22.6 C
Rio de Janeiro
sábado, outubro 24, 2020
- Publicidade -

Prefeitura do RJ: Paes amplia vantagem; Crivella, Martha e Benedita estão empatados

- Publicidade -
- Publicidade -

O ex-prefeito Eduardo Paes (DEM) aumentou a vantagem em pesquisa do Ibope para a Prefeitura do Rio de Janeiro, divulgada nesta quinta-feira ( ), em relação à sondagem de início de outubro e se distanciou mais dos candidatos demais. Segundo o instituto, Paes, que tinha 23% da preferência dos entrevistados, agora tem 29%.

Na sequência, aparecem o atual prefeito, Marcelo Crivella (Republicanos), com 10%; a deputada estadual Martha Rocha (PDT), com 8%; e a deputada federal do Partido dos Trabalhadores, Benedita da Silva, com 7%. Crivella, Martha e Benedita têm os mesmos índices da pesquisa anterior, do início de outubro e estão tecnicamente empatados.

- Publicidade -

Leia mais : Prefeitura do Rio: Paes tem 28% e Crivella tem 12%, segundo pesquisa do Datafolha

Eduardo Bandeira de Mello (Rede) tem 3%; Renata Souza (Psol), 3%; Luiz Lima (PSL), 3%; Cyro Garcia (PSTU), 2%; Clarissa Garotinho (Pros), 1%. Os candidatos do Partido Novo, Fred Luz, e do MDB, vereador Paulo Messina, têm, cada um, 1%. Entrevistados que declaram voto nulo ou branco somam 21% (antes, eram 27%). O índice dos que não sabemam responder caiu de 7% para 5%.

- Publicidade -

A ex-juízes Glória Heloíza (PSC) e Henrique Simonard (PCO) não pontuaram na pesquisa atual. Suêd Haidar (PMB) não foi citada por nenhum entrevistado, segundo o Ibope.

Segundo turno

O Ibope também realizou uma única simulação de segundo eventual turno entre Eduardo Paes e Marcelo Crivella. Na disputa, Paes tem 50% e Crivella tem 16%. Votos brancos e nulos somam 25%, e os que não sabemam responder chegam a 4%.

Na pesquisa encomendada pela Rede Globo e que criança 1. eleitores entre os dias 13 e 15 de outubro, foi testada também uma rejeição dos entrevistados aos candidatos. O nível de confiança da sondagem é de 95%, e a margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos.

Segundo o Ibope, 50% não votariam em Crivella de jeito nenhum. A segunda maior rejeição é a Clarissa Garotinho, 40% não votariam na deputada. Paes tem rejeição de 29%; Benedita tem 28%; Cyro Garcia, 14%; Luiz Lima, %. A rejeição a Martha Rocha, Paulo Messina e Fred Luz é de 9%. Já 8% disseram que não votariam em Bandeira de Mello, Glória Heloíza, Renata Souza e Suêd Haidar. Outros 7% não votariam em Simonard, enquanto 7% disseram que não sabiam responder e 1% poderia votar em todos os candidatos

Impugnação

Na última quarta-feira (12), a campanha de Crivella entrou com um pedido de impugnação no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RJ) contra uma pesquisa. Segundo a assessoria do prefeito, o Ibope considera 30, 5% de universitários, enquanto o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) usa o número de 12% para o mesmo grupo.

“Essa diferença altera completamente o resultado da amostra para números irreais, com o único propósito de influenciar a eleição com informações manipuladas”, sustentou a defesa de Crivella no Tribunal.

Fonte: BdF Rio de Janeiro

Edição: Eduardo Miranda

2020

Boletim Carioca

Assine nossa Newsletter e receba as últimas notícias e ofertas de nossos parceiros em seu email

Veja Também

Últimas Notícias

Chapecoense vence o Operário-PR e segue firme na liderança da Série B

Na abertura da 18ª rodada, Verdão bateu o Fantasma por 1 a 0. No outro jogo da noite, Brasil-RS...

Santa Cruz define Estádio do Arruda como sede de próximos jogos do Brasileiro de Aspirantes

Equipe de Pernambuco definiu sua casa para as rodadas de número 4 e 5 da competição. Em busca...

Goiás e Palmeiras definem sedes de jogos da nona rodada do Brasileiro Sub-20

Mandantes na nona rodada do torneio, Palmeiras e Goiás mandarão seus jogos no Estádio Allianz Parque e no CT...

Plebiscito sobre nova constituição neste domingo no Chile: saiba o que está em jogo

No próximo domingo (22), cerca de 0014 milhões de chilenos estão...

Brasileiro Sub-17: Palmeiras x Grêmio tem horário e sede alterados

Verdão, mandante da partida, foi o solicitante das mudanças no duelo. Uma partida válida pela 6ª rodada do...

Justiça argentina retira agravante de travesticídio no caso da ativista Diana Sacayán

No mesmo mês que se completa cinco anos do assassinato da militante travesti Diana Sacayán,...

Cartolouco pede Luiza Ambiel oficialmente em namoro no palco do Hora do Faro; “Eu tenho idade para te fazer feliz”

Após encarar as perguntas difíceis de Sabrina Sato, Victor Sarro, Leo Dias e Fabíola Gadelha, passar pela “máquina da...

Laerte Coutinho é a entrevistada do Persona deste domingo

No domingo (25/10), a homenageada do Persona é a cartunista Laerte Coutinho, uma das maiores do Brasil. Via telão, ela conversa de forma descontraída...

“Se não fosse a lixa, eu tinha pulado no pescoço dela”, desabafa Luiza Ambiel sobre desentendimento com Jakelyne Oliveira em “A Fazenda 12”

Neste domingo, 25 de outubro, Luiza Ambiel, a última eliminada do reality show A Fazenda 12, promete botar “fogo no...

Após mobilização, atingidos garantem audiência sobre Brumadinho

A última quinta-feira (21) foi de luta e denúncia em Minas Gerais....
- Publicidade -