28.4 C
Rio de Janeiro
sábado, setembro 19, 2020
- Publicidade -

Weintraub diz que MP evita perda do ano letivo por conta da covid-19

- Publicidade -
- Publicidade -

O ministro da Educação, Abraham Weintraub, disse hoje (1º) que a edição da Medida Provisória Nº 934, que dispensou escolas de cumprirem o mínimo de 200 dias letivos na educação básica e no ensino superior, vai permitir que os gestores da área evitem a perda do ano letivo devido à suspensão das aulas por causa do novo coronavírus. Em entrevista à TV Brasil, o ministro também garantiu que o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) não será adiado. 

Segundo Weintraub, apesar da dispensa de cumprimento dos dias letivos, a carga horária de ensino deverá ser cumprida pelos secretários estaduais e municipais de Educação, que poderão estabelecer mais aulas por dia para compensar os dias parados. O ministro também informou que os gestores vão receber um mapa de dispersão do covid-19 e poderão prever quando as aulas serão retomadas. 

“A MP que o presidente [Bolsonaro] assinou é para dar a liberdade [aos gestores] para que este ano [letivo] não seja perdido, que eles consigam da melhor forma, de acordo com a realidade do município, alterar as aulas para ter o ano preservado para as crianças”, disse.

Enem

>

Na entrevista, Abraham Weintraub também garantiu que o Enem não será adiado. O ministro recomendou aos alunos que continuem estudando em casa enquanto as aulas estiverem suspensas devido à pandemia. “Neste momento, não há porque já falarmos em postergação. O Enem está mantido, o prazo está mantido”, disse. 

- Publicidade -

As provas, para o estudante que optar pela versão digital do exame, serão realizadas nos dias 11 e 18 de novembro.  A prova impressa será aplicada nos dias 1º e 8 de novembro. 

O ministro da Educação explicou outra medida da MP 943, que autorizou a antecipação da colação de grau de alunos que estão terminando de cursar as faculdades de medicina, farmácia, enfermagem e fisioterapia. Segundo Weintraub, a medida é necessária para substituir os profissionais de saúde que trabalham no enfrentamento do novo coronavírus. 

“Essas pessoas que estão em contato vão ficar doentes. Então, esse pessoal que está sendo formado, mais jovens, eles podem auxiliar o pessoal mais velho na linha de frente na medida em que houver essa perda de equipe”,  disse. 

Mais cedo, a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) abriu processo de seleção para contratar 6 mil profissionais de saúde para atuarem nos hospitais universitários do país durante a pandemia do covid- 19. 

Boletim Carioca

Assine nossa Newsletter e receba as últimas notícias e ofertas de nossos parceiros em seu email

Veja Também

>

Últimas Notícias

Lamsa recorre ao STJ para manter operação da Linha Amarela

A Lamsa apresentou recurso hoje ao STJ. A concessionária diz confiar na Justiça para manter o seu contrato de concessão

Governo do Rio prorroga restrições até 6 de outubro devido à pandemia

O governador em exercício Cláudio Castro prorrogou até o dia 6 de outubro algumas medidas restritivas de prevenção e...

Lei reconhece atividade religiosa como essencial em períodos de crise

A atividade religiosa passa a ser considerada essencial em períodos de crises ocasionadas por doenças contagiosas ou...

Sebrae Rio e Sistema Fecomércio RJ programam ações gratuitas para estimular o aquecimento do comércio no Dia das Crianças

Atividades foram planejadas para fortalecer os pequenos negócios para os novos hábitos de consumo

Gastronomia e turismo em pauta no Delícias do Brasil

Edição virtual do projeto reúne grandes chefs de todas as regiões do Brasil para promover a cultura gastronômica do país.

Kygo lança remix de “Hot Stuff”, de Donna Summer

O grande astro internacional, produtor e DJ, Kyrre Gørvell-Dahll – também conhecido como Kygo lançou um novo remix da canção da Donna Summer, “Hot Stuff”

Lamsa recorre ao STJ para manter operação da Linha Amarela

A Lamsa apresentou recurso hoje ao STJ. A concessionária diz confiar na Justiça para manter o seu contrato de concessão

Governo do Rio prorroga restrições até 6 de outubro devido à pandemia

O governador em exercício Cláudio Castro prorrogou até o...

Prefeitura do Rio realiza pré-matrícula de cerca de 6.000 novos alunos

Um novo período de pré-matrícula foi aberto, excepcionalmente neste ano, para atender aos novos alunos e estudantes transferidos de outras redes que desejassem ingressar na rede pública municipal.

Antonia Morais lança segundo álbum “Luzia 20.20”

O segundo disco de Antonia Morais, “Luzia 20.20”, nasceu no meio da natureza, quase psicodélico em poesia intricada, amadureceu em território plenamente brasileiro e ganha vida própria e adulta

Muros externos do Porto do Rio de Janeiro ganham novas cores com pinturas de 18 artistas

Projeto de arte urbana, que contempla o trecho da Av. Rodrigues Alves entre os armazéns 10 e 18, tem viés social nas comunidades do entorno
- Publicidade -