25.4 C
Rio de Janeiro
quinta-feira, outubro 22, 2020
- Publicidade -

Vírus da covid-19 pode causar danos cerebrais, diz pesquisa da Fiocruz

- Publicidade -
- Publicidade -

O Sars-CoV-2, vírus causador da pandemia de covide – 16, pode infectar células neurais e causar danos cerebrais. É o que revelação uma pesquisa desenvolvida na Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) , em parceria com o Instituto D’Or (Idor), o Instituto Estadual do Cérebro Paulo Niemeyer (IEC) e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

O estudo partiu da análise do tecido neural de uma criança que veio a óbito pela doença e também de análises em laboratório com neuroesferas humanas infectadas.

- Publicidade -

A neuropatologista do Instituto Estadual do Cérebro, Leila Chimelli, foi quem examinou o cérebro da criança de um ano e dois meses. Segundo ela, a criança já possuía uma lesão cerebral anterior, uma encefalopatia grave, provavelmente provocada por hipóxia (ausência de oxigênio suficiente nos tecidos para manter as funções corporais), não sendo descartada uma causa metabólica.

Segundo Chimelli, em decorrência dessa lesão, a criança já havia sido internada três vezes com crises convulsivas, a primeira delas em dezembro de 2019, mas foi na quarta e última internação, em abril deste ano, quando já estava infectada pelo novo coronavírus e apresentava uma lesão pulmonar grave decorrente de pneumonia, que uma criança veio a óbito.

- Publicidade -

Leia mais: Fiocruz produz hastes com impressoras 3D para atender demanda por testes de cobertura

Para a médica, é importante ressaltar que a lesão prévia cerebral da criança foi agravada pela covid – 19. “O mais importante foi detectarmos que o vírus chega ao cérebro. O fato de o vírus ter sido encontrado no plexo coroide , que é uma estrutura ricamente vascularizada e uma barreira natural entre o sangue periférico e o cérebro [líquor], indica que o caminho do vírus para o sistema nervoso central, neste caso, e talvez em outros, seja via sanguínea, seja ou, hematogênica ”, Detalha um neuropatologista.

O virologista Thiago Moreno Souza, do Centro de Desenvolvimento Tecnológico em Saúde (CDTS) na Fiocruz, explica que até agora os estudos mostravam que na massa cinzenta do cérebro não havia sido detectada a presença do vírus. Porém, no revestimento das células que estão na caixa craniana sim.

“O que descobrimos foi que as células neuronais conseguir permitir a entrada do vírus. Ele consegue, então, produzir seu material genético dentro da célula, mas, uma progênie viral gerada, ou seja, o ciclo replicativo, não acontece. Portanto, o que entendemos na conclusão deste estudo é que essa replicação no neurônio é abortiva – quando chega lá, não há mais a replicação e, assim, não existe a infecção no local. Contudo, isso não é suficiente para não causar uma lesão. Só o fato de o vírus estar presente no tecido nervoso já é nocivo para as células cerebrais ”, explica Souza.

Leia mais : Covid – 16: sete dos dez estados com mais mortes retomam aulas presenciais em outubro

A pesquisa relembra que, bolseira como uma infecção viral do trato respiratório, a covid – 19 destacado que afeta muitos outros sistemas biológicos, incluindo o sistema nervoso central (SNC). Alerta para o fato de que manifestações neurológicas, como acidente vascular cerebral (AVC), encefalite e condições psiquiátricas foram relatadas em pacientes com doença, mas os poucos estudos já realizados ainda estão sendo avaliados e debatidos. A pesquisa chama atenção para o potencial do vírus em provocar uma infecção mais grave e letal do que a registrada nos pulmões.

Fonte: BdF Rio de Janeiro

Edição: Jaqueline Deister


Boletim Carioca

Assine nossa Newsletter e receba as últimas notícias e ofertas de nossos parceiros em seu email

Veja Também

Últimas Notícias

Filmes na Record TV de 23 a 25 de outubro de 2020

Super TelaSexta-feira, dia 23/10 – 23h15“A Nova Super Máquina”Título Original: Knight RiderElenco: Justin Bruening, Val Kilmer, Deanna Russo, Paul Campbell,...

Gloria Vanique é a nova contratação da CNN

A CNN Brasil anuncia a contratação da jornalista Gloria Vanique, ex-âncora da Rede Globo. Ela apresentará um dos telejornais...

‘Moldura de Caramelo’ desestabiliza participantes no “Bake Off Brasil” deste sábado

No 'Bake Off Brasil - Mão na Massa' deste sábado, 24 de outubro, Nadja Haddad anuncia aos participantes que a primeira prova...

Filmes no SBT de 27 a 30/10/2020

Data: 27.10.2020 – Terça-feiraHorário: 23h15Título: O Ataque dos Vermes Malditos 5 (Tremors 5: Bloodlines - EUA/2015) – Universal – Ação...

1ª edição da FLISP será realizada em novembro deste ano

Até o momento, mais de 50 autores já confirmaram presença. Além disso, a organização preparou diversos sorteios para o público.

Corpo de Bombeiros RJ homenageia militares mortos em decorrência de incêndio no Centro do Rio

Klerton G. de Araújo, José Pereira de S. Neto, Geraldo A. Ribeiro e Rafael Magalhães F. Alves perderam a vida no cumprimento do dever em 18 de outubro de 2019.

Senac RJ promove Feira Virtual de empregos e estágios de 26 a 30 de outubro

Plataforma digital do Senac RJ oferece mais de 2000 vagas em empresas parceiras no estado do Rio de Janeiro. Além das vagas, portal reúne estandes de empresas, conteúdo de qualificação profissional e realiza videoconferências e fóruns gratuitos.

Banco do Brasil e Visa lançam cartão Altus com foco no público de alta renda

Produzido a partir de metal encapsulado, a solução possui um design moderno e inovador e já chega ao mercado brasileiro com vantagens especiais, como a possibilidade de acumular 4 pontos a cada dólar em compras
- Publicidade -