22 C
Rio de Janeiro
sexta-feira, outubro 23, 2020
- Publicidade -

Agricultoras de Timbaúba (PE) participam de capacitações para a comunidade rural

- Publicidade -
- Publicidade -

As mulheres agricultoras do assentamento Panorama, localizado no município de Timbaúba (a 73, transformaram parte da sede da associação comunitária em um espaço para cursos de capacitação técnica continuada voltados à comunidade rural. Em um ano, cerca de 20 mulheres receberam mais de seis cursos na área de culinária como alternativa para ampliar uma cadeia produtiva de base familiar, pensar em novas convenientes para agregar valor aos produtos agrícolas locais e promover maior segurança alimentar às famílias.

Nas capacitações, foram oferecidos cursos de arte culinária; produção de doces; salgados; conservas; bode defumado e panificação. Os professores foram disponibilizados pela Associação dos Moradores de Panorama junto ao Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR). Além disso, uma associação doações tanto da comunidade quanto de comerciantes, para estruturar o espaço com os eletrodomésticos e equipamentos de trabalho.

- Publicidade -

Atualmente, como mulheres rural do assentamento planejam, além da continuidade das capacitações, implementação de uma panificadora para produzir os produtos e estenderem ou escoamento da produção para atender a demanda urbana de Timbaúba.

O assentamento Panorama possui uma área total de 540 hectares de terras, com produção de alimentos de base familiar diversificada, responsável por abastecer as feiras do município de Timbaúba. Panorama é reconhecido, ainda, por ter uma liderança expressiva, que vem sendo responsável por incentivar uma das comunidades mais unidas na Mata Norte do Estado.

- Publicidade -

Considerada a liderança mais respeitada e emblemática na história das Lutas camponesas na zona da Mata Norte de Pernambuco, dona Creuza Maria da Silva Fernandes, 27 anos, mãe de três filhos e avó de quatro netos, é a presidente do assentamento estadual Panorama, local onde vive há 27 anos. Além de agricultora, também foi professora da escola rural da Usina Aliança, area that, in 1993, foi parcialmente transformada em assentamento estadual e suas parcelas de terras foram concedidas aos trabalhadores rural da usina.

A agricultora se tornou referência na agricultura familiar de Pernambuco por causa da sua incessante busca pela integração da comunidade rural; por articular parcerias e buscar estratégias que favoreçam tanto a permanência das famílias rural na terra, quanto o desenvolvimento local, desde o período de criação do assentamento há mais de 20 anos.

“O que me motiva a trabalhar pela comunidade de Panorama é muito amor. Muitos dos associados foram meus alunos. Meu sonho sempre foi ver todos eles crescerem e o assentamento desenvolver ”, explicou dona Creuza Maria.

Fonte: BdF Pernambuco

Edição: Vanessa Gonzaga


Boletim Carioca

Assine nossa Newsletter e receba as últimas notícias e ofertas de nossos parceiros em seu email

Veja Também

Últimas Notícias

Horóscopo do dia 23 de outubro de 2020

Confira a previsão do horóscopo do dia 23 de outubro de 2020 e fique por dentro de tudo o que o seu signo lhe reserva para o amor, dinheiro e saúde.

Portimão recebe etapa da Fórmula 1 pela primeira vez

TV Globo transmite a volta da categoria a Portugal depois de 24 anos. Hamilton pode se tornar o piloto...

Deputados da Alerj aprovam pedido de encampação da Via Lagos

Apenas a bancada do partido Novo votou contra a proposta. A pauta foi analisada pelo plenário um dia depois do Superior Tribunal de Justiça (STJ) adiar o julgamento que decidiria se a administração da Linha Amarela ficaria com a Prefeitura do Rio ou com a Lamsa.
- Publicidade -