19 C
Rio de Janeiro
sábado, outubro 31, 2020
- Publicidade -

MPF vai à Justiça contra críticas de Bolsonaro ao isolamento social

- Publicidade -
- Publicidade -
- Advertisement -

O Ministério Público Federal (MPF) quer que a União seja responsabilizada judicialmente por “difundir mensagens contraditórias junto à população” a respeito do novo coronavírus . O órgão apresentado um recurso à justiça para que o governo de Jair Bolsonaro (sem partido) seja obrigado a fornecer informações e orientações consistentes e que tenham embasamento. Na visão do MPF, os canais de comunicação do presidente nas redes sociais precisam abordar a “necessidade imprescindível do isolamento social”.

Segundo o órgão, o objetivo é garantir que o governo federal tenha postura proativa no que diz respeito ao “direito à informação à adoção de medidas emergenciais de combate à covid – “. Os discursos de Bolsonaro levaram o MPF a acionar a justiça em abril . Mas em agosto saiu a decisão que considerava que as afirmações não causaram “repercussões sociais de grande alcance”, apesar das contradizerem recomendações científicas.

FMI também defende a quarentena

No mesmo dia em que o MPF divulgou a apelação, o Fundo Monetário Internacional (FMI) publicou relatório em sinalizando que as nações onde a quarentena foi adotada vão sair primeiro da crise. Segundo World Economic Outlook , “a efetividade do isolamento na redução de necessidades que o lockdown pode abrir caminho para uma recuperação econômica mais rápida.”

Salvar a economia e evitar desemprego sempre foram os principais argumentos do governo de Jair Bolsonaro para condenar o distanciamento social. Como exercício do FMI, no entanto, derrubam essas justificativas. Para a autoridade monetária, “mitigar os riscos à saúde parece ser uma pré-condição para ter uma economia forte e sustentável”.

O FMI ressaltou também que nos países mais pobres a opção pelo isolamento muitas vezes é inviável, porque os trabalhadores “não aproveitam os recursos financeiros para lidar com uma perda de renda”.

Números da covid no Brasil

O número oficial de pessoas que já foram contaminadas pelo coronavírus no Brasil chegou a 5. 27. 444 nesta quinta-feira (8), segundo dados do Conselho Nacional de Secretários de Saúde . Somente nas 24 horas desde a terça-feira (6), foi feito o registro de 24. 729 novos casos. No mesmo período, foram confirmadas 729 mortes por causa da covida – 19. O total de óbitos alcançou 148. 957.

O que é o novo coronavírus?

Trata-se de uma extensa família de vírus causadores de doenças em animais como em humanos . De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS) , em humanos, os vários tipos de vírus podem provocar infecções respiratórias que vão de resfriados comuns, como a Síndrome Respiratória do Oriente Médio (MERS), a crise mais graves, como a Síndrome Respiratória Aguda Severa (SARS). O coronavírus descoberto mais recentemente causa da doença covidiana – 09.

Como ajudar quem precisa?

A campanha “ Vamos precisar de todo mundo ” é uma ação de solidariedade articulada pela Frente Brasil Popular e pela Frente Povo Sem Medo. A plataforma foi criada para ajudar pessoas impactadas pela pandemia da covid – 19. De acordo com os organizadores, o objetivo é dar visibilidade e fortalecer as iniciativas populares de cooperação.

Edição: Rodrigo Chagas


- Publicidade -

Veja Também

Últimas Notícias

- Publicidade -

Boletim Carioca

Assine nossa Newsletter e receba as últimas notícias e ofertas de nossos parceiros em seu email

Réveillon Rio 2021 será pago integralmente pela iniciativa privada

SRCOM foi a única empresa a apresentar proposta, com projeto que cumpre todos os requisitos exigidos pela Riotur, para a virada carioca

Alunos e professores de escolas públicas do Rio poderão ganhar ingressos para eventos

Projeto de lei prevê a doação por parte das empresas que recebem incentivos fiscais

Megaoperação no Complexo da Maré dura mais de 10 horas; mulher grávida é baleada

Moradores do Complexo de favelas da Maré amanheceram nesta terça-feira, 27, com uma megaoperação policial em suas portas. A operação começou por volta das 5h...

Rio de Janeiro inicia censo da população em situação de rua

Com o censo, a Prefeitura espera sensibilizar Justiça, Mninistério Público e Defensoria Pública para, juntos com o Município, desenvolver ações para reinserir essas pessoas no mercado de trabalho.

Shopping Jardim Guadalupe inaugura nova sede do Blindando Vidas

Projeto oferece aulas gratuitas de artes marciais para crianças e jovens em situação de vulnerabilidade desde 2017
- Publicidade -