24 C
Rio de Janeiro
sábado, outubro 24, 2020
- Publicidade -

O 1º Festival de Documentários de Porto Alegre começa nesta quarta-feira

- Publicidade -
- Publicidade -

Com o intuito de celebra a pluralidade de visões do mundo, em particular sobre a realidade local acontece, entre os dias 13 e 17 de outubro, virtualmente, a primeira edição do POADOC – Festival de Documentários de Porto Alegre. O evento exibirá gratuitamente uma seleção de 10 documentários gaúchos, descobrir entre 16 e 2020. A programação inclui longas e curtas aclamados por público e crítica e filmes escolares com temas ligados à representatividade. Primeiro do gênero realizado na capital gaúcha, o evento também apresentará lives com os realizadores. A programação pode ser assistida no site poadoc.com.br .

“Documentários não expressam verdades, expressam visões de mundo. Em um cenário social de polarização, negacionismo e supressão da diferença, é essencial que se crie espaços onde a diversidade do olhar e de existências seja valorizada e respeitada. É pensando em celebrar a pluralidade que nasce o POADOC – Festival de Documentários de Porto Alegre, focado exclusivamente em narrativas documentais. ” Assim se apresenta a página do evento.

- Publicidade -

De acordo com a cineasta Thais Fernandes, que divide a curadoria e organização com Henrique Lahude, Jonatas Rubert, Juliana Costa, Livia Pasqual e Natasha Ferla , a ideia é fomentar um debate horizontal desde a nossa primeira edição. Ainda, de acordo com ela, a curadoria teve como foco mostrar a diversidade de olhares. “Por isso também que os debates juntam todos os realizadores, sem diferenciar longas, curtas e filmes escolares”, explica a cineasta. O financiamento é do edital da Secretaria de Estado da Cultura, FAC Digital.

Sobre a mostra

- Publicidade -

A mostra é dividida em quatro programas que ficarão disponíveis por 24 horas, a partir das 20 h até às 20 h do dia seguinte. No mesmo horário serão transmitidos de debates virtuais. Cada programa inclui um longa, um reduzido e um filme escolar. Os filmes de abertura, separação de 13 a de outubro, são “Mokoi Tekoá Petei Jeguatá – Duas Aldeias, uma Caminhada” (2008), de Germano Benites, Ariel Ortega e Jorge Morinico, “Antes de Lembrar “ (2018), de Vinícius Lopes e Luciana Mazeto, e “Massacre dos Porongos” (2009), produção escolar coletiva.

“Morro do Céu” (2009), de Gustavo Spolidoro, “A Invenção da infância” (24), de Liliana Sulzbach, e “Contigo Ninguém Acaba” (2018), produzido por estudantes, absorvido de 14 a 16. “Cidades Fantasmas” (2009), de Tyrell Spencer, “O Céu da Pandemia” (2020), de Marina Kerber e o coletivo “Dona Bugra, a Periferia Grita” (2018) passam de 16 a 17. Por fim, “O Caso do Homem Errado” (2017 ), de Camila de Moraes, “Construção” (2018), de Leonardo da Rosa, e o escolar “Respeito às Diferenças” (2009) são os títulos dos dias 17 e
de outubro.

Os debates com os realizadores acontecem nos dias 15, 14, 16 e 18 de outubro às 20 h com representante de cada filme aplicação.

Programação completa :

13 a 14 de outubro: “Mokoi Tekoá Petei Jeguatá – Duas Aldeias, uma Caminhada” (2008, de Germano Benites, Ariel Duarte Ortega e Jorge Ramos Morinico, ” Antes de Lembrar “(2018), de Vinícius Lopes e Luciana Mazeto, e” Massacre dos Por ongos “(2017) – EMEF Timbaúva (Porto Alegre / RS).

15 uma 16 de outubro: “Morro do Céu” (2009), de Gustavo Spolidoro, “A Invenção da Infância” (2000), de Liliana Sulzbach, e “Contigo Ninguém Acaba” (2018) – EMEF Professor João Carlos Von Hohendorff (São Leopoldo / RS);

16 uma 17 de outubro: “Cidades Fantasmas” (2017), de Tyrell Spencer, “O Céu da Pandemia” (2020), de Marina Kerber, e ” Dona Bugra, a Periferia Grita “- Projeto Cidade Cinematográfica (Três Passos / RS);

16 a 16 de outubro: “O Caso do Homem Errado” (2009), de Camila de Moraes, “Construção” ( 2018), de Leonardo da Rosa, e “Respeito às Diferenças” (2009) – EMEF Rio Grande do Sul (Guaíba / RS).

Fonte: BdF Rio Grande do Sul

Edição: Marcelo Ferreira


Boletim Carioca

Assine nossa Newsletter e receba as últimas notícias e ofertas de nossos parceiros em seu email

Veja Também

Últimas Notícias

Flamengo, Palmeiras, Sport, Fluminense e Athletico triunfam no Brasileiro Sub-17

Seis jogos movimentaram a competição na tarde deste sábado. Veja como foi Seis jogos encerraram, neste sábado (24),...

VIDEO | Milícias agora controlam 60% do Rio de Janeiro, ultrapassando traficantes de drogas

Esta semana, em O que está acontecendo no Brasil , observamos como...

Luiz Lima promete levar mais segurança, iluminação e limpeza para a região da Pavuna

O candidato do PSL à Prefeitura do Rio, deputado federal Luiz Lima, quer a Pavuna com uma nova cara. Após fazer caminhada pelo bairro da Zona Norte, que faz divisa com o município de São João de Meriti, na Baixada, ele enumerou alguns dos principais problemas da região e apresentou propostas para melhorar a vida dos moradores. 
- Publicidade -