26 C
Rio de Janeiro
quinta-feira, outubro 29, 2020
- Publicidade -

Com almoços e painéis, Coletivo Banquetaço lança série de ações contra a fome

- Publicidade -
- Publicidade -
- Advertisement -

O Coletivo Banquetaço, unido a mais de cem organizações do terceiro setor e da sociedade civil, lança nesta segunda-feira (12) uma campanha informativa “Gente é para brilhar, não para morrer de fome”. Entre os realizadores, estão Greenpeace Brasil, Slow Food Brasil, Sefras (Serviço Franciscano de Solidariedade), Gastromotiva, Agência Solano Trindade e Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST).

:: Confira a programação completa ::

A ideia é construir o Dia Mundial da Alimentação Saudável, em 16 de outubro, para renovar o enfrentamento da fome no país e promover ações contra o desmonte de políticas públicas de promoção da soberania alimentar pelo governo Bolsonaro e do aumento do número de pessoas em situação de fome na pandemia.

Entre os dias 10 e de outubro, haverá uma programação online, além de um “marmitaço”, nos dias 17 e 18, em diversas capitais do país. Na abertura (dia 10), o Padre Júlio Lancelotti irá conduzir um ato inter-religioso em sua Pastoral do Povo da Rua, no Centro de São Paulo.

Outros destaques são um almoço com chef Bel Coelho, no dia 17, na Tenda Franciscana do Sefras – Serviço Franciscano de Solidariedade -, no Largo do São Francisco, junto com a cozinheira Simone Gomes, do Banquete, e com a presença do Padre Júlio Lancelotti.

Leia também: Combate à fome é reconhecido por Nobel enquanto o Brasil retrocede e vê problema voltar

Neste mesmo dia, a chef Helena Rizzo irá cozinhar na Agência Solano Trindade, no Capão Redondo (Campo Limpo), Zona Sul, ao lado do ativista Thiago Vinícius e sua mãe, a cozinheira Dona Nice . Já no domingo, no almoço, o chef Checho Gonzales irá preparar marmitas junto com o coletivo Sopão das Manas e a nutricionista e ativista da alimentação Neide Rigo na Ocupação 9 de julho, para depois distribuírem.

Também no domingo, dia 18, o chef Rodrigo Oliveira irá cozinhar com os chefs Paola Carosella e Edson Leite, do Gastronomia Periférica, na Ocupação Jardim Julieta, na Zona Norte .

Além disso, painéis com pesquisadores, cozinheiros, nutricionistas e especialistas em alimentação para discutir temas como educação alimentar e valorização da cultura alimentar brasileira. No dia 16, Bela Gil fala sobre alternativas ao feijão com arroz. Regina Tchelly (Favela Orgânica) fala sobre aproveitamento integral de alimentos no dia 13; e a nutricionista Valéria Paschoal fala sobre o potencial revolucionário das PANCS (Plantas Alimentícias não-Convencionais), no dia 15; entre outros. Como incluídas gratuitas e abertas ao público.

Edição: Rodrigo Chagas


- Publicidade -

Veja Também

Últimas Notícias

Filmes na Record TV de 31/10 a 01 de novembro de 2020

Cine AventuraSábado, dia 31/10 – 15h“O Tigre e o Dragão”  HD com audiodescriçãoTítulo Original: Crouching Tiger, Hidden DragonElenco: Yun-Fat Chow, Michelle Yeoh, Ziyi Zhang, Chen Chang, Pei-Pei Chang, Sihung Lung, Li Li, Fazeng...
- Publicidade -

Boletim Carioca

Assine nossa Newsletter e receba as últimas notícias e ofertas de nossos parceiros em seu email

Réveillon Rio 2021 será pago integralmente pela iniciativa privada

SRCOM foi a única empresa a apresentar proposta, com projeto que cumpre todos os requisitos exigidos pela Riotur, para a virada carioca

Alunos e professores de escolas públicas do Rio poderão ganhar ingressos para eventos

Projeto de lei prevê a doação por parte das empresas que recebem incentivos fiscais

Megaoperação no Complexo da Maré dura mais de 10 horas; mulher grávida é baleada

Moradores do Complexo de favelas da Maré amanheceram nesta terça-feira, 27, com uma megaoperação policial em suas portas. A operação começou por volta das 5h...

Rio de Janeiro inicia censo da população em situação de rua

Com o censo, a Prefeitura espera sensibilizar Justiça, Mninistério Público e Defensoria Pública para, juntos com o Município, desenvolver ações para reinserir essas pessoas no mercado de trabalho.

Shopping Jardim Guadalupe inaugura nova sede do Blindando Vidas

Projeto oferece aulas gratuitas de artes marciais para crianças e jovens em situação de vulnerabilidade desde 2017
- Publicidade -