25.4 C
Rio de Janeiro
quinta-feira, outubro 22, 2020
- Publicidade -

Bolívia: Doze horas antes da eleição, TSE altera sistema de divulgação de resultados

- Publicidade -
- Publicidade -

Doze horas antes da abertura das urnas, o Tribunal Supremo Eleitoral (TSE) da Bolívia anunciou a suspensão do sistema de Difusão de Resultados Preliminares (Direpre), que permitiria conhecer o resultado da eleição deste domingo (16) com mais agilidade. O sistema se baseia-se na sistematização dos resultados das atas de cada zona eleitoral. Com a mudança, os bolivianos só precisam de acesso aos resultados conforme a apuração “voto a voto”, o que costuma levar mais de dois dias.

A justificativa do órgão é ” não alimentar incertezas “em um cenário” tão polarizado “, segundo nota divulgada no sábado (17 ): “Esse sistema não permite a segurança da difusão completa de dados que garantiriam a certeza ao país sobre os resultados”. O texto reforça que a decisão foi tomada “com seriedade técnica e motivada pela responsabilidade com o país.”

- Publicidade -

A Organização dos Estados Americanos (OEA), o Centro Carter e a União Europeia se posicionaram imediatamente e declararam compreender as razões que levaram à suspensão do Direpre.

- Publicidade -

:: Por que o novo TSE da Bolívia gera desconfiança? ::

O Movimento ao Socialismo (MAS), partido do ex -presidente Evo Morales, afirma que a OEA foi uma das agentes do golpe de 2019 e que a suspensão é “altamente preocupante”.

“Esta decisão de última hora levanta dúvidas sobre suas intenções “, reagiu Morales em suas redes sociais .

O candidato do MAS, Luis Arce, lidera as pesquisas de intenção de voto, com chances de vencer em primeiro turno. Para isso, precisa fazer mais de 40% dos votos ou abrir de vantagem em relação ao segundo colocado, o ex-presidente Carlos Mesa (Comunidade Cidadã).

Edição: Daniel Giovanaz


Boletim Carioca

Assine nossa Newsletter e receba as últimas notícias e ofertas de nossos parceiros em seu email

Veja Também

Últimas Notícias

Filmes na Record TV de 23 a 25 de outubro de 2020

Super TelaSexta-feira, dia 23/10 – 23h15“A Nova Super Máquina”Título Original: Knight RiderElenco: Justin Bruening, Val Kilmer, Deanna Russo, Paul Campbell,...

Gloria Vanique é a nova contratação da CNN

A CNN Brasil anuncia a contratação da jornalista Gloria Vanique, ex-âncora da Rede Globo. Ela apresentará um dos telejornais...

‘Moldura de Caramelo’ desestabiliza participantes no “Bake Off Brasil” deste sábado

No 'Bake Off Brasil - Mão na Massa' deste sábado, 24 de outubro, Nadja Haddad anuncia aos participantes que a primeira prova...

Filmes no SBT de 27 a 30/10/2020

Data: 27.10.2020 – Terça-feiraHorário: 23h15Título: O Ataque dos Vermes Malditos 5 (Tremors 5: Bloodlines - EUA/2015) – Universal – Ação...

1ª edição da FLISP será realizada em novembro deste ano

Até o momento, mais de 50 autores já confirmaram presença. Além disso, a organização preparou diversos sorteios para o público.

Corpo de Bombeiros RJ homenageia militares mortos em decorrência de incêndio no Centro do Rio

Klerton G. de Araújo, José Pereira de S. Neto, Geraldo A. Ribeiro e Rafael Magalhães F. Alves perderam a vida no cumprimento do dever em 18 de outubro de 2019.

Senac RJ promove Feira Virtual de empregos e estágios de 26 a 30 de outubro

Plataforma digital do Senac RJ oferece mais de 2000 vagas em empresas parceiras no estado do Rio de Janeiro. Além das vagas, portal reúne estandes de empresas, conteúdo de qualificação profissional e realiza videoconferências e fóruns gratuitos.

Banco do Brasil e Visa lançam cartão Altus com foco no público de alta renda

Produzido a partir de metal encapsulado, a solução possui um design moderno e inovador e já chega ao mercado brasileiro com vantagens especiais, como a possibilidade de acumular 4 pontos a cada dólar em compras
- Publicidade -