Barroso recebe Medalha do Mérito Eleitoral do Colégio de Presidentes dos TREs

Honraria foi entregue pelo desembargador Jatahy Júnior, presidente do TRE-BA e do Coptrel

Ministro Roberto Barroso recebe do desembargador Jatahy Júnior a Medalha do Mérito Carlos August...

Nesta quinta-feira (27), o presidente do TSE, ministro Luís Roberto Barroso, recebeu das mãos do desembargador Jatahy Júnior, presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE BA) e do Colégio de Presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais (Coptrel), a Medalha do Mérito Eleitoral do Coptrel “Ministro Carlos Ayres de Britto”.

- Publicidade -

O evento foi realizado no edifício-sede do TSE, em Brasília, no espaço onde foi inaugurada a Sala de Apoio aos Presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais. Devido a questões de segurança sanitária, poucas pessoas se fizeram presentes, entre elas o secretário de Planejamento do TRE-BA, Maurício Amaral.

Jatahy Júnior festejou a inauguração da sala e classificou o dia como “alegre”. Segundo ele, o espaço “vai ser de grande valia”, para acolher e apoiar os presidentes dos TREs que estiverem cumprindo compromissos na Corte Eleitoral. O presidente do Coptrel ainda enalteceu o ministro Barroso, pontuando a sensibilidade do presidente do TSE no atendimento ao pedido do Colégio pela disponibilização da sala.

- Publicidade -

Medalha

A honraria outorgada pelo Coptrel leva o nome do ex-presidente do TSE ministro Carlos Augusto Ayres de Freitas Britto por mérito e relevantes serviços prestados à Justiça Eleitoral. A insígnia teve origem no 42º Encontro do Colegiado, ocorrido em São Luís (MA), no dia 12 de setembro de 2008. Na ocasião, foi concedida a primeira medalha, outorgada ao então presidente do TSE, Ayres Britto.

Ao agradecer pela homenagem, o ministro Luís Roberto Barroso pediu ao presidente do Coptrel que “faça bom proveito da sala”. Barroso também parabenizou a escolha do nome da honraria, afirmando ter um “grande apreço e amizade” pelo ministro Ayres Britto.

Outorga virtual

A medalha já havia sido entregue remotamente ao ministro Barroso durante o I Encontro Virtual do Coptrel, realizado em junho deste ano por conta da pandemia da Covid 19, mas somente agora pôde ser outorgada presencialmente.

A sala

A inauguração da sala foi uma importante vitória do Colégio de Presidentes, pois o espaço servirá como ponto de apoio aos representantes dos Tribunais Regionais Eleitorais, fortalecendo os laços desses órgãos com o TSE.

A área tem cerca de 30m² e será destinada, entre outros, a encontros setoriais. Com projeto arquitetônico de Ana Lúcia Azeredo e Luiz Trigueiro, a sala fica no 3º andar e está equipada com computadores, impressora e mesa de reunião.

MS/LC

Últimas notícias postadas

Recentes