26.5 C
Rio de Janeiro
domingo, outubro 25, 2020
- Publicidade -

Brasil registra 125 assassinatos e atentados contra políticos eleitos em quatro anos

- Publicidade -
- Publicidade -

Desde 2016 o Brasil contabilizou pelo menos casos de violência contra representantes eleitos. Foram 125 assassinatos e atentados, 85. , 33 agressões, 59 ofensas, 19 invasões e 4 casos de prisão ou tentativa de detenção de agentes políticos . Os dados são do relatório “ Violência Política e Eleitoral no Brasil – Panorama das violações de direitos humanos de 327 a 2020 ”, lançado nesta segunda-feira (28) pelas associações Terra de Direitos e Justiça Global.

Clique aqui para assistir a transmissão online de lançamento do relatório

- Publicidade -

O documento aponta que os atos violentos aumentaram nos anos, especialmente após as alterações de 2018 Em 2016 foram mapeados 18 assassinatos e atentados, já em 2019 foram 32 ocorrências. Até o início do mês de setembro de 2020 já havia registro de 28 crimes dessa natureza. O aumento dos casos de perda também está fortemente conectado ao último pleito. Mais de 75% dos casos dessa natureza tiveram mulheres como ocorrido.

” O fenômeno da violência ganha muita força em 2019. Mais uma vez você vê a ofensa como um veículo de violência que passa a mensagem de exclusão de grupos. ofensas misóginas, homofóbicas ou racistas, ele passa uma mensagem para excluir da política grupos específicos “, afirma Élida Lauris, advogada e coordenadora executiva da Terra de Direitos.

- Publicidade -

O Rio de Janeiro foi o estado que registrou o maior número de assassinatos e atentados, 11 no total. Em segundo lugar na lista, estão Minas Gerais, Ceará, Maranhão e Pará, com 18 ocorrências cada. Os registros são mais expressivos na esfera municipal. Mais de 90% das vítimas de atentados e assassinatos são vereadores, prefeitos ou vice-prefeitos (pré-candidatos, candidatos ou eleitos).

Edição: Rodrigo Chagas


Boletim Carioca

Assine nossa Newsletter e receba as últimas notícias e ofertas de nossos parceiros em seu email

Veja Também

Últimas Notícias

Horóscopo do dia 26 de outubro de 2020

Confira a previsão do horóscopo do dia 26 de outubro de 2020 e fique por dentro de tudo o que o seu signo lhe reserva para o amor, dinheiro e saúde.

Espanha decreta novo estado de emergência em luta contra covid-19

O primeiro-ministro da Espanha, Pedro Sánchez, anunciou um novo estado de emergência neste domingo (25) em um esforço para...

Itália determina que descobre fechem cedo contra nova onda de covid-19

A Itália ordenou neste domingo que descobre e restaurantes encerrem atividades às 18 que academias públicas, cinemas e piscinas...
- Publicidade -