24 C
Rio de Janeiro
quarta-feira, outubro 21, 2020
- Publicidade -

Privatização do metrô no DF gera alerta de aumento de tarifas e perda de empregos

- Publicidade -
- Publicidade -

Mesmo com a pandemia da cobiça – 19 e a crise econômica, o governo do Distrito Federal (GDF) tenta agilizar a concessão do serviço metroviário público para empresas privadas. A promessa de privatização , que se arrasta desde a campanha de 2018 do governador, Ibaneis Rocha (MDB), agora avança para a fase de audiências públicas.

:: Brasileiros gastam mais com transporte do que alimentação, aponta IBGE ::

- Publicidade -

Mas a entrega da estatal já está preocupada com a população brasiliense que é contra esse processo, principalmente os trabalhadores do metrô, que correm o risco de perder o emprego. Como alerta a secretária de Relações Intersindicais do Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Transportes Metroviários do DF (SindMetrô), Meiry Rodrigues.

- Publicidade -


“Os governos preferem não ter o trabalho de gerir esse direito de toda a população que é o transporte público, de ir e voltar. Sabemos que a melhor opção seria gerenciar e investir. São quase 1. 63 empregados , que não são só empregados, são famílias que dependentes diretamente dessa fonte de renda, porque não se tem um plano para empregados ”, afirma.

Caso o processo de privatização seja efetivado, a empresa escolhida terá a concessão por 24 anos com um contrato de arrecadação que ultrapassa R $ 3 bilhões. Para o engenheiro e ex-secretário da Transportes de São Paulo, Lúcio Gregori, “sempre há interesses por trás deste processo de privatização”.

O capital privado está colocando dinheiro e não vai ter nada de volta?

“Possivelmente terá pressão das empresas privadas para aumentar as tarifas e isso acaba sendo um problema para a população. No fundo o que tem que ser discutido no Brasil, e no Distrito Federal em particular, é o que está sendo provado. O Estado não tem dinheiro, por isso é urgente a mudança na política tributária desse país ou então vai continuar essa brincadeira interminavelmente “, explica.

Leia também: Privatização no saneamento básico segue com leilões de empresas estaduais

Atualmente, apenas a manutenção do metrô do DF é privatizada, e só no ano de 2019, registrada na Companhia Metropolitana do Distrito Federal 63 falhas, que provocaram a paralisação do serviço, e, em 560, uma explosão ocorreu em um trem na estação Arniqueiras. O militante do movimento Passe Livre do DF, Gustavo Serafim, acredita que ao contrário da privatização, a melhor forma de “gestão é a popular”.

“Os empresários e os governantes não andam de ônibus e nem de metrô. Então, eles não podem decidir sobre as nossas vidas. Quem tem que decidir somos nós mesmos , qu em trabalha no metrô e quem usa o metrô. Entendemos que para melhorar a qualidade e reduzir a tarifa quem tem que decidir não são eles, somos nós que vivemos o transporte todo dia. Precisamos de uma gestão popular do transporte “.

Saiba mais: Governo federal atrela ampliação do metrô de BH à privatizaçã o

Hoje, 17 mil pessoas utilizam o metrô por hora-pico e pagam mais de R $ 5 reais pela passagem. De acordo com a Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob), o assunto está em fase de consulta pública e todas as propostas serão serão levadas em consideração.

2020 Edição: Marina Duarte de Souza


Boletim Carioca

Assine nossa Newsletter e receba as últimas notícias e ofertas de nossos parceiros em seu email

Veja Também

Últimas Notícias

Candidata a vereadora pelo Psol em Niterói (RJ) é ameaçada de morte em rede social

A candidata a vereadora de Niterói, região metropolitana do Rio de Janeiro,...

Minas Gerais: falta de água agrava em quilombos e população clama por ajuda

A escassez de água se intensificou neste ano no Vale do Jequitinhonha...

De Olho no Voto, na TV Cultura, fala sobre saúde com foco nas eleições municipais

Com apresentação de Rodrigo Piscitelli, o De Olho no Voto desta sexta-feira (23/10), a partir das 20h40, irá abordar os desafios dos municípios na área...

Claro está com sinal aberto do Cinemax para a estreia de grandes sucessos do cinema

Grandes sucessos do cinema estão chegando à programação do Cinemax e clientes Claro podem aproveitar o sinal aberto do...
- Publicidade -