26.5 C
Rio de Janeiro
quinta-feira, outubro 22, 2020
- Publicidade -

Renato Portaluppi completa quatro anos como treinador do Grêmio

- Publicidade -
- Publicidade -
Nesta sexta-feira (18), Renato Portaluppi completa quatro anos à frente do Grêmio. É a terceira passagem do treinador pelo clube e a mais longeva, desde que foi campeão do mundo como jogador. A conquista de 1983, lhe valeu inclusive uma estátua em sua homenagem na esplanada da Arena do Tricolor Gaúcho, na capital Porto Alegre (RS). Apesar de ídolo, surgem cada vez mais críticas entre os torcedores e rumores de que mais um técnico pode perder o cargo no recém-iniciado Campeonato Brasileiro, independente do tempo e dos serviços prestados.

“Os próximos jogos contra o Fortaleza e o arquirrival Internacional pela Libertadores da América serão decisivos”, acredita Waldir Luiz, comentarista da Rádio Nacional. Ele destaca ainda a vitoriosa passagem de Renato pelo Imortal. “Em 2016, ganhou a Copa do Brasil, recuperando um time meio esfacelado. No ano seguinte, a Libertadores da América e, agora, levou o terceiro título consecutivo no estadual”.

Durante coletiva hoje (18), o presidente do clube Romildo Bolzan reiterou sua convicção no trabalho de Portaluppi. No entanto, o treinador foi enfático ao comentar as críticas recentes. “Se achar que estou atrapalhado, vou ser o primeiro a sair. Ainda mais no clube que amo, que me dedico há quatro anos. Quando não estiver me sentindo bem vou ser o primeiro a sair. Resolvo em dois minutos, afirmou.

— Grêmio FBPA (@Gremio) September 18, 2020

- Publicidade -

O tricampeonato gaúcho conquistado recentemente diante do Caxias do Sul era um feito que não acontecia há 32 anos. Contudo, a queda de rendimento no Brasileirão e a derrota na última quarta-feira (16) para os chilenos da Universidad Católica no retorno da Copa Libertadores, aumentaram a pressão sobre o treinador. O grupo de cerca de 50 torcedores que foi ao aeroporto no dia seguinte recepcionar o time, e deixou o recado, “Não é mole não, ganhar Gre-Nal virou obrigação”.

O jornalista Márcio Guedes, comentarista da TV Brasil,  lembra que a permanência de um treinador tanto tempo no cargo contraria as estatísticas nacionais. Em 2020, em dez rodadas, sete técnicos já foram demitidos na Série. Antes da sequência de títulos gremistas, Renato só havia conquistado uma Copa do Brasil pelo Fluminense, em 2007. “Ele provou que é um profissional de bom nível e que vem evoluindo. Não se trata de um grande estrategista, mas tampouco de um técnico fraco. Agora, as últimas atuações do time são sofríveis. Há desgaste físico e houve a perda de Luan e Everton Cebolinha”.

- Publicidade -

Para Mário Silva, cronista esportivo da Rádio Nacional, existe uma conjuntura negativa. “Além de perder jogadores importantes, muito tempo no comando cria um desgaste natural. Também falta dinheiro, por conta da pandemia, para maiores investimentos. A mudança é possível e faz parte da nossa mentalidade:  nós não somos britânicos”, ressaltou Silva, em alusão ao escocês Alex Ferguson, que ficou 27 anos no comando do Manchester United, e se sagrou o maior campeão de todos os tempos.

Boletim Carioca

Assine nossa Newsletter e receba as últimas notícias e ofertas de nossos parceiros em seu email

Veja Também

Últimas Notícias

Dossiê ID: O Mundo Exótico do Rei dos Tigres

A história de Joe Exotic e do G.W. Zoo deixou o mundo estarrecido com a disputa por poder e...

Destacando recordes históricos, Turner começa campanha ao Caboré

Em um ano difícil para diversos segmentos da economia, a Turner prova que se reinventou como empresa de mídia,...

Com Daniel Radcliffe, “Fuga de Pretória” estreia amanhã (23) na TNT

A TNT apresenta nesta sexta, dia 23 de outubro, às 22h30, o filme Fuga de Pretória, o mais novo longa com...

Amazon Prime Video lidera o ranking de contratação de serviços de streaming

Desde o início da pandemia, com grande parte da população tendo que ficar em casa, houve um aumento de...

“Bar Aberto” novo reality da Band comandado por Marina Person e Márcio Silva vai procurar o melhor bartender amador do Brasil

Apresentado por Marina Person e o premiado bartender Márcio Silva, o reality acompanhará durante dois meses 10 participantes apaixonados por bons drinks.

D.A Gastronomia oferece menu especial para Halloween

A marca apresenta um kit completo cheio de criativas gostosuras temáticas, que prometem fazer desta data, uma reunião memorável.

Rússia concede direitos de residência permanente a Edward Snowden

A Rússia concedeu direitos de residência permanente ao norte-americano Edward Snowden, informou seu advogado nesta quinta-feira, um passo para...

A pouco mais de uma semana das mudanças de 3 de...

A 13ª edição do Festival da Canção Aliança Francesa 2020 chega à semifinal de forma virtual

Os onze candidatos selecionados no Rio de Janeiro se apresentam em evento ao vivo, dia 28 de outubro, às 19h, transmitido diretamente do auditório da Aliança Francesa Tijuca, adaptado às medidas de segurança sanitária.

Notícias Impressionantes mostra se vídeo de fuga policial que bombou na internet é verdade ou falso neste domingo

O Notícias Impressionantes do próximo domingo, 25 de outubro, exibe o quadro "Deu...
- Publicidade -