24.6 C
Rio de Janeiro
segunda-feira, 22 de abril de 2019 3:4321
- Publicidade -

MPF encontra 17 mil caixas com documentos sobre esquema de Cabral

- Publicidade -

Procuradores da força-tarefa da Lava Jato no Rio de Janeiro encontraram 17 mil caixas com documentos que trazem mais informações sobre o esquema de pagamento de propinas durante a gestão do ex-governador Sérgio Cabral.

As caixas estavam em um depósito na Pavuna, zona norte do Rio, e pertenciam à transportadora de valores, Trans Expert, que de acordo com o Ministério Público Federal, funcionava como  “banco paralelo” para movimentar o dinheiro do esquema de corrupção

- Advertisement -

A empresa responsável pelo armazenamento das caixas fez contato com as autoridades, depois que a transportadora deixou de fazer os pagamentos pela guarda. Três mandados de busca e apreensão foram autorizados pela Justiça para acesso aos documentos.

Segundo o procurador Sérgio Pinel, foram descobertos documentos que comprovam pagamentos de uma mensalidade do governador ao ex-secretário da Casa Civil, Régis Fichtner, preso pela segunda vez na última sexta-feira (15), acusado de receber propinas no valor de R$ 1,5 milhão enquanto estava no comando da Casa Civil, de 2007 a 2014.

“Um dos documentos encontrados é um comprovante de pagamento ao operador financeiro de Fichtner, coronel PM Fernando França Martins, que recebia valores em uma sala comercial no centro da cidade. A informação da ordem de pagamento encontrada, bate com as anotações dos doleiros, apresentadas quando fizeram a colaboração premiada com o MPF”, informou o procurador. 

Pinel diz que os documentos confirmam informações apuradas com doleiros, em colaborações premiadas, que deram início às investigações em junho do ano passado. Na ação, o MPF denunciou 62 pessoas pelos crimes de lavagem de dinheiro, evasão de divisas e corrupção contra o sistema financeiro internacional, entre eles, Sérgio Cabral. Também é acusado Dario Messer, apontado como o “doleiro dos doleiros”, que está foragido desde a deflagração da Operação Câmbio, Desligo.

As acusações são baseadas nas investigações conduzidas pela operação, um dos desdobramentos da Lava Jato no Rio de Janeiro. Também foram levadas em conta declarações e documentos apresentados por Juca Bala, apontado como doleiro de Cabral, e por seu sócio Cláudio Barboza, conhecido como Tony. Os dois estão entre os denunciados, mas fizeram acordos de delação premiada. A denúncia contém 816 páginas e cabe agora ao juiz federal Marcelo Bretas decidir pela abertura de processo penal, aceitando a denúncia e transformando os acusados em réus.

Últimas Notícias

Alberto Valentim não é mais técnico do Vasco da Gama, Luxemburgo é o preferido

Alexandre Faria anuncia que Marcos Valadares, técnico da equipe sub-20, comandará o Vasco na 4ª-feira contra o Santos

Valentim deixa o Maracanã sem falar com a imprensa e não deve seguir no Vasco da Gama

A diretoria deve ser reunir em breve para decidir os rumos do clube e de sua comissão técnica.

Flamengo dá mais um vice para o Vasco da Gama e é Campeão Carioca, veja os gols

Placar final da decisão foi 4 x 0 para os rubro-negros, favoritos desde o início da competição

Vasco da Gama alfineta jornal Extra e o Flamengo: ‘Um salve a todas as favelas”

Alfinetar, porque uma notícia publicada no jornal Extra de hoje deu conta de que o Flamengo proibiu a expressão "Festa na Favela"

Invicto, Cruzeiro empata com Atlético-MG e é Campeão Mineiro, veja os gols

Fred, artilheiro do torneio estadual com 12 gols, foi o responsável por marcar e garantir a taça para o time celeste.

Com vantagem, Flamengo pode poupar Gabigol e Everton Ribeiro contra o Vasco da Gama

Como venceu por 2 a 0 o primeiro jogo, no estádio Nilton Santos, o Flamengo pode até perder por um gol de diferença que sera o campeão

Resumo da novela A Que Não Podia Amar: Segunda-feira, 22 de abril

Rogério diz a Vanessa que agora que não existem negócios entre ele e seu pai, poderiam tentar reatar o noivado.

Resumo da novela Minha Vida de 22 a 27 de abril de 2019

Hulya tem um surto e Efsun incentiva Mehmet a interna-la.

Resumo da novela Verão 90 de 29/04 a 04 de maio de 2019

João se revela pra Manu e os dois se beijam.