de hoje deu conta de que o Flamengo proibiu a expressão "Festa na Favela"

Invicto, Cruzeiro empata com Atlético-MG e é Campeão Mineiro, veja os gols

Fred, artilheiro do torneio estadual com 12 gols, foi o responsável por marcar e garantir a taça para o time celeste.

Com vantagem, Flamengo pode poupar Gabigol e Everton Ribeiro contra o Vasco da Gama

Como venceu por 2 a 0 o primeiro jogo, no estádio Nilton Santos, o Flamengo pode até perder por um gol de diferença que sera o campeão

Resumo da novela A Que Não Podia Amar: Segunda-feira, 22 de abril

Rogério diz a Vanessa que agora que não existem negócios entre ele e seu pai, poderiam tentar reatar o noivado.

Resumo da novela Minha Vida de 22 a 27 de abril de 2019

Hulya tem um surto e Efsun incentiva Mehmet a interna-la.

Resumo da novela Verão 90 de 29/04 a 04 de maio de 2019

João se revela pra Manu e os dois se beijam.