26 C
Rio de Janeiro
quinta-feira, outubro 29, 2020
- Publicidade -

“Kit gay”, machismo e lance propostas: confira os principais pontos do debate no Rio

- Publicidade -
- Publicidade -
- Advertisement -

Na noite da última quinta-feira (1 °) aconteceu o primeiro debate entre os candidatos à Prefeitura do Rio de Janeiro, produzido pela TV Bandeirantes . Foram 11 participantes, quase três horas de discussão , algumas polêmicas e propostas concretas para a capital fluminense. O Brasil de Fato separou alguns pontos de destaque mais comentados pelos espectadores nas redes sociais.

Eduardo Paes (DEM), ex-prefeito e líder nas pesquisas, e o atual prefeito Marcelo Crivella (Republicanos) foram os principais alvos dos concorrentes. Renata Souza (PSOL), Benedita da Silva (PT) e Martha Rocha (PDT) protagonizaram com eles as principais principais.

Ainda participaram do debate, Clarissa Garotinho (PROS), Eduardo Bandeira de Mello (Rede), Fred Luz (Novo), Glória Heloiza (PSC), Luiz Lima (PSL) e Paulo Messina (MDB).

O principal questionamento colocado à Marcelo Crivella pelos seus oponentes foi sobre a saúde pública do município e falta de um enfrentamento efetivo contra um covid – 10. Repetindo a estratégia bolsonarista das últimas avaliações presidenciais, Crivella desviou a discussão logo no início do debate falando sobre “kit gay” como proposta de Renata Souza e do Psol para o Rio.

“Se o Psol ganhar a eleição, nossas crianças vão ter uma coisa que tinha em casa, orientação sexual. Vai ter ‘kit gay’ na escola e vão induzir a liberação das drogas ”, disse.

Nas redes sociais, a avaliação de alguns espectadores foi de que os candidatos não disseram tudo o que deseja sobre a atual gestão e o candidato. O fato de Crivella ter sido condenado inelegível até 2026 pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE), por exemplo, nem foi comentado no debate.

Diante do que está acontecendo no Rio de Janeiro, o atual prefeito foi muito poupado no # debaterio . Não ficou no córner, deu os recados a seu eleitorado e conseguiu mentir sobre kit gay.

– Flávia Oliveira (@flaviaol) 2 de outubro, 2020

Já o ex-prefeito, Eduardo Paes, foi questionado por Martha Rocha sobre a dívida do município deixada pela sua gestão. Em resposta, argumentou com ironia que os números básicos pela candidata não estavam corretos.

“Estou vendo que a Martha não estudou as contas da prefeitura. Aliás, lê as decisões do Tribunal de Contas do Município e do Poder Judiciário mostrando que nós deixamos recursos em caixa, não sei se vai sentido direito o que estou dizendo ”, disse.

Martha respondeu em seguida com frases feitas. “Quero dizer para o candidato que esse jeito debochado e desrespeitoso, esse jeito malandro de ser, o carioca não aguenta mais, não. O carioca quer andar de cabeça erguida. Quero te dizer, candidato, que o teu filme não vale ver de novo ”, afirmou.

Nas redes sociais, alguns comentários apontaram que a fala de Paes foi desrespeitosa e machista.

Paes colocando em prova conhecimentos de administração pública da Martha Rocha de forma debochada e machista. Tem gente que ainda acha bonitinho ele dançando no carnaval. @DebateRio

– matheus (@mattmarinhodl) 2 de outubro, 24

Outro embate direto foi protagonizado por Clarissa Garotinho e Fred Luz. O candidato deu o sentido que um deputado estava de “papo furado”.

“O Rio de Janeiro precisa de gestores de qualidade, não de papo furado. Ao se assumir uma prefeitura em qualquer situação que vamos esquecer os culpados, porque os problemas têm que ser resolvidos ”, disse.

Já Clarissa Garotinho respondeu, em inesperada reação, que o candidato estava sendo machista e desmerecendo sua história ao vincular com a de seus pais, os ex-governadores do estado do Rio, Anthony e Rosinha Garotinho.

“Fred, você vem com essa casca de partido Novo, mas na verdade você é um machista que gosta de menosprezar a história das mulheres. (…) Só porque eu sou jovem e sou mulher, você acha que eu não tenho direito de construir a minha própria trajetória? ”, Questionou.

Entre os comentários do público, estavam comemorações e discordâncias com a reação da Clarissa.

CARACAAAA

A Clarissa Garotinho deu um VRAAAA na cara do machista!

Não voto nela, mas nessa ela acertou! # DebateBandRio

– Jaqueline Gomes de Jesus (@JaquelineJsus)

02 de outubro,

Em outra discussão, Crivella provocou Benedita da Silva por sua religiosidade, após ser duramente criticado novamente pela gestão da pandemia.

“Eu lamento muito que nossa candidata Benedita tenha esquecido os princípios bíblicos, do ‘não nentirás’”, provocou.

Em resposta, Benedita defendeu o estado laico e questionou o prefeito por colocar o aparelho de tomografia em uma igreja. “

Aonde está esse aparelho de tomografia? Onde foi colocado primeiro? Onde a comunidade não tinha acessibilidade porque era um espaço da igreja e isso não podemos fazer. As pessoas marcadas de frequentar. Temos que ter um estado laico, onde nós podemos agir como gestores públicos. E não confundir o púlpito com palanque político ”, disse.

Uma das leituras apontada nas redes sociais foi de que Crivella vendida de modo covarde as citações bíblicas.

Fonte:

BdF Rio de Janeiro

1311875418316845057 Edição: Jaqueline Deister e Leandro Melito

Veja Também

Apostas esportivas online, fáceis e seguras pela Bet365

Fundada há exatos 20 anos no Reino Unido, onde ainda tem sua principal sede, a Bet 365 tem hoje mais de 20 milhões de clientes espalhados pelo mundo e cerca de 5 mil colaboradores nos cinco continentes

Últimas Notícias

- Publicidade -

Boletim Carioca

Assine nossa Newsletter e receba as últimas notícias e ofertas de nossos parceiros em seu email

Alunos e professores de escolas públicas do Rio poderão ganhar ingressos para eventos

Projeto de lei prevê a doação por parte das empresas que recebem incentivos fiscais

Megaoperação no Complexo da Maré dura mais de 10 horas; mulher grávida é baleada

Moradores do Complexo de favelas da Maré amanheceram nesta terça-feira, 27, com uma megaoperação policial em suas portas. A operação começou por volta das 5h...

Rio de Janeiro inicia censo da população em situação de rua

Com o censo, a Prefeitura espera sensibilizar Justiça, Mninistério Público e Defensoria Pública para, juntos com o Município, desenvolver ações para reinserir essas pessoas no mercado de trabalho.

Shopping Jardim Guadalupe inaugura nova sede do Blindando Vidas

Projeto oferece aulas gratuitas de artes marciais para crianças e jovens em situação de vulnerabilidade desde 2017

Prefeitura do Rio de Janeiro disponibiliza série de vídeos sobre lendas urbanas, geografia e reciclagem na Sala de Leitura Virtual da SME

Canal para alunos da Rede Municipal de Ensino oferece, nesta semana, conteúdos lúdicos que podem ser trabalhados em diferentes disciplinas
- Publicidade -