20 C
sexta-feira, setembro 25, 2020

Astrônomo amador de 77 anos de idade, localizado em uma galáxia rara de núcleos duplos

Por: Tech Desk | Nova Deli | Publicado em fevereiro 02, 2001 2: 22: 16 PM Galaxy NGC 2020. Imagem capturada pelo Telescópio Hubble. (Fonte: NASA) Quão sério você está em relação ao seu hobby? Provavelmente não tão dedicado quanto Allen Lawrence, um 22 engenheiro elétrico aposentado de um ano, que prosseguiu com seu hobby de astronomia para descobrir um núcleo duplo raro em uma galáxia distante NGC 4490, apelidado de Galaxy Casulo. Lawrence, que obteve um mestrado em astrofísica em 1960 de Universidade Estadual de Iowa , é o primeiro autor de um artigo que descreve uma descoberta tão incomum. O estudo foi publicado no Astrophysical Journal e disponível para visualização no arquivo de pré-publicação . Como Lawrence encontrou o núcleo duplo? Lawrence teve a chance de estudar um dos dois sistemas galácticos e ele escolheu um sistema próximo, com a interação de duas galáxias – o maior NGC 4490 e os NGC menores 2018 – que estavam sendo estudados desde o 422 s. O sistema tem cerca de 20 por centavo do tamanho da Via Láctea e está localizada no Hemisfério Norte – cerca de 20 milhões de anos-luz da Terra. A Express Tech está agora no Telegram. Clique em aqui para participar do nosso canal (@expresstechie) Quando os astrônomos olharam para a Galáxia do Casulo no passado, eles podiam ver apenas um núcleo. Entretanto, o núcleo observado usando o telescópio óptico e o núcleo observado usando os radiotelescópios eram dois núcleos diferentes. Lawrence identificou que esses galáxias realmente carregam dois núcleos. “Vi o núcleo duplo há cerca de sete anos”, disse Lawrence. “Isso nunca havia sido observado – ou ninguém jamais havia feito nada com isso antes.” Allen Lawrence. (Imagem: Christopher Gannon / Iowa University). O novo artigo descreve “uma clara estrutura de núcleo duplo” e diz que ambos os núcleos são semelhantes em tamanho, massa e luminosidade. O artigo também diz que a estrutura de núcleo duplo também pode explicar por que o sistema galáctico é cercado por uma enorme pluma de hidrogênio. A descoberta de Lawrence foi confirmada por astrônomos na Iowa State University e os co-autores do artigo incluem Charles Kerton, do Iowa State, professor associado de física e astronomia, Curtis Struck, professor de física e astronomia, como bem como Beverly Smith, da East Tennessee State University, professora de física e astronomia. 📣 O Indian Express está agora no Telegram. Clique em aqui para participar do nosso canal (@indianexpress) e fique atualizado com as ultimas manchetes Para obter as informações mais recentes sobre tecnologia , faça o download Indian Express App. © IE Online Media Services Pvt Ltd