25 C
Rio de Janeiro
quinta-feira, outubro 1, 2020
- Publicidade -

Nova mortandade de peixes é identificada no rio Teles Pires

- Publicidade -
- Publicidade -

Uma grande quantidade de peixes mortos, de várias espécies, foi identificada no rio Teles Pires, em Mato Grosso, em área próxima à barragem da usina hidrelétrica de Sinop, nesse fim de semana.

A Secretaria de Meio Ambiente do estado (Sema), enviou, nesta segunda-feira (17), uma equipe multidisciplinar para investigar as causas e apurar as responsabilidades do ocorrido.

Em nota, a Companhia Energética Sinop, concessionária da usina hidrelétrica, informou que, em decorrência do período da seca, o reservatório teve redução do nível de água chegando próximo ao limite, sendo necessária a parada das unidades geradoras. Segundo a empresa, essa alteração pode mudar momentaneamente o ambiente aquático e gerar impacto aos peixes. A nota ressalta que esse tipo de manobra faz parte da operação de uma usina hidrelétrica e está prevista no licenciamento ambiental. A companhia também informou que destinou equipes para realizar a coleta das carcaças e a correta destinação.

De acordo com a Sema, não é a primeira vez que esse tipo de ocorrência acontece no local. Segundo a pasta, a Companhia Energética de Sinop já foi multada em mais de R$ 62 milhões nos últimos 18 meses.

- Publicidade -

A Secretaria de Meio Ambiente considera a situação inadmissível e reitera que a mortandade de peixes não está prevista no licenciamento ambiental da usina, uma vez que o instrumento visa minimizar possíveis impactos ambientais.

Além das multas aplicadas, o empreendimento também foi notificado a instalar um sistema de repulsão dos peixes e a realizar correções na bacia de dissipação ainda este ano.

Boletim Carioca

Assine nossa Newsletter e receba as últimas notícias e ofertas de nossos parceiros em seu email

Veja Também

Últimas Notícias

Reforços do Vasco da Gama: Vídeo: veja gols e jogadas de Latif Blessing, ganês que deve defender o clube

O Vasco da Gama já se acertou com o ganês Latif Blessing, bases salariais e tempo de contrato foram definidos, mas esbarra no declínio do Los Angeles FC, clube ao qual o jogador é vinculado, que não quer liberar o atleta

Reforços do Vasco da Gama:: Clube acerta com ganês Latif Blessing e aguarda liberação de clube americano

O Vasco da Gama já definiu seu alvo para reforçar a lateral direita, setor considerado carente, e abriu negociações com Latif Blessing, ganês, de 23 anos, atualmente no Los Angeles F.C, da MLS.
- Publicidade -