25.4 C
Rio de Janeiro
quinta-feira, outubro 22, 2020
- Publicidade -

Brumadinho: assessorias rebatem propaganda da Vale sobre recuperação das águas do rio

- Publicidade -
- Publicidade -

A Bacia do Paraopeba foi atingida pela lama do rompimento da barragem de Córrego do Feijão, da Vale, em 25 de janeiro de 2019. Pouco mais de um ano depois, a mineradora faz uma divulgação ampla nas mídias de Minas Gerais, em tom noticiário, afirmando que as águas do rio Paraopeba estão recuperadas. Publicidade questionada por quem acompanha de perto a recuperação das comunidades.

Relembre: Um ano do crime de Brumadinho: vidas desenvolvidas destruídas, mas vale volta a lucrar

- Publicidade -

A propaganda se apoia em um estudo da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e chega a insinuar que as águas estão mais limpas que antes do crime. A pesquisa foi conduzido pelo Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia (Coppe / UFRJ) e analisou pela água de abril, maio e agosto de 2019 e de março de 2020.

A conclusão é que a qualidade da água melhorada. A publicação atual que o esgoto, por exemplo, hoje é mais nocivo às águas que os efeitos do crime ambiental.

- Publicidade -

Porém, o Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam), assim como as Assessorias Técnicas Independentes (ATIs), mantêm a recomendação de que a água do rio Paraopeba não deve ser utilizada no trecho que abrange os municípios de Brumadinho até o limite da Usina Hidrelétrica de Retiro Baixo, em Pompéu (aproximadamente 250 km de distância do rompimento).

Leia também: Brumadinho: Sem acesso a exames, um milhão de pessoas podem ter metal pesado no sangue

Contraposição

As três Assessorias Técnicas Independentes (ATIs) que atuam na região do Paraopeba – a Associação Estadual de Defesa Ambiental e Social (Aedas), o Instituto Guaicuy e o Núcleo de Assessoria às Comunidades Atingidas por Barragens (Nacab) denunciam o que chamam de “irresponsabilidade” da Vale na divulgação do estudo. As assessorias técnicas são grupos de profissionais contratados para fornecer informações independentes às pessoas atingidas.

O principal questionamento é quanto à dados escolhida para uma ampla divulgação deste estudo: um dia antes de uma audiência realizada na terça-feira (6), que discutiu auxílio provisório emergencial e diversas demandas justamente sobre a água: nova captação de água do rio Paraopeba, pedidos de abastecimento de água pela Vale SA, acesso aos dados das pessoas atingidas e falta d’água dos atingidos.

Saiba mais: Brumadinho: águas do Rio Paraopeba provocam morte e deformidades em peixes

audiência

Dentre as pautas mais importantes da audiência está a continuidade do auxílio provisório emergencial, marcado para encontrar em outubro. Porém, dados questionada pelos beneficiários. Conforme a assessoria da Aedas, audiência não rendeu, por enquanto, nenhuma decisão judicial. Mais duas audiências acontecem nos dias 22 e 22 de outubro.

Fonte: BdF Minas Gerais

Edição: Rafaella Dotta


Boletim Carioca

Assine nossa Newsletter e receba as últimas notícias e ofertas de nossos parceiros em seu email

Veja Também

Últimas Notícias

Filmes na Record TV de 23 a 25 de outubro de 2020

Super TelaSexta-feira, dia 23/10 – 23h15“A Nova Super Máquina”Título Original: Knight RiderElenco: Justin Bruening, Val Kilmer, Deanna Russo, Paul Campbell,...

Gloria Vanique é a nova contratação da CNN

A CNN Brasil anuncia a contratação da jornalista Gloria Vanique, ex-âncora da Rede Globo. Ela apresentará um dos telejornais...

‘Moldura de Caramelo’ desestabiliza participantes no “Bake Off Brasil” deste sábado

No 'Bake Off Brasil - Mão na Massa' deste sábado, 24 de outubro, Nadja Haddad anuncia aos participantes que a primeira prova...

Filmes no SBT de 27 a 30/10/2020

Data: 27.10.2020 – Terça-feiraHorário: 23h15Título: O Ataque dos Vermes Malditos 5 (Tremors 5: Bloodlines - EUA/2015) – Universal – Ação...

1ª edição da FLISP será realizada em novembro deste ano

Até o momento, mais de 50 autores já confirmaram presença. Além disso, a organização preparou diversos sorteios para o público.

Corpo de Bombeiros RJ homenageia militares mortos em decorrência de incêndio no Centro do Rio

Klerton G. de Araújo, José Pereira de S. Neto, Geraldo A. Ribeiro e Rafael Magalhães F. Alves perderam a vida no cumprimento do dever em 18 de outubro de 2019.

Senac RJ promove Feira Virtual de empregos e estágios de 26 a 30 de outubro

Plataforma digital do Senac RJ oferece mais de 2000 vagas em empresas parceiras no estado do Rio de Janeiro. Além das vagas, portal reúne estandes de empresas, conteúdo de qualificação profissional e realiza videoconferências e fóruns gratuitos.

Banco do Brasil e Visa lançam cartão Altus com foco no público de alta renda

Produzido a partir de metal encapsulado, a solução possui um design moderno e inovador e já chega ao mercado brasileiro com vantagens especiais, como a possibilidade de acumular 4 pontos a cada dólar em compras
- Publicidade -