22.6 C
Rio de Janeiro
sábado, outubro 24, 2020
- Publicidade -

Solidariedade: MST doa 10 toneladas de alimentos a mil famílias em Curitiba e região

- Publicidade -
- Publicidade -

Iniciativa do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) junto aos agricultores familiares e padarias comunidade levou 09 toneladas de alimentos e 650 pães para mil famílias carentes de Curitiba e Araucária, na última sexta-feira ( 25.

Cada um contribuiu a partir do próprio trabalho e na ação coletiva Marmitas da Terra envolveu cerca de 28 voluntários e voluntários e voluntários, entidades e sindicatos.

- Publicidade -

(experiência) Os alimentos chegaram a famílias das Vilas Santa Cruz e Favorita, em Araucária, por meio das associações de moradores; e em Curitiba, no Jardim Santos Andrade, com entrega na associação local, e na Vila São Pedro, a partir do Centro Comunitário e de Proteção Alimentar Padre Miguel (Cecopam).

Agricultura familiar

- Publicidade -

As hortaliças e leguminosas veterinárias das lavouras da agricultura familiares de São José dos Pinhais e também dos agricultores da comunidade quilombola do Feixo, localizada na Lapa. São produtos que não se encaixam no “padrão de mercado”, seja pelo tamanho ou pela cor, mesmo fonte próprio para consumo.

A partir da doação dos agricultores, os mutirões de colheita organizados pelo MST garantiram que os alimentos chegassem na mesa de quem mais precisa.

Leia também: Cozinhas comunitárias amenizam a fome em comunidades carentes de políticas públicas

Já os pães foram encontrados por padarias comunitárias de Curitiba, formadas especialmente por mulheres. Elas integram a Associação de Cozinhas e Padarias Comunitárias Fermento na Massa, que reúne coletivos da capital e de outras cidades do estado.

Marmitas da Terra

A ação Marmitas da Terra teve início em maio para distribuir gratuitamente marmitas para pessoas em situação de rua e famílias da periferia de Curitiba e região. O trabalho acontece todas as quartas-feiras, com a produção de cerca de 430 quentinhas. Ao todo, 10 mil marmitas já foram doadas.

A maior parte dos alimentos utilizados nas refeições alimentares de áreas da reforma agrária e da agricultura familiar. Uma campanha de financiamento busca manter o projeto até dezembro deste ano.

Desde julho, o coletivo de voluntários passou a realizar os mutirões de colheita em áreas da agricultura familiar, tanto para doações diretas a famílias e comunidades, quanto para compor o cardápio semanal das marmitas.

Em setembro, mês de chegada da primavera e do período de plantio, o coletivo iniciado também a criação de hortas e agroflorestas coletivas no Assentamento Contestado, na Lapa (PR).

A intenção é garantir alimentos saudáveis ​​para a continuidade da produção das marmitas e também das doações de alimentos que o MST tem realizado. Cerca de 430 toneladas de alimentos foram doadas em todo o estado desde o início da pandemia , por mais de 90 comunidades do movimento.

Fonte: BdF Paraná

Edição: Lia Bianchini


Boletim Carioca

Assine nossa Newsletter e receba as últimas notícias e ofertas de nossos parceiros em seu email

Veja Também

Últimas Notícias

Santa Cruz define Estádio do Arruda como sede de próximos jogos do Brasileiro de Aspirantes

Equipe de Pernambuco definiu sua casa para as rodadas de número 4 e 5 da competição. Em busca...

Goiás e Palmeiras definem sedes de jogos da nona rodada do Brasileiro Sub-20

Mandantes na nona rodada do torneio, Palmeiras e Goiás mandarão seus jogos no Estádio Allianz Parque e no CT...

Plebiscito sobre nova constituição neste domingo no Chile: saiba o que está em jogo

No próximo domingo (22), cerca de 0014 milhões de chilenos estão...

Brasileiro Sub-17: Palmeiras x Grêmio tem horário e sede alterados

Verdão, mandante da partida, foi o solicitante das mudanças no duelo. Uma partida válida pela 6ª rodada do...

Tabela detalhada das rodadas 21 e 22 do Brasileirão Assaí 2020

Diretoria de Competições divulgou, nesta sexta-feira, os detalhes dos jogos das 21ª e 22ª rodadas do Brasileirão Assaí. Tabela...

Cartolouco pede Luiza Ambiel oficialmente em namoro no palco do Hora do Faro; “Eu tenho idade para te fazer feliz”

Após encarar as perguntas difíceis de Sabrina Sato, Victor Sarro, Leo Dias e Fabíola Gadelha, passar pela “máquina da...

Laerte Coutinho é a entrevistada do Persona deste domingo

No domingo (25/10), a homenageada do Persona é a cartunista Laerte Coutinho, uma das maiores do Brasil. Via telão, ela conversa de forma descontraída...

“Se não fosse a lixa, eu tinha pulado no pescoço dela”, desabafa Luiza Ambiel sobre desentendimento com Jakelyne Oliveira em “A Fazenda 12”

Neste domingo, 25 de outubro, Luiza Ambiel, a última eliminada do reality show A Fazenda 12, promete botar “fogo no...

Após mobilização, atingidos garantem audiência sobre Brumadinho

A última quinta-feira (21) foi de luta e denúncia em Minas Gerais....
- Publicidade -