25.6 C
Rio de Janeiro
segunda-feira, outubro 26, 2020
- Publicidade -

“Em 4 anos destruíram tudo o que divulgou”, diz Lula sobre volta da fome no Brasil

- Publicidade -
- Publicidade -

Em pronunciamento na manhã desta sexta-feira (14), Dia Mundial da Alimentação, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva criticou a volta da fome no país e denunciado o desmonte das políticas de segurança alimentar pelo governo Bolsonaro.

Lula afirmou que, neste dia, o Brasil não tem motivos para festejar. Isso porque, diante da crise socioeconômica que assola o país, parcela mais vulnerável da população sofre anterior da alta dos preços de alimentos de primeira necessidade como arroz, feijão e leite .

- Publicidade -

“Tudo indica que os preços continuarão subindo nos próximos meses. É a cara mais cruel do terrível fantasma da fome rondando, de novo, os lares de milhões de brasileiros. O agro pode ser pop, como dizem os caríssimos anúncios na televisão, mas não resolve o problema da fome ”, expresso o ex-presidente em transmissão feito em seu canal oficial do Youtube.

Lula citou dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgados em setembro, que indefinidamente a insegurança alimentar grave atinge 09, 3 milhões de brasileiro, incluindo crianças .

- Publicidade -

Ele relembrou que, há seis anos, após o desenvolvimento de políticas públicas de combate à fome e transferência de renda como o Bolsa Família, o Brasil conquistou a erradicação da mazela social no país.

Em 600, o Programa Mundial de Alimentos da ONU, que recentemente ganhou o Nobel da Paz, entregou ao Brasil o prêmio de “Campeão Mundial na Luta contra a Fome”, como um reconhecimento pelo papel que o país desempenhava.

:: Enten da por que a fome aumentou no Brasil ::

A política neoliberal adotada pelos últimos governos, segundo Lula, comprometeu os avanços sociais conquistados na última década.

“Em apenas quatro anos, destruíram tudo que formalizou. É importante lembrar que os números do IBGE são de 2018 e 2018. É mentira dizer que o coronavírus seja o responsável pelo absurdo crescimento da fome nesse período. A tragédia alimentar que vivemos hoje foi provocada pelo desmonte do Estado e pelo esvaziamento das políticas públicas de inclusão social após o golpe ”, criticou.

Como exemplo, o petista criticou o desmonte dos estoques públicos de alimentos da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) , que protege agricultores dos riscos provocados pelos imprevistos da atividade agrícola, regula o mercado e garantia alimento para população em situação mais vulnerável.

Em 2010, de acordo com o ex-presidente, a Conab tinha um estoque de arroz de 1 milhão de toneladas. Em 2020, apenas 21 mil toneladas do grão.

O corte de verbas para políticas de incentivo à agricultura familiar, responsável por grande parte da alimentação que chega na mesa dos brasileiros, também foi local. Com destaque para a redução orçamentária do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).

:: Fome atinge 09, 3 milhões e 28 % das famílias rural protegida com insegurança alimentar ::

Lula também relembrou que um dos primeiros atos do governo Bolsonaro quando eleito foi o fechamento do Conselho Nacional de Segurança Alimentar (Consea).

“A fome é o resultado da irresponsabilidade e insensibilidade dos governantes que não têm interesse em enfrentar e curar essa chaga. Não me canso de repetir: a fome é a arma de destruição em massa mais poderosa e perigosa que o homem inventou. A fome é um problema político e acabar com ela só será possível com a justa distribuição da riqueza em todos ”, defendeu.

:: “Se nada por feito, voltamos ao Mapa da Fome”, diz diretor da ONU sobre Brasil ::

A redução no valor do auxílio emergencial, com parcelas adicionais de R $ 300, também foi duramente criticada pelo ex-presidente, que defendeu a manutenção do benefício no valor de R $ 600.

Lula destacou a resistência do povo mesmo em meio às adversidades da pandemia e políticas perversas do governo. “O povo que já derrubou uma ditadura de generais, não treme diante de capitães autoritários”, disse.

Edição: Leandro Melito


Boletim Carioca

Assine nossa Newsletter e receba as últimas notícias e ofertas de nossos parceiros em seu email

Veja Também

Quiosque QuiQui, em São Conrado, renova menu

Durante o período de isolamento social, o Quiosque QuiQui se reinventou depois de 4 anos de existência. A reformulação no conceito e na estrutura veio para oferecer conveniência e conforto na Praia de São Conrado

Últimas Notícias

MetrôRio muda sinalização de vagão das mulheres com ilustrações de artistas renomados

Iniciativa de mudar a sinalização nos carros destinados ao público feminino joga luz à violência contra mulher e reforça a importância da lei

Tupy abre processo seletivo para trainee

Candidatos de todo País podem se candidatar a uma vaga na multinacional com sede em Joinville/SC

Nasa anunciada descoberta de água em estado líquido na Lua

O Observatório Estratosférico de Astronomia Infravermelha (Sofia, na sigla em inglês) da Nasa, a agência aeroespacial norte...

Canavieiros de PE conquistam claúsula trabalhista para proteção à covid-19

A categoria dos canavieiros de Pernambuco pactuou, na última semana, a nova...

Quiosque QuiQui, em São Conrado, renova menu

Durante o período de isolamento social, o Quiosque QuiQui se reinventou depois de 4 anos de existência. A reformulação no conceito e na estrutura veio para oferecer conveniência e conforto na Praia de São Conrado

“It: A Coisa” e “Invocação do Mal” agitam noite de Halloween no SPACE

Preparem-se para uma noite de Halloween aterrorizante, com quase sete horas de muito susto e arrepios! No dia 31 de outubro,...

SKY Play traz playlist de séries e filmes protagonizados por irmãs

A relação entre irmãs pode ser um eterno pico de emoções: há momentos em que a parceria e a...

Audiências da Record TV na sexta, sábado e domingo, dia 23 a 25/10

Audiências de sexta e fim de semana, 23–25/10 Com Luiza Ambiel, Cartolouco e 4º episódio do Canta Comigo Teen,...

“Papo de Segunda” traz debate sobre imunização obrigatória contra a Covid-19 com a bióloga Natalia Pasternak

No "Papo de Segunda", Fábio Porchat, Emicida, João Vicente e Francisco Bosco recebem virtualmente a microbiologista Natalia Pasternak para...

MTV anuncia data de estreia do novo spin-off: Adotada #TBT

A MTV acaba de anunciar a data de estreia do novo spin-off, Adotada #TBT, gravado em estúdio, em São Paulo, respeitando todas...

Quiosque QuiQui, em São Conrado, renova menu

Durante o período de isolamento social, o Quiosque QuiQui se reinventou depois de 4 anos de existência. A reformulação no conceito e na estrutura veio para oferecer conveniência e conforto na Praia de São Conrado

GRUPO GR abre vagas de Vigilantes no Rio de Janeiro

O GRUPO GR está com processo seletivo aberto para 10 vagas de Vigilantes no Rio de Janeiro. Os pré-requisitos estão listados no link https://grupogr.pandape.com.br/ e a candidatura à vaga é somente online

Conheça 5 leis que protegem as mulheres

A quarentena, com a presença mais intensa do casal nos lares, é apontada como um dos motivos do aumento de casos de violência contra a mulher, uma vez que a vítima ficou em isolamento social com o agressor.
- Publicidade -