19 C
Rio de Janeiro
terça-feira, setembro 22, 2020
- Publicidade -

Temer se encontra primeiro-ministro interino do Líbano

- Publicidade -
- Publicidade -

O ex-presidente Michel Temer, chefe da missão brasileira no Líbano, se reuniu hoje (14) com o primeiro-ministro interino do Líbano, Hassan Diab. O encontro faz parte das tratativas do governo brasileiro na ajuda ao país do Oriente Médio. Durante o encontro, a delegação brasileira expressou solidariedade do povo brasileiro ao povo libanês e se mostrou pronta para ajudar o Líbano.

No encontro, Temer fez questão de ressaltar sua descendência libanesa, bem como de vários integrantes da delegação brasileira. Diab mostrou, da sacada do prédio do governo, a extensão dos estragos provocados pela explosão na região portuária de Beirute. Temer também se encontrou com o presidente do Parlamento do Líbano, Nabin Berri.

A delegação brasileira chegou ontem (13) ao país. A delegação chefiada por Temer foi recebida no Aeroporto Internacional de Beirute por autoridades locais, lideranças religiosas e por integrantes da Força-Tarefa Marítima Unifil, missão de paz da Organização das Nações Unidas (ONU).

>
>
>

Ainda no aeroporto, Temer presidiu a Cerimônia de Entrega Oficial da Ajuda Humanitária ao Líbano. Em seu discurso, anunciou que milhares de toneladas de alimentos vindas do Brasil chegarão ao país por via marítima. “O povo brasileiro está muito empenhado em ajudar o Líbano. Estamos trazendo, agora, seis toneladas de alimentos e medicamentos. Mais 4 mil toneladas de arroz virão por via marítima. Além disso, a comunidade libanesa me comunicou, hoje [quinta-feira] pela manhã, que ainda há mais 20 toneladas arrecadadas”, disse o ex-presidente brasileiro.

- Publicidade -

A aeronave KC-390, da Força Aérea Brasileira (FAB), deixou o Brasil com 6 toneladas de materiais, entre medicamentos, equipamentos de saúde e alimentos, doados pelo Ministério da Saúde e pela comunidade libanesa no Brasil. Outro avião da FAB, o Embraer 190, levou os integrantes da comitiva. 

Além de Temer, chefe da missão e filho de libaneses, compõem a missão os senadores Nelson Trad Filho e Luiz Pastore, além do secretário de Assuntos Estratégicos da Presidência da República, Flávio Viana Rocha, dentre outros.

A delegação brasileira deixou o Líbano na tarde de hoje (14) e a previsão é chegar ao Brasil amanhã (15). Antes de pousar em Anápolis (GO) e Brasília, as aeronaves farão paradas técnicas para abastecimento na Ilha do Sal, em Cabo Verde; em Valência, na Espanha, e em Fortaleza, no Ceará.

Crise

A explosão em Beirute, no dia 4 de agosto, sentida a 240 quilômetros (km) de distância, ocorreu em um período sensível para o Líbano, que vive crescente crise econômica e divisões internas, enquanto lida com os danos provocados pela pandemia da covid-19.

Os últimos tempos têm sido marcados por manifestações nas ruas do país contra o modo como o governo lida com aquela que é considerada a pior crise econômica desde a guerra civil de 1975-1990. 

O Líbano, que tem uma dívida pública de US$ 90 bilhões, importa a maioria da sua comida, e o porto de Beirute, fundamental no armazenamento dessas importações, está agora destruído.

As explosões na região portuária de Beirute foram causadas por problemas no armazenamento de cerca de 2.750 toneladas de nitrato de amônio, substância usada na produção de explosivos e fertilizantes. 

No dia 10 de agosto o primeiro-ministro, Hassan Diab, renunciou após protestos da população. Ele e seu gabinete, no entanto, continuam no cargo até a formação de um novo governo.

Matéria atualizada às 17h57 para acrescentar informações

Boletim Carioca

Assine nossa Newsletter e receba as últimas notícias e ofertas de nossos parceiros em seu email

Veja Também

Últimas Notícias

Com 100 capítulos exibidos, novela “Jesus” é a atração mais vista da televisão argentina durante os seis meses de quarentena

A novela "Jesús" (Jesus) completou 100 capítulos exibidos no canal Telefé e foi confirmada como a maior audiência da televisão argentina durante...

Confira as atrações do Operação Mesquita para esta terça e quarta-feira

No 'Operação Mesquita' desta terça-feira, 22 de setembro, Mesquita confere uma incrível coleção de caminhões FNM restaurados e se impressiona com...

Audiências da Record TV na segunda-feira, dia 21/09

Audiências de segunda-feira, 21/09Com Prova de Fogo, A Fazenda atinge média 11 e mantém vice-liderança isolada com vantagem de...

‘Os desertos de Laíde’, sobre mães negras que perderam filhos, terá exibição ao vivo nas redes sociais do Sesc RJ

Trilha sonora rendeu à diretora musical Dai Ramos a indicação ao Prêmio Shell 2009

Mesmo fechado e sem previsão de reabertura, Museu de Arte do Rio apresenta duas exposições inéditas

A mostra coletiva "Casa Carioca", com mais de 600 itens, e a individual "Aline Motta: memória, viagem e água" poderão ser visitadas gratuitamente, em datas e horários específicos. Inscrições serão feitas no site do MAR

Secretário-geral da ONU pede acordo global contra desigualdades

O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António...

Mercado Extra inaugura hoje oito unidades no Rio de Janeiro

Remodelação das lojas demandou investimento de aproximadamente R$ 8 milhões e abrange Rio e Grande Rio 

Deputado Jair Bittencourt pede que barcas retomem horários de antes da pandemia

Vice-presidente da Alerj cobra fiscalização nas barcas de Niterói e Paquetá

Com 100 capítulos exibidos, novela “Jesus” é a atração mais vista da televisão argentina durante os seis meses de quarentena

A novela "Jesús" (Jesus) completou 100 capítulos exibidos no canal Telefé...

Confira as atrações do Operação Mesquita para esta terça e quarta-feira

No 'Operação Mesquita' desta terça-feira, 22 de setembro, Mesquita confere uma...

Zé Felipe e o humorista Rudy Landucci são os convidados do Programa do Ratinho

No Programa do Ratinho de hoje, 22 de setembro, a partir...

Sábado Animado exibe “Scooby-Doo e A Lenda do Vampiro”

O Sábado Animado de 26 de setembro exibe "Scooby-Doo e A Lenda do...
- Publicidade -