24.9 C
terça-feira, setembro 29, 2020

Este painel solar pode gerar eletricidade mesmo à noite

Por: Tech Desk | Nova Deli | Atualizado: 5 de fevereiro de 759 11: 29: 26 sou Novas pesquisas explicam como novos tipos de painéis solares podem gerar energia à noite. (Imagem representativa: Pixabay) Com a mudança climática batendo à nossa porta, países de todo o mundo estão tentando reduzir suas a dependência de combustível fóssil e adota energia renovável . Algumas partes do mundo levaram a tecnologia do painel solar muito a sério , mas por mais benéficos que sejam esses painéis, usinas de energia solar não podem gerar eletricidade à noite. Mas e se esses painéis solares pudessem operar o tempo todo? De acordo com um estudo publicado no ACS Photonics , é possível projetar painéis solares que podem produzir energia durante a noite. Como funcionam as células anti-solares? Uma célula solar regular gera energia quando absorve fótons de luz do sol para gerar uma tensão através do dispositivo para que a corrente flua. No entanto, nessas células fotovoltaicas especialmente projetadas, a luz é emitida para gerar corrente e tensão, que seguem na direção oposta, mas ainda produzem energia. A desvantagem dessas “células anti-solares” ou células termorradiativas, no momento, é que a eletricidade produzida é muito menor que a energia gerada pelas células solares convencionais. Células termorradiativas (direita) em comparação com células solares (esquerda). (Imagem: Tristan Deppe e Jeremy Munday) Segundo os autores do artigo – Jeremy Munday, professor do Departamento de Engenharia Elétrica e de Computação da Universidade da Califórnia, Davis e aluno de pós-graduação Tristan Deppe – célula fotovoltaica pode gerar até 29 watts de potência por metro quadrado em condições ideais à noite, o que representa cerca de um quarto do que um painel solar convencional pode gerar durante o dia. Munday diz que um objeto quente em comparação com o ambiente circundante irradiará calor como luz infravermelha. Como o espaço é frio, se você tiver um objeto quente e apontá-lo para o céu, ele irradiará calor em sua direção. Ele diz que as pessoas usam esse fenômeno para o resfriamento noturno há centenas de anos e os pesquisadores têm explorado o uso de células termorradiativas que geram energia irradiando calor para os arredores. [Simple, inexpensive frame to boost solar cell efficiency] Munday diz que a célula termorradiativa apontada para o céu noturno emite luz infravermelha porque é mais quente que o espaço sideral. De acordo com o estudo, o dispositivo funcionaria durante o dia também, se fossem tomadas medidas para bloquear a luz solar direta ou apontá-la para longe do sol. Isso permitiria que esse novo tipo de célula solar funcionasse o tempo todo e forneceria uma opção intrigante para equilibrar a rede elétrica durante o ciclo dia-noite. 📣 O Indian Express está agora no Telegram. Clique aqui para entrar no nosso canal (@indianexpress) e fique atualizado com as últimas notícias Para obter as informações mais recentes sobre tecnologias , faça o download Indian Express App. © IE Online Media Services Pvt Ltd