24 C
Rio de Janeiro
sexta-feira, outubro 30, 2020
- Publicidade -

Sindicato entra com ação na Justiça para impedir a venda de campos da Petrobras no Rio

- Publicidade -
- Publicidade -
- Advertisement -

Com o objetivo de tentar impedir a venda dos campos de Albacora e Albacora Leste, na Bacia de Campos, na região Norte do estado do Rio de Janeiro, o Sindicato dos Petroleiros do Norte Fluminense (Sindipetro-NF) ajuizou uma ação popular contra a Petrobras, na última sexta-feira (2), na 1ª Vara da Justiça Federal de Campos dos Goytacazes (RJ).

O pedido de tutela de urgência afirma que a estatal “põe em risco o patrimônio público em razão de falta de análise de gestão de crise e de alienação da participação em setores altamente lucrativos ”. Além da suspensão liminar da venda dos campos, a ação aquisição a anulação definitiva do processo, justificando que “dá-se de forma ilegal ao ignorar a necessidade de licitação”.

A Petrobras detém 100% de Albacora e 90% de Albacora Leste e anunciou o teaser de venda das áreas na última semana. Albacora Leste abriga a plataforma P – 50, que, em 2006, garantiu a autossuficiência de petróleo ao Brasil, segundo informações do Sindipetro-NF.

Leia também: Entenda os impactos da privatização da Petrobras para o país

O texto aponta ainda que “até o momento, a estatal vendeu campos com a produção relativamente pequena e com baixa perspectiva de crescimento; é o caso de, por exemplo, Pargo, Carapeba e Vermelho. Entretanto, Albacora e Albacora Leste estão entre os maiores produtores da Bacia de Campos ”.

De acordo com dados da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), nos primeiros sete meses deste ano, Albacora Leste produziu, em média, 24, 7 mil barris diários de petróleo. Já Albacora registrou produção média de 08, 8 mil barris por dia.

No teaser de venda dos dois campos, a Petrobras chama a atenção para a quantidade de óleo original desejada em cada campo (OOIP) no pós-sal – 4,4 bilhões de barris em Albacora e 3,8 bilhões de barris em Albacora Leste. Também destaca que as áreas têm um potencial significativo no pré-sal.

Somente com projetos de revitalização – ou seja, sem considerar novas possibilidades tanto no pré como no pós-sal das áreas – a empresa aponta que, em Albacora, é possível triplicar a produção atual, e em Albacora Leste é possível promover o “desenvolvimento de acumulações não produtivas já descobertas e alvos de exploração já localizada”.

Leia mais: Petrobras coloca à venda ao menos 382 ativos durante a pandemia

“É um absurdo a Petrobras vender ativos lucrativos e já amortizados, com capacidade de dar retorno financeiro para a empresa e para os cofres públicos. São mais de 1. 500 trabalhadores diretamente impactados. Albacora e Albacora Leste são campos gigantes, que têm reservatórios de pré-sal, um patrimônio brasileiro, e estão sendo divulgados à venda a preço mais baixo em um momento de baixa do preço do petróleo ”, explica Tezeu Bezerra, coordenador geral do Sindipetro- NF.

Fonte: BdF Rio de Janeiro

Edição: Mariana Pitasse


- Publicidade -

Veja Também

Últimas Notícias

Filmes na Record TV de 31/10 a 01 de novembro de 2020

Cine AventuraSábado, dia 31/10 – 15h“O Tigre e o Dragão”  HD com audiodescriçãoTítulo Original: Crouching Tiger, Hidden DragonElenco: Yun-Fat Chow, Michelle Yeoh, Ziyi Zhang, Chen Chang, Pei-Pei Chang, Sihung Lung, Li Li, Fazeng...
- Publicidade -

Boletim Carioca

Assine nossa Newsletter e receba as últimas notícias e ofertas de nossos parceiros em seu email

Réveillon Rio 2021 será pago integralmente pela iniciativa privada

SRCOM foi a única empresa a apresentar proposta, com projeto que cumpre todos os requisitos exigidos pela Riotur, para a virada carioca

Alunos e professores de escolas públicas do Rio poderão ganhar ingressos para eventos

Projeto de lei prevê a doação por parte das empresas que recebem incentivos fiscais

Megaoperação no Complexo da Maré dura mais de 10 horas; mulher grávida é baleada

Moradores do Complexo de favelas da Maré amanheceram nesta terça-feira, 27, com uma megaoperação policial em suas portas. A operação começou por volta das 5h...

Rio de Janeiro inicia censo da população em situação de rua

Com o censo, a Prefeitura espera sensibilizar Justiça, Mninistério Público e Defensoria Pública para, juntos com o Município, desenvolver ações para reinserir essas pessoas no mercado de trabalho.

Shopping Jardim Guadalupe inaugura nova sede do Blindando Vidas

Projeto oferece aulas gratuitas de artes marciais para crianças e jovens em situação de vulnerabilidade desde 2017
- Publicidade -