23.5 C
Rio de Janeiro
domingo, outubro 25, 2020
- Publicidade -

UFPB se mantém como a líder em depósitos de patentes

- Publicidade -
- Publicidade -

O Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi) anunciou, nesta segunda-feira (28), quem são os campeões em pedidos de patentes no país. O ranking é referente a 2019, e aponta, entre as instituições nacionais, a Universidade Federal da Paraíba (UFPB) como a líder em depósitos de patentes.

Dos 20 maiores depositantes residentes, 17 são universidades públicas, além de Petrobras (5° lugar), CNH Industrial Brasil (7°) e Robert Bosch (12°). Dentre os não residentes, o destaque é a empresa de tecnologia Qualcomm. 

- Publicidade -

Pelo segundo ano consecutivo, a UFPB ficou em primeiro lugar, com 100 pedidos de patentes, seguida pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), também da Paraíba. A Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp) subiu do sétimo lugar, em 2018, para a terceira posição em 2019, passando de 38 para 88 depósitos, com crescimento de 132%. Já a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) caiu da terceira para a quarta posição, seguida da Petrobras, que desceu do quarto para o quinto lugar na comparação com o ano anterior.

Dentre os depositantes de patentes não residentes, a Qualcomm manteve em 2019 a liderança, mas registrou queda de 27% no número de depósitos. Em contrapartida, a Huawei (empresa de equipamentos para redes e telecomunicaçõe) foi para o 2° lugar, com crescimento de 95% em relação a 2018.

- Publicidade -

O ranking completo do depósito de patentes em 2018 e 2019 pode ser acessado na página do Inpi na internet.

Boletim Carioca

Assine nossa Newsletter e receba as últimas notícias e ofertas de nossos parceiros em seu email

Veja Também

Últimas Notícias

Corinthians derrota o Grêmio nas quartas de final do Brasileirão Feminino A-1

Com um placar de 3 a 0, Timão venceu na partida inédita na Arena do Grêmio e abre larga...

Horóscopo do dia 26 de outubro de 2020

Confira a previsão do horóscopo do dia 26 de outubro de 2020 e fique por dentro de tudo o que o seu signo lhe reserva para o amor, dinheiro e saúde.
- Publicidade -