27.6 C
Rio de Janeiro
quinta-feira, outubro 29, 2020
- Publicidade -

Considerado “caribe amazônico”, Alter do Chão (PA) pode virar savana, alerta estudo

- Publicidade -
- Publicidade -

Alter do Chão , no Oeste do estado do Pará, é considerado o “caribe amazônico” e se tornado destino frequente de turistas em busca de suas praias de água doce às margens do Rio Tapajós. As belezas naturais que transformam o local – que é vila do município de Santarém – conhecido, porém, estão ameaçadas pelo aumento de queimadas e do desmatamento na Amazônia que aceleram o processo de transformação da floresta amazônica em savana.

A esse processo, dá-se o nome de: savanização. De forma resumida é como se a diversidade de árvores fosse transformada em uma vegetação com espécies de pequeno e médio porte.

- Publicidade -

“Mesmo que você tenha uma floresta que está em uma área bem protegida , se essa área pegar fogo repetidamente por alguns anos, é possível que o processo de savanização se intensifique nesse local “, alerta o pesquisador José Mauro Moura professor da Universidade do Oeste do Pará (Ufopa), um dos pesquisadores que atuaram nesse estudo.

Ele explica que a vegetação, embora seja relativamente aberta e com pouca cobertura vegetal sobre o solo, funciona como um filtro para as águas da chuva que abastecer os lagos e igarapés.

- Publicidade -

“Logo, se você elimina essa vegetação, queima, o solo vai ficar desprotegido e muito material pode ser carregado para a água dos rios. Então, aquela paisagem bonita que a gente conhece com praias e com lago pode ter uma mudança muito grande em função da cor da água “, diz ele.

A pesquisa conduzida pela universidade de Michigan, nos Estados Unidos, pesquisadores do Programa de Pós-Graduação Graduação em Recursos Naturais da Amazônia da Universidade Federal do Oeste do Pará (PPGRNA-Ufopa), além da equipe do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), da Universidade de São Paulo (USP) e da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

O pesquisador destaca ainda que a Área de Proteção Ambiental (APA) de Alter do Chão é uma área em que há ocorrência de dois tipos de processo de savanização: como mais fechadas com composição florística mais parecida com a floresta e como com uma composição florística mais aberta, que se assemelham a áreas do centro-oeste do Brasil e da África.

Na avaliação de Caetano Scannavino, coordenador da ONG Projeto Saúde e Alegria a degradação da floresta e o processo de savanização deve nos levar à reflexão de que tipo de desenvolvimento desenvolvemos hoje na Amazônia.

“Em termos de Amazônia, a gente desmatou o equivalente a duas Alemanhas de floresta para colocar o quê no lugar? 23% dessa área devastada é ocupada por pastagens de baixíssima produtividade, menos de um animal por hectare e os outros 23% são áreas abandonadas. Então, a gente está desmatando para produzir mal e para ficar mais pobre “, alerta.

Edição: Leandro Melito


Boletim Carioca

Assine nossa Newsletter e receba as últimas notícias e ofertas de nossos parceiros em seu email

Veja Também

Últimas Notícias

Pesquisas mostram que CNN é o canal de notícias mais imparcial do país

Pesquisas realizadas por dois dos maiores institutos do país, o Kantar Ibope Media e o Real Time Big Data,...

Outlander ganha maratonas no mês de novembro

Em novembro, o canal FOX Premium 1 vai realizar em todos os sábados do mês, a partir das 20h30, uma maratona da...

Painel dos filmes sobre o Caso Richtofen acontece hoje na Horror Expo Live 2020

O Caso Richthofen, homicídio brutal que chocou o Brasil em 2002, será revisitado em uma adaptação para dois longas-metragens,...

Maisa ganha presente especial de Silvia Abravanel em seu último programa no SBT

O último "Programa da Maisa", no ar no próximo sábado, 31 de outubro, está repleto de emoção. Em sua despedida, Maisa...

Segunda temporada de “The Purge” chega ao SPACE em novembro

Uma das franquias de terror mais originais da atualidade chega a sua 2ª temporada na tela do SPACE. "The Purge", série baseada no sucesso...

Comédia com Billy Crystal, “Caindo em Pé”, é a atração do TNT Original desta sexta

"Caindo em Pé", filme com o selo Particular Crowd, sob a marca TNT Original, estreia nesta sexta, dia 30...

Starzplay anuncia data de estreia e trailer da série dramática ‘No Man’s Land’

Starzplay, o serviço internacional de streaming premium da Starz, anunciou hoje a estreia da série dramática em oito partes,...

Produção nacional Você Renova estreia no Home & Health com a apresentadora Eva Mota

Durante a pandemia, muita gente mudou a relação com a própria casa. Surgiu aquela vontade de mudar completamente um...

Apostar ao vivo: quais as vantagens e desvantagens?

Quem já tem alguma experiência com o mercado de apostas esportivas sabe que existem alguns ensinamentos básicos a serem dominados e o resto é praticamente todo na base da experiência, da intuição e mesmo do feeling, por assim dizer.
- Publicidade -