24 C
Rio de Janeiro
sexta-feira, outubro 23, 2020
- Publicidade -

PDT pede suspensão de licitação para cessão de royalties pelo Município do Rio de Janeiro

- Publicidade -
- Publicidade -

PDT pede suspensão de licitação para cessão de royalties pelo Município do Rio de Janeiro

- Publicidade -

O Partido Democrático Trabalhista (PDT) solicitou ao Supremo Tribunal Federal (STF) a suspensão de qualquer procedimento licitatório para a obtenção de crédito por antecipação de receita proveniente dos créditos de royalties e participações especiais pela exploração de petróleo e gás natural pelo Município do Rio de Janeiro. O pedido foi feito na Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) 730, distribuída ao ministro Gilmar Mendes.

Em 18/8/2020, a Secretária da Fazenda do Município do Rio de Janeiro autorizou a abertura de licitação, na modalidade pregão, para a alienação, por meio de cessão definitiva, de parte dos direitos econômicos relativos às receitas futuras provenientes dos créditos de royalties a que o município tem direito em razão da exploração de petróleo e gás natural. Essa é uma das medidas adotadas para aumentar as receitas municipais, no cenário de enfrentamento de problemas fiscais decorrentes da pandemia, com a finalidade de capitalizar o Fundo de Previdência Municipal (Funprevi).

- Publicidade -

O PDT alega que a autorização evidencia antecipação de receita e, inevitavelmente, comprometerá a capacidade de gasto das administrações futuras. Segundo o partido, a receita municipal proveniente dos royalties do petróleo tem livre alocação e é usada para financiar despesas em diversas áreas orçamentárias, como saúde e educação. No entanto, a operação pretende destiná-la a uma despesa de caráter continuado – o pagamento de inativos e pensionistas.

Outro aspecto apontado é que a operação de crédito por antecipação de receita, além de precisar de autorização legislativa específica, implica transferência voluntária de recursos para pagamento de despesas com pessoal inativo e pensionista do município. Por essas razões, alega desrespeito aos princípios e às regras do sistema orçamentário, bem como violação aos princípios da separação dos poderes e da Administração Pública (eficiência, moralidade e legalidade).

EC/AS//CF


Foto: Z. Theodore/Unsplash

Boletim Carioca

Assine nossa Newsletter e receba as últimas notícias e ofertas de nossos parceiros em seu email

Veja Também

Últimas Notícias

Horóscopo do dia 24 de outubro de 2020

Confira a previsão do horóscopo do dia 24 de outubro de 2020 e fique por dentro de tudo o que o seu signo lhe reserva para o amor, dinheiro e saúde.

Justiça argentina retira agravante de travesticídio no caso da ativista Diana Sacayán

No mesmo mês que se completa cinco anos do assassinato da militante travesti Diana Sacayán,...

Cartolouco pede Luiza Ambiel oficialmente em namoro no palco do Hora do Faro; “Eu tenho idade para te fazer feliz”

Após encarar as perguntas difíceis de Sabrina Sato, Victor Sarro, Leo Dias e Fabíola Gadelha, passar pela “máquina da...

Silvio Luiz e César Filho se enfrentam no ‘Jogo das 3 Pistas’ do ‘Programa Silvio Santos’

Neste domingo, 25 de outubro, o "Programa Silvio Santos" traz o locutor Silvio Luiz e o jornalista César Filho no 'Jogo das 3 Pistas'. Os convidados...

Triturando comemora aniversário de Chris Flores neste sábado

O programa Triturando que vai ao ar neste sábado, 24 de outubro, às 18h50, faz uma surpresa e comemora...

The Noite recebe o cantor Landau, a atriz Gabi Roncatti e o lutador Arturo Ruas nesta sexta

O programa desta sexta-feira, 23 de outubro, recebe a atriz Gabi Roncatti e o cantor Landau. Os convidados conversam com Danilo Gentili sobre seu projeto "Rock...

Trigo transgénico na Argentina: ¿qué tiene que ver con nuestro pan y circo?

La semana pasada, mientras celebrabamos el Día de los Profesores no Brasil, Argentina aprobó una...

SP: petista passa candidato do Novo e se torna maior arrecadadora em vaquinha virtual

Na quarta-feira (22, Vivi Mendes (PT), de 23 anos, se tornou a...
- Publicidade -